Festival Eurovisão da Canção 1985

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Festival Eurovisão da Canção 1985
30° edição
Datas
Final 4 de maio de 1985
Anfitrião
Local Scandinavium, Gotemburgo, Suécia
Apresentador(es) Suécia Lill Lindfors
Maestro Suécia Curt-Eric Holmquist
Diretor Suécia Steen Priwin
Supervisor executivo Suíça Frank Naef
Estação Anfitriã SVT
Website Website oficial
Participantes
Número de entradas 19 países
Países estreantes Nenhum
Países de regresso  Grécia
 Israel
Países de saída  Iugoslávia
 Países Baixos
Actuações
Actuações de abertura(s) Lill Lindfors cantando "My Joy is Building Bricks of Music".
Actuações nos intervalos Guitars Unlimited com Swedish Evergreens
Mapa dos países participantes
Um mapa colorido dos países da EuropaPortugal no Festival Eurovisão da CançãoEspanha no Festival Eurovisão da CançãoSan Marino no Festival Eurovisão da CançãoFrança no Festival Eurovisão da CançãoReino Unido no Festival Eurovisão da CançãoIrlanda no Festival Eurovisão da CançãoIslândia no Festival Eurovisão da CançãoBélgica no Festival Eurovisão da CançãoPaíses Baixos no Festival Eurovisão da CançãoSuíça no Festival Eurovisão da CançãoAlemanha no Festival Eurovisão da CançãoDinamarca no Festival Eurovisão da CançãoMalta no Festival Eurovisão da CançãoItália no Festival Eurovisão da CançãoNoruega no Festival Eurovisão da CançãoSuécia no Festival Eurovisão da CançãoFinlândia no Festival Eurovisão da CançãoEstónia no Festival Eurovisão da CançãoLetónia no Festival Eurovisão da CançãoLituânia no Festival Eurovisão da CançãoEslováquia no Festival Eurovisão da CançãoÁustria no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoHungria no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoAlbânia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoGrécia no Festival Eurovisão da CançãoBulgária no Festival Eurovisão da CançãoRoménia no Festival Eurovisão da CançãoMoldávia no Festival Eurovisão da CançãoUcrânia no Festival Eurovisão da CançãoBielorrússia no Festival Eurovisão da CançãoRússia no Festival Eurovisão da CançãoGeórgia no Festival Eurovisão da CançãoAzerbaijão no Festival Eurovisão da CançãoTurquia no Festival Eurovisão da CançãoChipre no Festival Eurovisão da CançãoIsrael no Festival Eurovisão da CançãoArménia no Festival Eurovisão da CançãoMarrocos no Festival Eurovisão da CançãoLiechtenstein no Festival Eurovisão da CançãoAndorra no Festival Eurovisão da CançãoMónaco no Festival Eurovisão da CançãoPolónia no Festival Eurovisão da CançãoRepública Checa no Festival Eurovisão da CançãoLuxemburgo no Festival Eurovisão da CançãoLíbano no Festival Eurovisão da CançãoTunísia no Festival Eurovisão da CançãoArgélia no Festival Eurovisão da Canção

     Países confirmados que já escolheram o seu artista e/ou canção     Países que não se classificaram para a final     Países que participaram no passado mas não em 1985

Votação
Sistema de
voto
A votação baseou-se num júri por país que atribuiu 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto às suas 10 canções favoritas, por ordem de preferência.
Vencedor(a)
Portal da Eurovisão
1984Festival Eurovisão da Canção1986

O Festival Eurovisão da Canção 1985 (em inglês: Eurovision Song Contest 1985, em francês: Concours Eurovision de la chanson 1985 e em sueco: Eurovisionens Melodi Festival 1985) foi o 30º Festival Eurovisão da Canção e realizou-se em 4 de maio de 1985 em Gotemburgo. A apresentadora foi Lill Lindfors. O duo Bobbysocks (Hanne Krogh e Elisabeth Andreassen) convenceu o júri europeu, arrecadando 123 pontos. Assim, após vários anos entre os últimos lugares, a Noruega consegue finalmente atingir a vitória.

Local[editar | editar código-fonte]

Mais sobre a cidade anfitriã : Gotemburgo
O Scandinavium, em Gotemburgo.

O Festival Eurovisão da Canção 1985 ocorreu em Gotemburgo, na Suécia. Gotemburgo é uma cidade da Suécia do condado de Västra Götaland. Com cerca de 513 000 habitantes[1] na cidade e 879 000 na área metropolitana, é a segunda maior cidade sueca depois de Estocolmo. A cidade situa-se na foz do rio Gota, que desagua no estreito de Categate. O rio divide a cidade em duas partes, sendo a margem norte a ilha Hisingen. O local é apropriado para a presença de um porto: a cidade expandiu o seu porto marítimo, tornando-se no maior dos países nórdicos.

O festival em si realizou-se no Scandinavium, então o maior recinto da Suécia. Com a capacidade para receber 12 000-14 000 pessoas,[2][3][4] foi inaugurado em 1971, quando a cidade comemorou os 350 anos da sua existência. Está situado numa parte central de Gotemburgo, junto às Torres Gothia Towers e ao Centro de Exposições e Congressos da Suécia, e na proximidade do estádio de futebol Ullevi, do parque de diversões de Liseberg, do pavilhão científico Universeum e do Museu da Cultura Mundial.[5][4]

Formato[editar | editar código-fonte]

A Grécia e Israel regressaram ao certame, enquanto que os Países Baixos retiraram-se porque a data do concurso coincidiu com o Dia da Memória Nacional em homenagem às vítimas da Segunda Guerra Mundial e a Jugoslávia desistiu também pelo dia coincidir com o dia do aniversário da morte do marechal Tito, apesar de ter escolhido a música "Pokora" (Penitência), composto por Ivo Pupačić e Zvonimir Pupačić e cantado por Zorica Kondža e Josip Genda.[6]

A esta edição, regressaram, nada mais nada menos do que 13 artistas, entre eles as vencedoras (Hanne Krogh e Elisabeth Andreassen).

O Festival foi transmitido pela primeira vez via satélite e, pela primeira vez, os bilhetes para assistir os ensaios foram colocados à venda.[7]

O núcleo da equipa técnica foi formado por Steen Priwin (direção e produção executiva), Ingemar Wiberg, Ebbe Börjesson, Jan Johansson, Dick Johansson, Göran Hallberg, Richard Farbotko e Sven Orsman (cenário) e Curt-Eric Holmquist (endereço musical).

Visual[editar | editar código-fonte]

A abertura da competição começou com um vídeo mostrando os pontos turísticos de Gotemburgo e concluindo com um amplo plano sobre o Scandinavium. A câmera então revelou o palco e a orquestra. Depois, apareceu a apresentadora, Lill Lindfors a cantar a música e jazz "My Joy is Building Bricks of Music". A orquestra e a plateia aplaudiam ritmicamente durante a sua atuação. Esta foi a primeira vez na história da competição em que uma apresentadora cantou.[8].

Lill Lindfors então introduziu as apresentações habituais, dizendo: "A música não conhece fronteiras, e isso é especialmente verdadeiro hoje à noite", lembrando também que o concurso comemorava a sua trigésima edição, que tinha na sua plateia a primeira vencedora do certame, Lys Assia, tendo a orquestra tocado parte do refrão da sua música "Refrain".

A orquestra, dirigida por Curt-Eric Holmquist, ficava à esquerda do palco, sob uma parede decorada com formas trapezoidais e uma reprodução gigantesca do logótipo. O quadro de votação e a mesa do supervisor foram colocados à direita do palco num pódio separado. A cena em si, de cor branca, consistia em várias bandejas, formas geométricas e diferentes alturas, entrelaçadas entre si. Eles estavam cobertos com faixas pretas e bordas brilhantes. Uma escadaria larga, com degraus luminosos, permitia o acesso aos bastidores. A decoração consistia em duas estruturas principais. À esquerda, uma escultura feita de três triângulos dourados e uma cerca cúbica. À direita, uma estrutura tubular que suporta padrões na forma de uma vela de barco e palmeiras.

A apresentadora foi Lill Lindfors[6], que falou aos espectadores quase exclusivamente em inglês, mas também em francês.

Os cartões postais foram focados nos autores e compositores. Um pequeno vídeo mostrou-os, passeando por Gotemburgo, durante a semana de ensaio. Lill Lindfors então introduziu as canções, os artistas e os maestros, muitas vezes na língua nacional do país em questão. A cada vez, ela segurava na mão uma reprodução em miniatura da bandeira do país.

O intervalo foi ocupado pelos artistas do "Guitars Unlimited", um duo de guitarra composto por Peter Almqvist e Ulf Wakenius, que tocaram algumas canções de jazz na guitarra.

É após o intervalo que aconteceu aquele que é considerado um dos momentos mais marcantes da História do certame. Após o intervalo, a apresentadora Lill Lindsfors chocou toda a Europa quando a sua saia ficou presa num elemento do cenário, deixando assim a sua roupa interior à vista. Depois de alguns segundos de riso, entende-se que todo o acidente estava previamente ensaiado e a apresentadora rapidamente recompôs o seu vestido.

Votação[editar | editar código-fonte]

Cada país tinha um júri composto por 11 elementos, que atribuiu 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 pontos às dez canções mais votadas.

O supervisor executivo da EBU foi Frank Naef.

Durante a votação, a câmera fez vários close-ups dos artistas. Em particular, a banda Bobbysocks e Wind apareceram.

Uma pequena novidade no quadro de voto foi o facto de à esquerda do nome dos diferentes países estava a classificação provisória. Então, após cada votação, era mais fácil ler a situação geral.

Participações individuais[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Participações Individuais ESC1985

Participantes[editar | editar código-fonte]

  Países participantes
País Título original da Canção Artista Processo Data da Selecção
Tradução em Português Idiomas de Interpretação
 Alemanha "Für alle" Wind Ein lied für Göteborg 1985 21 de março de 1985
Para todos Alemão
 Áustria "Kinder dieser Welt" Gary Lux Seleção interna -
Crianças deste mundo Alemão
 Bélgica "Laat me nu gaan" Linda Lepomme Seleção interna -
Deixa-me ir agora Holandês
 Chipre "To katalava arga" (Το κατάλαβα αργά) Lia Vissi Seleção interna 1 de abril de 1985
Eu dei conta disso tarde Grego
 Dinamarca "Sku' du spørg' fra no'en?" Hot Eyes Dansk Melodi Grand-Prix 1985 9 de março de 1985
Que tens com isso? Dinamarquês
 Espanha "La fiesta terminó" Paloma San Basilio Selecção Interna -
A festa acabou Castelhano
 Finlândia "Eläköön elämä" Sonja Lumme Euroviisut 1985 16 de fevereiro de 1985
Viva a Vida Finlandês
 França "Femme dans ses rêves aussi" Roger Bens Sélection Française - Eurovision 1985 31 de março de 1985
Mulher também nos seus sonhos Francês
 Grécia "Miazoume" (Μοιάζουμε) Takis Biniaris Seleção interna -
Nós parecemo-nos Grego
 Irlanda "Wait Until the Weekend Comes" Maria Christian National Song Contest 1985 27 de março de 1985
Espera até ao fim de semana Inglês
 Israel "Olé, Olé" Izhar Cohen Kdam Eurovision 1985 28 de março de 1985
Olé, Olé Hebraico
 Itália "Magic Oh Magic" Al Bano & Romina Power Selecção Interna -
Magia, Oh Magia Italiano
 Luxemburgo "Children, Kinder, Enfants" Margo, Franck Olivier, Diane Solomon, Ireen Sheer, Chris & Malcolm Roberts Selecção Interna -
Crianças, Crianças, Crianças Francês
 Noruega "La det swinge" Bobbysocks Melodi Grand-Prix 1985 30 de março de 1985
Deixa dançar swing Norueguês
 Portugal "Penso em ti, eu sei" Adelaide Ferreira Festival RTP da Canção 1985 7 de março de 1985
Penso em ti, eu sei Português
 Reino Unido "Love Is …" Vikki A song for Europe 1985 5 de abril de 1985
O amor é … Inglês
 Suécia "Bra vibrationer" Kikki Danielsson Melodifestivalen 1985 2 de março de 1985
Boas vibrações Sueco
 Suíça "Piano, piano" Mariella Farré & Pino Gasparini Finale Suisse 1985 23 de fevereiro de 1985
Lentamente, lentamente Alemão
 Turquia "Didai didai dai" MFÖ Eurovision Şarkı Yarışması Türkiye Finali 1985 1 de março de 1985
Didai didai dai Turco

Festival[editar | editar código-fonte]

# País Idioma[9] Artista Canção Lugar Pontuação
 Irlanda Inglês Maria Christian "Wait Until the Weekend Comes" 91
 Finlândia Finlandês Sonja Lumme "Eläköön elämä" 58
 Chipre Grego Lia Vissi "To katalava arga" (Το κατάλαβα αργά) 16º 15
 Dinamarca Dinamarquês Hot Eyes "Sku' du spørg' fra no'en?" 11º 41
 Espanha Castelhano Paloma San Basilio "La fiesta terminó" 14º 36
 França Francês Roger Bens "Femme dans ses rêves aussi" 10º 56
 Turquia Turco MFÖ "Didai didai dai" 14º 36
 Bélgica Holandês Linda Lepomme "Laat me nu gaan" 19º 7
 Portugal Português Adelaide Ferreira "Penso em ti, eu sei" 18º 9
10º  Alemanha Alemão Wind "Für alle" 105
11º  Israel Hebraico Izhar Cohen "Olé, Olé" (עולה, עולה) 93
12º  Itália Italiano Al Bano & Romina Power "Magic Oh Magic" 78
13º  Noruega Norueguês Bobbysocks "La det swinge" 123
14º  Reino Unido Inglês Vikki "Love Is …" 100
15º  Suíça Alemão Mariella Farré & Pino Gasparini "Piano, piano" 12º 39
16º  Suécia Sueco Kikki Danielsson "Bra vibrationer" 103
17º  Áustria Alemão Gary Lux "Kinder dieser Welt" 60
18º  Luxemburgo Francês Margo, Franck Olivier,
Diane Solomon, Ireen Sheer,
Chris & Malcolm Roberts
"Children, Kinder, Enfants" 13º 37
19º  Grécia Grego Takis Biniaris "Miazoume" (Μοιάζουμε) 16º 15

Resultados[editar | editar código-fonte]

A ordem de votação no Festival Eurovisão da Canção 1985, foi a seguinte:[10]

  Vencedor
  2º classificado
  3º classificado
Países Votantes Países Pontuados
República da Irlanda Finlândia Chipre Dinamarca Espanha França Turquia Bélgica Portugal Alemanha Israel Itália Noruega Reino Unido Suíça Suécia Áustria Luxemburgo Grécia
 Irlanda 6 1 2 7 4 8 12 5 10 3
 Finlândia 1 8 5 2 10 6 4 7 3 12
 Chipre 7 6 3 1 4 12 5 10 2 8
 Dinamarca 3 10 4 1 12 5 6 8 7 2
 Espanha 4 6 3 10 8 12 1 5 2 7
 França 3 10 8 12 5 2 6 7 1 4
 Turquia 5 3 12 1 7 2 8 10 6 4
 Bélgica 8 3 1 10 2 12 6 5 7 4
 Portugal 8 1 2 3 7 5 12 6 4 10
 Alemanha 4 6 2 7 12 5 1 8 10 3
 Israel 8 1 3 7 4 12 2 6 10 5
 Itália 12 7 3 2 10 5 6 8 4 1
 Noruega 3 6 1 8 10 7 5 12 2 4
 Reino Unido 3 7 4 2 8 1 5 12 6 10
 Suíça 5 2 3 4 12 7 6 10 8 1
 Suécia 7 10 5 6 8 2 12 4 1 3
 Áustria 10 5 3 7 6 12 2 1 4 8
 Luxemburgo 1 3 10 6 12 7 8 2 5 4
 Grécia 10 8 6 12 7 2 1 4 3 5
Total 91 58 15 41 36 56 36 7 9 105 93 78 123 100 39 103 60 37 15
Lugar 16º 11º 14º 10º 14º 19º 18º 12º 13º 16º
Países Votantes República da Irlanda Finlândia Chipre Dinamarca Espanha França Turquia Bélgica Portugal Alemanha Israel Itália Noruega Reino Unido Suíça Suécia Áustria Luxemburgo Grécia
Países Pontuados
Resultados acumulados
Países Votantes Países Pontuados
República da Irlanda Finlândia Chipre Dinamarca Espanha França Turquia Bélgica Portugal Alemanha Israel Itália Noruega Reino Unido Suíça Suécia Áustria Luxemburgo Grécia
 Irlanda 0 6 1 0 2 0 7 0 0 4 8 6 12 5 0 10 3 0 0
 Finlândia 1 6 1 0 10 5 9 0 0 14 8 6 16 12 3 22 3 0 0
 Chipre 8 12 1 3 11 9 9 0 0 26 13 16 16 12 5 22 3 0 8
 Dinamarca 11 12 1 3 11 9 9 0 0 36 17 17 28 17 11 30 10 2 8
 Espanha 15 18 1 3 11 9 12 0 0 46 25 29 29 22 11 32 10 2 15
 França 18 18 1 13 11 9 12 0 0 54 37 34 31 28 11 39 11 6 15
 Turquia 23 21 1 13 23 10 12 7 2 54 37 42 31 38 17 43 11 6 15
 Bélgica 31 21 1 16 23 10 13 7 2 64 37 44 43 44 22 50 15 6 15
 Portugal 39 21 1 17 25 13 13 7 2 71 42 56 43 50 26 50 15 16 15
 Alemanha 43 21 1 23 25 13 15 7 2 71 49 56 55 55 27 58 25 19 15
 Israel 51 22 1 23 25 16 15 7 2 78 49 60 67 57 27 64 35 24 15
 Itália 63 29 4 25 25 26 15 7 2 78 54 60 73 65 27 68 35 25 15
 Noruega 66 29 4 31 25 26 16 7 2 86 64 60 73 72 32 80 37 29 15
 Reino Unido 69 36 4 31 29 28 24 7 2 87 69 60 85 72 32 86 47 29 15
 Suíça 74 38 7 31 29 32 36 7 2 87 76 60 91 82 32 94 48 29 15
 Suécia 81 48 7 36 29 38 36 7 2 95 78 60 103 86 33 94 51 29 15
 Áustria 91 48 7 41 29 41 36 7 2 95 85 66 115 88 34 98 51 37 15
 Luxemburgo 91 48 7 41 30 44 36 7 2 105 91 78 122 96 36 103 55 37 15
 Grécia 91 58 15 41 36 56 36 7 9 105 93 78 123 100 39 103 60 37 15
Lugar 16º 11º 14º 10º 14º 19º 18º 12º 13º 16º
Países Votantes República da Irlanda Finlândia Chipre Dinamarca Espanha França Turquia Bélgica Portugal Alemanha Israel Itália Noruega Reino Unido Suíça Suécia Áustria Luxemburgo Grécia
Países Pontuados

12 pontos[editar | editar código-fonte]

Os países que receberam 12 pontos foram os seguintes:

# Países Pontuados Países Votantes
8  Noruega Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Irlanda, Israel, Reino Unido, Suécia
3  Itália Espanha, Luxemburgo, Portugal
2  Suécia Finlândia, Noruega
1  França Grécia
 Alemanha Chipre
 Irlanda Itália
 Israel França
 Espanha Turquia
 Turquia Suíça

Maestros[editar | editar código-fonte]

Em baixo encontra-se a lista de maestros que conduziram a orquestra, na respectiva actuação de cada país concorrente.

País Maestro
 Irlanda Noel Kelehan
 Finlândia Ossi Runne
 Chipre Haris Andreadis
 Dinamarca Wolfgang Käfer
 Espanha Juan Carlos Calderón
 França Michel Bernholc
 Turquia Garo Mafyan
 Bélgica Curt-Eric Holmquist
 Portugal José Calvário
 Alemanha Rainer Pietsch
 Israel Kobi Oshrat
 Itália Fiorenzo Zanotti
 Noruega Terje Fjærn
 Reino Unido John Coleman
 Suíça Anita Kerr
 Suécia Curt-Eric Holmquist
 Áustria Richard Österreicher
 Luxemburgo Norbert Daum
 Grécia Haris Andreadis
Maestro anfitrião Curt-Eric Holmquist

Artistas repetentes[editar | editar código-fonte]

Em 1985, os repetentes foram:

País (1985) Foto Artista Ano Anterior País Representado Canção Tradução Pontuação Classificação
 Áustria Gary Lux ESC 1983 (como parte dos Westend) Áustria "Hurricane" Furacão 53
ESC 1984 (como parte do coro de Anita Spanner) Áustria "Einfach weg" Simplesmente Ausente 5 19º
 Chipre Lia Vissi ESC 1979 (como parte do coro de Elpida) Grécia "Sokrati" Sócrates 69
ESC 1980 (como parte do coro de Anna Vissi) Grécia "Autostop" Boleia 30 13º
 Dinamarca Hot Eyes ESC 1984 Dinamarca "Det' lige det" É precisamente isso 101
 Israel Izhar Cohen ESC 1978 (com os Alphabeta) Israel "A-Ba-Ni-Bi" A-Ba-Ni-Bi 157
 Itália Al Bano & Romina Power ESC 1976 Itália "We'll live it all again (lo rivivrei)" Nós reviveremos de novo 69
 Luxemburgo Ireen Sheer ESC 1974 Luxemburgo "Bye Bye I Love You" Adeus Adeus Amo-te 14
ESC 1978 Alemanha "Feuer" Fogo 84
 Noruega Hanne Krogh (como parte das Bobbysocks) ESC 1971 Noruega "Lykken er" Felicidade é 65 17º
 Noruega Elisabeth Andreassen (como parte das Bobbysocks) ESC 1982 (como parte dos Chips) Suécia "Dag efter dag" Dia após dia 67
 Suécia Kikki Danielsson ESC 1982 (como parte dos Chips) Suécia "Dag efter dag" Dia após dia 67
 Suíça Pino Gasparini (com Mariella Farré) ESC 1977 (como parte dos Pepe Lienhard Band) Suíça "Swiss Lady" Senhora suíça 71
 Suíça Mariella Farré (com Pino Gasparini) ESC 1983 Suíça "Io così non ci sto" Assim não estou de acordo 28 15º

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 14 de janeiro de 2012. Arquivado do original em 18 de setembro de 2011 
  2. Ernby, Birgitta; Martin Gellerstam, Sven-Göran Malmgren, Per Axelsson, Thomas Fehrm (2001). «Scandinavium». Norstedts första svenska ordbok (em sueco). Estocolmo: Norstedts ordbok. p. 545. 793 páginas. ISBN 91-7227-186-8 
  3. Magnusson, Thomas; et al. (2004). «Scandinavium». Vad varje svensk bör veta (em sueco). Estocolmo: Albert Bonniers Förlag e Publisher Produktion AB. p. 626. 654 páginas. ISBN 91-0-010680-1 
  4. a b «Arenafakta Scandinavium» (em sueco). Got Event AB. Consultado em 25 de dezembro de 2015. Arquivado do original em 28 de setembro de 2008 
  5. http://xn--centralstationgrda-jub.se/centralt-lage/
  6. a b https://eurovision.tv/event/gothenburg-1985
  7. FEDDERSEN Jan & LYTTLE Ivor, Congratulations. 50 Years of The Eurovision Song Contest. The Official DVD. 1981-2005, Copenhague, CMC Entertainement, 2005, p.11.
  8. KENNEDY O’CONNOR John, The Eurovision Song Contest. 50 Years. The Official History, Londres, Carlton Books Limited, 2005, p.100.
  9. «Eurovision Song Contest 1985». The Diggiloo Thrush. Consultado em 25 de janeiro de 2019 
  10. A ordem de votação foi efectuada através da visualização de vídeos da edição do festival, à semelhança de outras secções deste artigo

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Os mapas presentes neste artigo, respeitam as fronteiras geográficas estabelecidas na altura em que o festival ocorreu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Festival Eurovisão da Canção 1985