Tursiops truncatus x Pseudorca crassidens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wholphin - Tursiops truncatus x Pseudorca crassidens

Tursiops truncatus x Pseudorca crassidens (em língua inglesa: wholphin ou wolphin) é um híbrido de ocorrência rara. A sua existência é devida ao acasalamento de uma fêmea de golfinho (Tursiops truncatus) com um macho falsa-orca (Pseudorca crassidens)[1] . Embora haja relatos da sua existência no estado selvagem, existiam em 2005 apenas duas em cativeiro, no Sea Life Park do Hawaii [2] .

Kekaimalu, o primeiro Wholphin em cativeiro, filha da golfinho fêmea Punahele e do pseudo-orca macho Tanui Hahai, nasceu em 1985.[3] Ela revelou-se fértil quando deu à luz em uma idade muito jovem. O filhote morreu depois de alguns dias.[3] No entanto, em 1991, Kekaimalu deu à luz mais uma vez, a filha Pohaikealoha[3] que morreu aos nove anos.[3] Em 23 de dezembro de 2004, Kekaimalu teve seu terceiro filhote, filha Kawaili'Kai, gerado por um golfinho do sexo masculino.[3] Este filhote era muito brincalhão e, apenas alguns meses após o nascimento, era do tamanho de um golfinho de um ano de idade.

Árvore genealógica baseada no texto:

 
 
 
 
 
Tanui Hahai
 
 
 
 
 
Punahele
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
?
 
 
 
 
 
Kekaimalu
 
 
 
 
golfinho
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
filho
 
 
 
 
 
Pohaikealoha
 
 
Kawaili'Kai
 
 

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre cetáceos é um esboço relacionado ao Projeto Mamíferos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.