Tuvia Bielski

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Tuvia Bielski (1906-1987) foi o líder do grupo partisan judeuPartisans Bielski”, que estavam situados no bosque Naliboki na Segunda República Polaca (actual Bielorrússia), durante a Segunda Guerra Mundial. O seu objectivo como líder não era atacar caminhos e estradas que os nazistas usavam como rotas de abastecimento (ainda que alguns tenham sido mesmo atacados). O objectivo era salvar os judeus que eram perseguidos pelos nazis durante o Holocausto. Tuvia Bielski foi protagonizado por Daniel Craig no filme de 2008 Um ato de liberdade.

Vida[editar | editar código-fonte]

Tuvia Bielski cresceu na única família judia de Stankiewicz, um pequeno povoado no território que era, na altura, a Polónia Oriental (agora Bielorrússia Ocidental), situado entre os municípios de Lida e Navahrudak. Foi o terceiro filho de David e Beila Bielski, que tiveram doze filhos: dez rapazes e duas raparigas. Os seus irmãos Asael, Alexander Zisel “Zus” e Aron foram também, membros do seu grupo de partisanos.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Bielski passou muito tempo com soldados alemães que ocuparam a Polónia e a Bielorrússia naquela época. Sendo um falante de ídiche, aprendeu a falar alemão com esses homens. Em 1927, foi recrutado pelo exército polaco. Depois do seu serviço militar, Bielski voltou a casa, da qual recordou a pobreza em que vivia a sua família, e conheceu a sua namorada, Marlonga. Num esforço para aumentar os rendimentos da sua família, alugou outro moinho. No entanto, isso não foi suficiente, e assim, com 23 anos, casou-se com uma mulher mais velha que possuía um grande comércio e uma casa muito maior. Durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto estava escondido no bosque, recebeu a notícia de que a sua mulher e o seu filho tinham sido assassinados. Bieslki voltou a casar-se com Lilka, com quem ficou casado para o resto da sua vida.[1]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Até à data, foi rodado um filme em comemoração dos feitos cometidos durante a sua estadia no bosque Naliboki, chamado Defiance (Título no Brasil UM ATO DE LIBERDADE ). Neste filme, Tuvia Bielski é interpretado por Daniel Craig.

Referências

  1. Tec, Nechama. Defiance: The Bielski Partisans. [S.l.]: Oxford University Press US (ed.), 1993. ISBN 0195093909.
  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em espanhol, cujo título é «Tuvia Bielski».