Tyrannosauridae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaTyrannosauridae
Trex edited.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infraordem: Tetanurae
Família: Tyrannosauridae
Géneros
Ver texto
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Tyrannosauridae

Tyrannosauridae é uma família de dinossauros terópodes tetanúreos, característicos do Cretáceo superior. O grupo inclui os maiores predadores carnívoros que já existiram sobre a Terra, entre eles o famoso Tyrannosaurus rex.

Uma característica distintiva do grupo são os membros anteriores, minúsculos por relação ao resto do corpo e demasiado pequenos para desempenharem uma função activa. Os tiranossaurídeos mediam, conforme o tipo, entre 8 a 15 metros de comprimento e pesavam entre 2 a 8 toneladas. No entanto, a espécie Dilong paradoxus tinha apenas 1,6 metro de comprimento e tinha penas.

Outra característica marcante da família é o crânio relatimamente grande para seu tamanho. Mediam entre 15 centímetros e 1,5 metro e abrigavam fortíssimos músculos, gerando uma mordida muito potente. Suas órbitas oculares eram grandes, o que indica uma boa visão. Seu olfato é provavelmente o mais apurado dentre todos os seres vivos que já existiram.

Os tiranossaurídeos eram exclusivamente carnívoros e tinham dentes aguçados e peso suficiente para destruir a armadura corporal, por exemplo, de um anquilossauro.

A evolução dos tiranossaurídeos dá- se apenas nos últimos 15 milhões de anos do Cretáceo. Seus ancestrais vieram da Ásia em meados do Cretáceo, chegando a América do Norte há 80 milhões de anos, local onde se desenvolveram. Caçavam hadrossauros e ceratopsídeos, animais abundantes nesse período. Geralmente persguiam suas presas sozinhos, pois estas eram menores do que eles.

Gêneros[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.