Tyrannus (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tyrannus
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição ''Incredible Hulk vol. 1 #5 (janeiro de 1963)
Criado por Stan Lee
Jack Kirby
Espécie humana
Inimigos Toupeira
Hulk
Codinomes conhecidos Romulus Augustilus
Habilidades Imortalidade
Poderes psíquicos
místico
Gênio
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Tyrannus é o codinome de Romulus Augustilus, um supervilão imortal fictício dos quadrinhos da Marvel, inimigo do Hulk. Sua primeira aventura foi na revista Incredible Hulk vol. 1 #5 (Janeiro de 1963), criado por Stan Lee e Jack Kirby.

Existiu na História o imperador Romulus Augustus, do Império Romano do Ocidente, entre 475 a 476, vulto que teria inspirado o personagem.

Origens ficcionais[editar | editar código-fonte]

Tyrannus foi um feiticeiro da Antiga Roma, mas na verdade ele era um cientista do futuro que viajou no tempo. Ele foi exilado pelo Mago Merlim que o enviou ao mundo de Subterrânea, formado por inúmeras cavernas e túneis que se interligam bem abaixo da superfície da Terra. Nesse mundo, Tyrannus descobriu uma espécie de seres semi-humanóides de pele alaranjada, que o transformariam em seu "mestre". Ele também encontrou um reservatório com um líquido que ao bebê-lo, o manteria jovem durante os séculos. Os servos de Tyrannus surgiram dos experimentos dos maléficos Deviantes, antiga espécie ligada em sua origem aos Celestiais. Graças ao gênio científico de Tyrannus, ele dominou as criaturas alaranjadas e desenvolveu a tecnologia anciã que encontrou.

Na Era Moderna, Tyrannus finalmente se sentiu pronto para usar a sua tecnologia e conquistar o mundo da superfície. Por diversas vezes ele tentou realizar esse intento, bem como guerreou contra o Toupeira para consolidar os domínios subterrâneos.

Tornou-se parte do trio conhecido como Os Supremos.

Batalhas contra o Hulk[editar | editar código-fonte]

Com a ajuda de seus servos, Tyrannus raptou Betty Ross para o mundo subterrâneo.[1] Quando o Hulk o desafiou por conta desse ato, Tyrannus soltou a moça, com a condição de que o Hulk trabalhasse para ele. Mas foram detidos por vários super-heróis.

Tyrannus certa vez abandonou sua forma humana e se fundiu a uma energia flamejante de cobalto que ele encontrou nos Andes, na cidade perdida de Eldorado, um dos antigos redutos dos Deviantes. O Hulk destruiu o maquinário e extingiu a chama, fazendo com que a consciência de Tyrannus se perdesse no espaço.[2]

Depois disso a consciência de Tyrannus se fundiu com a do Abominável. Eles procuraram Bruce Banner para forçá-los a se recuperar, o que resultou em que Tyrannus ficasse no corpo do monstro enquanto Emil Blonsky (o antigo Abominável) retornasse à forma humana.[3]

Tyrannus, como Abominável, lutou contra Magnum,[4] até ser restaurado à forma normal.[5]

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Tyrannus aparece com o Hulk no desenho de 1966 The Marvel Superheroes

Jogos Eletrônicos[editar | editar código-fonte]

Tyrannus é o chefe no videogame do Hulk de 1994 para SNES, Sega Genesis, SMS e Sega Game Gear.

Referências

  1. Incredible Hulk #5
  2. Incredible Hulk Vol. 2 #243
  3. Incredible Hulk Annual #15
  4. West Coast Avengers #25; Solo Avengers #12
  5. Amazing Spider-Man Annual #23

Ligação Externa (Em inglês)[editar | editar código-fonte]