Uí Ceinnselaig

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uí Ceinnselaig
País: Irlanda
Dinastia de origem: Laigin
Títulos:
Fundador: Énnae Cennsalach
Atual soberano: William Butler MacMurrough Kavanagh (nascido em 1944)
Ano de fundação: século V
Etnia: Irlandeses
Linhagem secundária: O'Morchoe

Os Uí Ceinnselaig (também Uí Cheinnselaig), do irlandês antigo "netos de Cennsalach", são uma dinastia irlandesa de Leinster, que traçam sua descendência a partir de Énnae Cennsalach, um suposto contemporâneo de Niall dos Nove Reféns. É dito que Énnae era neto de Bressal Bélach e primo de Dúnlaing mac Énda Niada, ancestral epônimo dos rivais Uí Dúnlainge.

As primeiras associações dos Uí Ceinnselaig estão com a região em torno de Rathvilly, condado de Carlow, e as cabeceiras do rio Slaney, mas com o tempo o centro de seu poder foi empurrado em direção ao sul, mais tarde sendo encontrados em torno de Ferns, no condado de Wexford, local do mosteiro de São Máedóc (morto em 626 ou 632).

Os primeiros Reis de Leinster vieram dos Uí Ceinnselaig e dos Uí Dúnlainge, mas os Uí Dúnlainge passaram a dominar a realeza da província, e depois de Áed mac Colggen (morto em 738) foram trezentos anos até que novamente um integrante da dinastia Uí Ceinnselaig, Diarmait mac Mail na mBo, fosse proclamado rei de Leinster.

Os reis notáveis da Uí Ceinnselaig e clãs relacionados incluem:

Referências

  1. Date per The Chronology of the Irish Annals, Daniel P. McCarthy
  • Byrne, Francis John, Irish Kings and High-Kings. Batsford, Londres, 1973. ISBN 0-7134-5882-8