Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de UERGS)
Ir para: navegação, pesquisa
UERGS
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Fundação 10 de julho de 2001
Tipo de instituição Brasão do Rio Grande do Sul.svg Pública Estadual
Mantenedora Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul
Orçamento anual R$ 41.137.915,39 (ano 2013)[1]
Total de estudantes 2259
Reitor(a) Professor Dr. Fernando Guaragna Martins
Vice-reitor(a) Professora Dra. Sita Mara Lopes Sant'Anna
Sede Brasão de Porto Alegre (RS).svg Porto Alegre
Campi
Estado Brasão do Rio Grande do Sul.svgRio Grande do Sul
Cores Verde, vermelho, amarelo e branco                 
Afiliações RENEX, ABRUEM
Página oficial www.uergs.edu.br
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, melhor conhecida pelo acrônimo UERGS, é uma instituição de ensino superior pública e multicampi, com vinte e quatro unidades distribuídas pelo estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Vinculada à Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.[2] , a Universidade oferta vinte e dois cursos de graduação (em dados de 2012), tendo cerca de 2259 alunos regularmente matriculados. Com sua reitoria sediada na cidade de Porto Alegre — a capital do Estado —, a UERGS mantém seus cursos nas cidades: Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Encantado, Erechim, Frederico Westphalen, Guaíba, Litoral Norte - Osório, Montenegro, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Sananduva, Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Francisco de Paula, São Luiz Gonzaga, Soledade,Tapes, Três Passos, Vacaria.

Fundada no ano 2001, através do decreto n.° 11.646/01, a Universidade tem como objetivo, segundo o artigo 2.° do referido decreto, ministrar o ensino de graduação, de pós-graduação e de formação de tecnólogos; oferecer cursos presenciais e não presenciais; promover cursos de extensão universitária; fornecer assessoria científica e tecnológica e desenvolver a pesquisa, as ciências, as letras e as artes, enfatizando os aspectos ligados à formação humanística e à inovação, à transferência e à oferta de tecnologia, visando ao desenvolvimento regional sustentável, o aproveitamento de vocações e de estruturas culturais e produtivas locais.

A UERGS reserva 50% do total de suas vagas para candidatos de baixa renda e 10% para pessoas com necessidades especiais.

Conforme dados do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), a UERGS obteve a sexta maior nota entre as universidades públicas do Estado. No mesmo ano, pelos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, oferecido na Unidade da Uergs em Novo Hamburgo, foi considerado como o melhor do Brasil, sendo o único no País com índice 5, a nota máxima no Código Preliminar de Cursos.

Campus central próprio[editar | editar código-fonte]

Foi assinado, pela Universidade e Companhia Estadual de Energia Elétrica (Ceee), o documento de Cessão de Uso por 30 anos do Centro Técnico de Aperfeiçoamento e Formação (Cetaf) da Ceee, na Avenida Bento Gonçalves, Bairro Agronomia, em Porto Alegre. Este documento regra a parceria entre as duas instituições na utilização em conjunto do Cetaf. Assim, a Universidade terá o seu do Campus Central na Capital, congregando a Unidade de Ensino em Porto Alegre, a Biblioteca Central e a Reitoria.
Este documento foi elaborado por um Grupo de Trabalho (GT), composto por membros da Reitoria, representantes da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit), gabinete do Governador e do próprio Centro de Treinamento. De acordo com este Termo, a Uergs poderá edificar e disponibilizar espaço físico para o desenvolvimento de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Com isto, iniciam-se os procedimentos para a que a Unidade em Porto Alegre e a Biblioteca Central sejam transferidas ao Cetaf/Ceee e, posteriormente, ocorrerá o mesmo com a Reitoria.

Cursos[editar | editar código-fonte]

Conforme seu Projeto Político Pedagógico Institucional - PPPI, e o seu Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, a Uergs oferece os seguintes cursos de graduação:

Graduação



Pós-Graduação



Unidades Universitárias[editar | editar código-fonte]

A Uergs está presente em 24 municípios:

  • Alegrete
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Cachoeira do Sul
  • Caxias do Sul
  • Cruz Alta
  • Encantado
  • Erechim
  • Frederico Westphalen
  • Guaíba
  • Litoral Norte - Osório
  • Montenegro
  • Novo Hamburgo
  • Porto Alegre
  • Sananduva
  • Santa Cruz do Sul
  • Santana do Livramento
  • São Borja
  • São Francisco de Paula
  • São Luiz Gonzaga
  • Soledade
  • Tapes
  • Três Passos
  • Vacaria

Educação a distância[editar | editar código-fonte]

A educação, através dos processos de aprendizagem e de ensino, envolve a construção constante de informações e de conhecimentos. No caso da educação a distância, esta interação ocorre entre pessoas separadas geograficamente e que necessitam, portanto, de recursos tecnológicos que apoiem a comunicação.

No caso da Uergs, esta separação é consequência da própria estrutura da Universidade, distribuída ao largo do Estado. Para superar as distâncias e propiciar a integração, a Universidade previu a conexão em rede de todas as Unidades e da Reitoria e o apoio de diversos softwares.

A Universidade, desde o seu início, tem trabalhado com a educação a distância, tendo adotado, inicialmente, o ambiente TelEduc, desenvolvido pelo Núcleo de Informática na Educação da Unicamp. Atualmente, utiliza-se também o Moodle, um software voltado para a gestão e para a promoção da aprendizagem e do trabalho colaborativo. Os ambientes TelEduc e Moodle possibilitam a realização de disciplinas nas modalidades a distância e semipresencial. Além disso, esses ambientes são utilizados como ferramentas de apoio aos componentes curriculares presenciais.

Uma outra plataforma que vem sendo utilizada pela comunidade acadêmica é o WordPress, que permite a postagem colaborativa de conteúdo entre os seus usuários.

A Uergs também fez parte da Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância – REGESD, composta por oito universidades gaúchas no âmbito do programa Pró-Licenciatura, que oferece cursos de licenciatura gratuitos a distância. Através desta experiência, a instituição tem reforçado sua vocação para a educação a distância, conforme já destacou sua lei de criação.

A equipe do Núcleo de Educação a Distância coordena as atividades de formação dos alunos, dos professores e dos funcionários, bem como os assessora na utilização desses recursos, como apoio às atividades educacionais e administrativas.

Sistema de bibliotecas[editar | editar código-fonte]

O Sistema de Bibliotecas da UERGS é formado pela Biblioteca Central e as Bibliotecas Setoriais das Unidades Universitárias de Ensino. Atende a comunidade universitária e o público em geral prestando serviço de informações locais e regionais.

O acervo das bibliotecas da UERGS é composto de livros, periódicos, fitas de vídeo, DVDs, folhetos, CD-ROM e outros meios de informação contando com aproximadamente quarenta e cinco mil itens. Toda a comunidade acadêmica da UERGS e o público em geral tem acesso ao acervo. É permitida a retirada de até três livros por aluno ou funcionário, cinco livros por professor e s outros materiais para qualquer categoria, bastando comprovar o vínculo com a Universidade.

A resolução n.º 02 de 2005, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) em 15/03/2005 estabelece o regulamento do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Referências

  1. Proposta de orçamento do governo para a Uergs em 2012
  2. solução n.º 02 de 2005, publicado no Diár

Ligações externas[editar | editar código-fonte]