Universidade Estadual Paulista em Marília

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de UNESP Marília)
Universidade Estadual Paulista
"Júlio de Mesquita Filho"
Universidade Estadual Paulista em Marília
Universidade Estadual Paulista em Marília
Biblioteca UNESP Marília
Fundação 13 de abril de 1959 (65 anos)
Tipo de instituição Pública
Localização Marília, SP

Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) é uma faculdade, pertencente à Universidade Estadual Paulista, localizada em Marília, São Paulo, Brasil.

Abriga seis cursos de graduação na área de Ciências Humanas (Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Filosofia, Pedagogia e Relações Internacionais) e três na área de Ciências Biológicas (Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional)[1]. A Faculdade de Filosofia e Ciências oferece também o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio)[2]; mestrado acadêmico em Filosofia, Fonoaudiologia e Relações Internacionais[3]; e mestrado acadêmico e doutorado em Educação, Ciência da Informação e Ciências Sociais.

Em 25 de janeiro de 1957, a Assembléia Legislativa do Estado aprovou e promulgou a Lei n.º 3.781, que criava a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília (FAFI), dentro da nova política de interiorização dos centros de pesquisa e ensino, no período do governo de Jânio Quadros.[4] No entanto, a sua existência efetiva se deu somente em 13 de janeiro de 1959, quando a faculdade foi solenemente inaugurada. Três dias depois, o Decreto Federal n.º 45.262 concedia inspeção prévia aos cursos a serem instalados, o que marcou oficialmente o início de suas atividades didáticas.[4] Na década de 1990, foi criado o curso de Fonoaudiologia e a denominação da Unidade passou a ser Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP - Campus de Marília.[5]

Tarde de outono no campus de Marília

Atualmente a FFC contempla um campus e uma unidade auxiliar. São cerca de 37 grupos de pesquisa[6] atuantes cadastrados no CNPq, além de uma biblioteca com mais de 90.000 mil livros[7].

Moradia Estudantil[editar | editar código-fonte]

O Programa de Moradia Estudantil tem como objetivo apoiar a vida acadêmica dos estudantes de Graduação socioeconomicamente carentes da UNESP . Atualmente conta com 12 residências situadas próximo ao campus, totalizando 83 vagas.

Referências

  1. UNESP Campus de Marília. Graduação: cursos. Disponível em: <http://www.marilia.unesp.br/#!/graduacao/cursos>. Acesso em: 13 mar. 2011.
  2. «Unesp - Universidade Estadual Paulista - Portal». www2.unesp.br (em inglês). Consultado em 4 de maio de 2018 
  3. UNESP Campus de Marília. Pós-Graduação. Disponível em: <http://www.marilia.unesp.br/#!/pos-graduacao>. Acesso em: 13 mar. 2011.
  4. a b CASTILHO, L. M. R.Tese que versa a respeito da lei que aprovou a ciraão da FAFI. Disponível em: <http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Educacao/Dissertacoes/castilho_mlr_do_mar.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2011.
  5. A Faculdade de Filosofia e Ciências: uma Unidade Universitária da UNESP. Disponível em: <http://www.marilia.unesp.br/#!/instituicao/apresentacao/a-faculdade>. Acesso em: 24 ago. 2011.
  6. UNESP Campus de Marília. Grupos de pesquisa. Disponível em: <http://www.marilia.unesp.br/#!/pesquisa/grupos-de-pesquisa>. Acesso em: 12 set. 2011.
  7. UNESP Campus de Marília. Biblioteca. Acervo. Disponível em: <http://www.marilia.unesp.br/#!/biblioteca/acervo>. Acesso em: 12 set. 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]