Universidade José do Rosário Vellano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de UNIFENAS)
Ir para: navegação, pesquisa
Unifenas
Universidade José do Rosário Vellano
Fundação 22 de maio de 1972
Tipo de instituição privada
Mantenedora Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas (FETA)
Sede Alfenas
Campi Alfenas
Belo Horizonte
Campo Belo
Divinópolis
Poços de Caldas
Varginha
Estado Minas Gerais
Página oficial http://www.unifenas.br
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

A Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas) é uma universidade multicampi com sede em Alfenas (Minas Gerais). Possui campi em Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis, Poços de Caldas e Varginha. Existia uma unidade em São Sebastião do Paraíso que encerrou as atividades em 2010.

História[editar | editar código-fonte]

A Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS, idealizada e fundada pelo Professor Edson Antonio Velano, começou sua história em 22 de maio de 1972, quando os primeiros cursos foram autorizados. As Faculdades Integradas da Região de Alfenas, em 1988, passaram a se chamar Universidade de Alfenas – UNIFENAS, reconhecida pela Portaria 605/88 de 13/12/1988 do Ministério da Educação – MEC, publicada no Diário Oficial da União em 15/12/1988 (página 24456).

Em 1993, a Instituição começou a se expandir com a implantação de outros campi. Hoje, a UNIFENAS está presente em Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. Oferece cursos de graduação , cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu (mestrados reconhecidos pela CAPES/MEC), residência médica em diversas especialidades e cursos de extensão nas modalidades presencial e a distância.

São cinco campi com instalações especialmente projetadas e equipadas com tecnologia avançada que, aliadas aos recursos humanos, colocam a UNIFENAS em posição de destaque no cenário educacional brasileiro.

Em Alfenas, o Hospital Universitário Alzira Velano da UNIFENAS, inaugurado em 1992, é um centro de vida, atuando na assistência, ensino e pesquisa . Certificado como Hospital de Ensino pelos Ministérios da Saúde e Educação, realiza em média 30 mil procedimentos ao mês, atendendo pacientes de Alfenas e outras cidades da região, uma população estimada em quase um milhão de habitantes.

É referência regional em gravidez de risco, trauma, neurocirurgia, UTI Neonatal, hemodiálise, fonoaudiologia. Possui Banco de Tecidos Oculares e realiza captação e cirurgias de transplante de córneas O Alzira Velano é um complexo hospitalar do qual fazem parte clínicas, institutos e ambulatórios.

O Centro de Ensino e Atenção à Saúde da Comunidade - CEASC - da Faculdade de Medicina da UNIFENAS em Belo Horizonte, é voltado para o atendimento clínico a pacientes em nível de Atenção Secundária à Saúde - nas especialidades médicas- o que amplia e diversifica os ambientes de ensino-aprendizagem dos acadêmicos

Entre seus órgãos de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, destacam-se ainda Clínicas de Odontologia; Clínicas de Fisioterapia; Clínicas de Psicologia; Clínica de Fonoaudiologia; Centro Pró-Sorriso (para tratamento de pacientes com deformidades craniofaciais e lesões labiopalatais, e também próteses de olho, nariz e orelha); Instituto de Olhos; Núcleos de Assistência Jurídica e Judiciária; Empresas Juniores; Hospital Veterinário e Fazendas Experimentais.

Tudo isso, com um corpo docente bem qualificado por meio de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e as metodologias de ensino diferenciadas contribuem efetivamente para a construção do conhecimento dos profissionais formados pela UNIFENAS.

Por acreditar que todo conhecimento deve trazer benefícios à sociedade, a Instituição transformou-se em importante geradora de empregos para o Estado de Minas Gerais.

Assim, a UNIFENAS, ao longo de sua existência, alicerçada em ações e projetos de interesse comunitário, numa correta articulação entre ensino, pesquisa e extensão, segue sua trajetória, comprometida com sua missão social, promovendo ciência, tecnologia, saúde, com humanismo, competência e compromisso.


Hospital Universitário Alzira Velano - HUAV / ALFENAS[editar | editar código-fonte]

O Hospital

O Hospital Universitário Alzira Velano é o hospital-escola da Faculdade de Ciências Médicas da UNIFENAS. Reconhecido pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde como hospital de ensino, foi inaugurado em 1992 e é uma instituição filantrópica dedicada à assistência, ao ensino e à pesquisa. Atua no cuidado, na prevenção e promoção da saúde, cumprindo sua missão e responsabilidade social. Tem como mantenedora a FETA- Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas.

MISSÃO

Prestar assistência hospitalar de referência regional e consolidar-se como centro universitário de ensino e pesquisa, dentro dos padrões de qualidade estabelecidos, desenvolvendo continuamente a integralidade da atenção, da humanização, do diálogo interdisciplinar e da educação permanente de recursos humanos.

VISÃO

Firmar-se como centro qualificado de atenção hospitalar, pesquisa e formação de recursos humanos para a saúde, baseado numa assistência de elevado padrão de qualidade, segurança e humanização.

O Alzira Velano é Hospital Geral e suas instalações formam um complexo hospitalar que compreende: o Hospital Central, cinco ambulatórios periféricos em bairros da cidade, 5 Clínicas Especializadas - Instituto de Olhos, Clínica de Fisioterapia, Clínica de Fonoaudiologia, Centro de Reabilitação Motora em Biofeedback, Centro de Hemodiálise e mais: o S.V.O – Serviço de Verificação de Óbito; e o CEP - Centro de Ensino e Pesquisa, com salas de aula, auditório, biblioteca médica, sala de internet e sala de educação continuada permanente via satélite.

O Hospital Central tem 14.198,61m² de área construída, 150 leitos operacionais, distribuídos em 8 unidades assistenciais: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Unidade materno-infantil, que compreende – A maternidade, pediatria e UTI pediátrica, UTI Adulto, Setor para Convênios e Particulares, UTI Neo-natal e Pronto Socorro. Oferece serviços nas especialidades de Anestesiologia, Cardiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia/Obstetrícia, Hematologia, Infectologia, Mastologia, Medicina da Família e da Comunidade, Medicina do Trabalho, Nefrologia, Neurologia Pediátrica, Neurocirurgia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Patologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia, Traumobucomaxilofacial, Urologia e Oncologia.

O Hospital Alzira Velano é referência regional em gestação de alto risco, Urgência e Emergência, Neurocirurgia, Cirurgias Bucomaxilofaciais, Deformidades Crâniofaciais, Lesões Lábiopalatais, UTI tipo 2, Hepatite tipo B e C, Prótese auditiva, Prótese ocular e implante coclear.

É credenciado como centro de captação e de transplantes de córneas e seu Banco de Olhos atende as regiões sul e sudoeste de Minas.

O Hospital tem moderno e eficiente serviço de apoio ao diagnóstico: Serviço de Imagenologia, Ergometria, Análises Clínicas, Mamografia, Anatomia Patológica, Radiologia, Citopatologia, Ressonância Magnética, Colonoscopia, Tomografia Computadorizada, Densitometria Óssea, Ultrassonografia, Ecocardiografia, Videolaparoscopia, Eletrocardiografia, Mapeamento Cerebral, Eletrocardiografia Dinâmica, Eletroencefalografia e Endoscopia Digestiva.

O Pronto - Socorro do Hospital funciona 24 horas por dia atendendo a todas as especialidades médicas, com sala de emergência com 3 boxes devidamente equipados.

No Bloco Cirúrgico, em oito salas com equipamentos de última geração, são realizadas cirurgias de alta complexidade.

O Hospital realiza cerca de 30 mil procedimentos ao mês, dos quais 90% são pelo SUS e os outros de convênios e particulares.

O Hospital oferece cursos de Especialização Latu-Sensu em Residência Médica nas áreas de Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Geral Comunitária, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Puericultura, Radiologia e Nefrologia. E também especialização na área odontológica em cirurgias bucomaxilofacial.

O Alzira Velano cuida da saúde da população de Alfenas e de mais de 100 cidades do Sul e do Sudoeste de Minas.

Na última pesquisa publicada pelo SUS, medindo a satisfação do usuário, o Hospital Alzira Velano ficou em 1º lugar entre os universitários de Minas, recebendo a nota geral 9,04. Sua equipe médica mereceu a nota 9,14 - também dada aos quesitos tratamento e atendimento.

O Hospital Universitário Alzira Velano recebeu o Prêmio DESTAQUE UNIDAS, conferido a cada dois anos aos melhores hospitais do Estado de Minas credenciados pela rede Unidas;

Em 2008, o Alzira Velano ficou classificado entre os 10 melhores da Rede PRO-HOSP, no Prêmio Célio de Castro promovido pela Secretaria de Estado da Saúde.

Em 2008 recebeu o Premio Fábio Lessa de excelência no serviço de fonoaudiologia.

O Hospital desenvolve projetos de humanização dentro dos princípios do Humaniza SUS, buscando a integralidade, os direitos humanos, a qualidade de vida e o bem-estar. O trabalho é realizado pelo GTH (Grupo Técnico de Humanização), que é multidisciplinar.

Mantenedora[editar | editar código-fonte]

A fundação mantenedora desta universidade é a Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas (FETA).

Avaliação Institucional[editar | editar código-fonte]

O processo de autoavaliação da UNIFENAS é contínuo, crítico e reflexivo. Tem como objetivo principal avaliar se o que foi previsto no PDI está sendo cumprido e se as políticas estão sendo implementadas, bem como planejar e redirecionar as ações da Instituição, garantir a qualidade no desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão e consolidar os compromissos sociais e científico-culturais.


Campi[editar | editar código-fonte]

A UNIFENAS é uma instituição multi-campi formada por 6 campi:

  • Campus Alfenas
  • Campus Belo Horizonte (Unidade Itapoã e Unidade Jaraguá)
  • Campus Campo Belo
  • Campus Divinópolis
  • Campus Poços de Caldas
  • Campus Varginha

Graduação[editar | editar código-fonte]

Campus ALFENAS

Cursos de Pós-graduação Stricto e Lato sensu[editar | editar código-fonte]

A UNIFENAS oferece programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu. Os programas stricto sensu são destinados à formação de pesquisadores e docentes para o ensino superior, conferindo títulos de mestre e doutor. Os programas lato sensu são voltados para a especialização profissional nas mais diversas áreas de competência da universidade.


Mestrados

  • Ciência Animal (Reconhecido pela CAPES/MEC)
  • Medicina Veterinária - Reprodução Animal (Reconhecido pela CAPES/MEC)
  • Sistemas de Produção na Agropecuária (Reconhecido pela CAPES/MEC)


MBAs (Master of Business Administration)

Alfenas
  • Gestão de Projetos
  • Gestão Empresarial Estratégica
  • Pedagogia Empresarial
  • Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas

Especializações por câmpus

Alfenas
  • Biotecnologia
  • Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais
  • Dentística Restauradora e Estética
  • Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Engenharia de Segurança do Trabalho
  • Meio Ambiente e Engenharia Sanitária
  • Ortodontia
  • Programade Saúde da Família (PSF)
  • Prótese Dentária
  • Psicologia Analítica (Últimas vagas)
  • Saúde, Atividade Física e Reabilitação em Populações Especiais
  • Saúde da mulher
  • Saúde Pública e Gestão em Saúde
  • Supervisão Educacional
Belo Horizonte
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Atendimento Integral ao Portador de Lesão Cutânea
  • Enfermagem do trabalho
  • Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva
  • Gerontologia Atendimento Integral ao Idoso
  • Novas Tendências do Direito Processual Civil e do Direito Civil
  • Novos Contornos do Direito do Trabalho e Processo do Trabalho
  • Saúde da Família
  • Saúde Pública e Educação
Campo Belo
  • Direito e Gestão Empresarial
  • Direito Processual
  • Enfermagem em UTI
  • Gestão Pública e Relações Sociais
Divinópolis
  • Análises Clínicas
  • Educação especial: Libras/Braille
  • Educação inclusiva
  • Ergonomia e Saúde do Trabalhador
  • Estética e Cosmetologia
  • Farmacologia aplicada
  • Fisioterapia Traumato-ortopédica e Terapia Manual
Varginha
  • Análises Clínicas
  • Enfermagem: Urgência e Emergência e Trauma
  • Programa de Saúde da Família (PSF)
  • Psicologia e Serviço Social Judicial
  • Teoria e Clínica Psicanalítica
  • Terapia Cognitivo-Comportamental
Poços de Caldas
  • Assistência a Pacientes com Lesões Cutâneas
  • Controle e Prevenção de Infecção nos Serviços de Saúde
  • Direito Material e Processual do Trabalho e Previdência Social

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.