UTAU

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
UTAU
Utau-screen.PNG
Software com o voicebank de kasane teto
Desenvolvedor Ayame/Ameya
Lançamento 8 de Março de 2006 (0.1.39)
Versão estável 0.2.75 de (25 de Maio de 2012)
Versão em teste 0.4.17 (17 de Dezembro de 2012)
Sistema operacional Mac OS X, Microsoft Windows, Linux (via Wine)
Gênero(s) Sintese de Voz
Licença Shareware, (Via Doações)
Página oficial UTAU


UTAU (歌声合成ツール) é um software de sintetização de voz parecido com Vocaloid, foi criado por Ameya/Ayame, o UTAU, apesar de não ter uma engine tão poderosa quando VOCALOID3, abre a possibilidade para você criar e editar sua própria voz. O UTAU não está relacionado com a YAMAHA ou com qualquer empresa responsavel pela criação de vocaloids, UTAU é um software de uso livre e foi desenvoldido por um grupo de usuários. Embora seja um software livre, UTAU pode ser comercializado sem custos adicinais como royalities e copyright, entretanto o voicebank em questão deve seguir as regras de uso, basicamente não podem ser vozes de pessoas famosas, vozes não autorizadas ou outros vocaloids.

História[editar | editar código-fonte]

Ele foi deselvonvido por um(a) japonês(a) chamado/a Ameya/Ayame no ano de 2008. Junto com esse primeiro pacote de desenvolvimento veio junto o primeiro voicebank de UTAU: Uta Utane, ou Defoko, por ser uma voz totalmente sintetizada por computador ela se torna um voicebank dificil de usar. Kasane Teto é um dos primeiros UTAUloids a serem lançados, mas o conceito dela exisitiu um pouco antes de ter uma voz para UTAU, ela foi “anunciada” em 1 de abril como uma brincadeira do VIP@2ch. Outra voz que saiu logo nos primeiros meses de lançamento do programa fora Momone Momo, mas ambos voicebanks não chamaram muita atenção por se tratar de uma tecnologia beta. UTAU sintetiza vozes a partir de um resampler. Resamplers são ferramentas para ressintetização da voz de um UTAUloid. É através dos resamplers que flags e filtro de formante são aplicados para um UTAUloid soar da forma desejada. Basicamente, é um "vocaloid grátis".

Utilização[editar | editar código-fonte]

Ele utiliza arquivos .UST e é capaz de importar arquivos de VOCALOID1(.mid) e VOCALOID2(.VSQ) mas não sendo possível aceitar de VOCALOID3(.VSQx) até sua próxima atualização. Seus voicebanks podem ser importados em um programa chamado Cadencii que também tem a capacidade de importar voicebanks do Vocaloid¹ e Vocaloid². Outro programa que pode "importar" bancos de UTAU é o software chinês NIAONiao com ajuda do seu programa NIAONiao Audio Production Tools, alguns UTAU foram importados como a japonesa Nagone Mako, a tão odiada UTAU chinesa Dong Fang Zhi Zi e o UTAU brasileiro Metisune Riro. Os voicebanks geralmente, utilizam a linguagem japonesa, mas existem UTAUloids que cantam em línguas como o inglês, espanhol, coreano, chinês entre outras...

Resampler[editar | editar código-fonte]

Para a voz sair como desejada é preciso de um resampler no UTAU. No passado quando o UTAU ainda estava em fase de desenvolvimento e era uma tecnologia "Beta" os resampler eram realmente ruins e falhavam por não suportar flags ou modulações na voz. Hoje em dia há resampler ótimos e outros que estão sendo feitos e serão lançados em breve. Como a voz soa muda de resampler para resampler e como ele interpreta a voz e as flags. Resampler novos suportam a flag F que os outros não suportam, ela por um exemplo que regula o filtro de formante. Alguns resampler

Os resamplers abertos são: Resampler (7,8,9,10), TIPS, Fresamp 14, w4u, bkh01 e o tn_fnds.
Os  Resamples fechados: m4, resampler 11 e Phavoco (Favoco)

Principais UTAUloids[editar | editar código-fonte]

Existem muitos UTAUloids, os principais são eles:

Nome Sexo Notas
Defoko/Uta Utane Feminino Voz padrão do UTAU
Kasane Teto Feminino Em uma brincadeira de 1º de abril, surgiu Kasane Teto que seria o 4º produto de Vocaloid2 da empresa Crypton Future Media (criadora de Hatsune Miku). Há pessoas, ainda hoje, que acreditam que ela seja uma Vocaloid. Recentemente a própria Crypton comprou os direitos de Teto para utilização em shows, CD's e Video-games.
Namine Ritsu Masculino(Por ser um crosdresser, é geralmente é confundido com uma garota) É um dos UTAUs mais polêmicos e sempre gera discussões a respeito de seu gênero. Foi criado em 12 de outubro de 2009, tendo até hoje 7 voicebanks. Destaca-se por sua voz forte e características absurdas.
Momo Momone Feminino Apesar dela ser do "trio UTAU (formado por Defoko, Teto e Momo)" ela é a menos conhecida das três. Ganhou fama pelo meme Nyan Cat.
Tomero Chii Masculino Primeiro UTAUloid criado no ocidente.
Aline Enbukyoku Feminino Primeira UTAUloid criada no Brasil e também uma das UTAUloids ocidentais mais conhecidas no fandom.
Macne Nana Feminino Primeiro Voicebank de UTAU feito para o Sistema Operacional Mac OS X. No dia 30 de agosto de 2013, foi confirmado que Macne Nana poderá ser uma Vocaloid. No dia 31 de janeiro de 2014, Nana foi lançada como uma VOCALOID
EDpoid Masculino O primeiro UTAU brasileiro a ter um banco de voz totalmente em português disponível ao público.
Metisune Riro Masculino O primeiro UTAU brasileiro a ter suporte ao programa chinês NIAOniao

Veja também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]