Uatu, o Vigia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uatu
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Fantastic Four vol. 1 # 13 (abril de 1963)
Criado por Stan Lee
Jack Kirby
Espécie Vigia
Afiliações Vigias
Habilidades poderes cósmicos (embora inferiores aos do Doutor Estranho ou o Surfista Prateado)
Vastos conhecimentos científicos,
nível de inteligência maior que os níveis da Terra
Imortalidade
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Uatu, às vezes chamado simplesmente de O Vigia ou O Observador é um personagem de histórias em quadrinhos da Marvel Comics. Criado por Stan Lee e Jack Kirby, sua primeira aventura foi na revista Fantastic Four Volume 1 #13 (Abril de 1963). Ele é um alienígena, cuja espécie é chamada de "Vigias". Nos anos 80 ele apareceu como narrador da série "What If" (br.: "O que aconteceria se..."), criada por Roy Thomas, no qual apresentava versões das aventuras e de personagens conhecidos, colhidas das inúmeras dimensões que compõe o Multiverso Marvel. Foi numa dessas aventuras que apareceu pela primeira vez vivo o clone do Homem-Aranha, que voltaria em "Saga do Clone".

Os Vigias são seres extremamente poderosos cujas características físicas mais marcantes são sua calvície e enorme estatura (mais de 10 metros, embora eles já foram vistos em tamanho normal para os humanos). Os Vigias se dedicam a observar os acontecimentos do Universo e do Multiverso, mas são terminantemente proibidos de interferir no curso da história. Uatu é o vigia responsável pela Terra e suas proximidades e já interferiu mais de uma vez para salvá-la, o que o levou a ser julgado (revista Captain Marvel #39) e marginalizado por outros vigias.

Uatu mora numa fortaleza na Lua terrestre, na região conhecida como "Área Azul", parte de uma cidade construída e abandonada pelos Krees, onde lhe faz companhia a espécie terrestre dos Inumanos (que tiveram de se transferir para a Lua por estarem sendo afetados pela poluição da Terra). Sua existência ficou conhecida dos terrestres, quando o Quarteto Fantástico ali enfrentou o vilão soviético Fantasma Vermelho.

O Vigia se tornou um personagem frequente das aventuras do Quarteto Fantástico, avisando o grupo de ameaças cósmicas iminentes. A mais marcante foi a primeira visita de Galactus e do Surfista Prateado ao planeta Terra (arco de histórias conhecido por "Trilogia de Galactus", publicada a partir do número 48 da revista original).

Essa cidadela já foi atacada por mutantes comandados por Apocalipse, mas suas forças foram rechaçadas pelos Inumanos com ajuda dos X-Men.

Uatu é um dos personagens mais "cósmicos" da Marvel, interagindo com outros grandes poderes e seus inimigos.

Outras Versões[editar | editar código-fonte]

Terra X[editar | editar código-fonte]

Nessa versão ele é frio e manipulador, se sentindo superior aos terrestres que observa.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

  • Apareceu no segmento Hulk de The Marvel Super Heroes de 1966, sendo chamado na dublagem brasileira de O Observador.
  • Uatu fez duas aparições no desenho animado de 1967 e uma no desenho de 1994 do Quarteto Fantástico.
  • Uatu fez uma participação no desenho animado dos X-Men: Animated Series.
  • Uatu aparece no desenho animado do Surfista Prateado.
  • Uatu é um dos 140 personagens do vídeo game Marvel: Ultimate Alliance.


Outras informações[editar | editar código-fonte]

Uatu esteve presente no livro do Desafio Infinito, na luta contra Thanos

Ligações Externas (em inglês)[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de Banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da Marvel Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.