Ubba Ragnarsson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ubbe, Ubba ou Hubba Ragnarsson foi um chefe viking dinamarquês do século IX. Teria sido um dos filhos do legendário rei nórdico Ragnar Lodbrok. Ao lado de seus irmãos Halfdan e Ivar Sem-Ossos, foi um dos líderes do Grande Exército Bárbaro que invadiu a Grã-Bretanha em 865. Teria sido morto pelos saxões na Batalha de Cynuit, em 878.

O pouco que se sabe sobre a vida de Ubba está relatado nas Crônicas Anglo-Saxônicas, que o citam como um dos líderes da invasão de 865-867, quando os vikings tomaram York, na Nortúmbria, e o reino de Ânglia Oriental.

Em 878, Ubba teria liderado um exército a partir do mar de Severn contra o reino de Wessex. Na Batalha de Cynuit, em Somerset, os vikings foram derrotados pelos saxões e Ubba foi morto.

A cidade de Hubberston em Pembrokeshire, País de Gales, teria sido nomeada por ele.

Ficção[editar | editar código-fonte]

Ubba é referido como um dos principais personagens do romance O Último Reino, primeiro volume da série Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell. No romance, Ubba é o segundo em comando do exército, após o irmão Ivar, e um dos mais temidos guerreiros dentre os vikings. Este primeiro volume termina com a Batalha de Cynuit - em um contexto histórico deslocado -, quando Ubba é morto em combate pelo personagem principal da série, Uhtred.

Ver também[editar | editar código-fonte]