Udmurtes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Udmurtes
Udmurt people.jpg
População total

637.000 (2002)

Regiões com população significativa
Udmúrtia
Línguas
Udmurte, russo
Religiões
Igreja Ortodoxa Russa
Grupos étnicos relacionados
outros povos fino-úgricos (especialmente os povos permianos, como os komis)

Os udmurtes são um povo fino-úgrico que fala o idioma udmurte. Ao longo da história foram conhecidos, em russo, como chud otyatskaya (чудь отяцкая), otyaks ou votyaks e, em tártaro, como Ar. O nome udmurte provavelmente vem de *odo-mort, "povo do prado", onde a primeira parte representa a raiz pérmica *od (o), "prado", "campina", "campo", "descampado" (relacionado ao finlandês itää, "germinar", "brotar") e a segunda parte (o udmurte murt, "pessoa", como no komi mort e no mari mari) é um empréstimo arcaico do indo-iraniano *mertā ou *martiya, "pessoa", "homem" (no persa mard). Esta informação é corroborada por um documento datado de 25 de fevereiro de 1557, onde, ao lado do tradicional termo russo otyaki, os udmurtes são descritos como lugovye lyudi, "povo do prado".[1]

A maior parte dos udmurtes vivem na Udmúrtia. Pequenos grupos habitam as regiões vizinhas: o Oblast de Kirov e o Krai de Perm, na Rússia, o Bascortostão, o Tartaristão e Mari El.

O idioma udmurte pertence à família linguística fino-úgrica.

A população udmurte foi estimada pelo censo russo como sendo de 637.000 habitantes em 2002, em comparação a 746.562 em 1989. Os udmurtes costumam ter olhos claros e cabelos vermelhos,[2] e chegaram mesmo a serem descritos como o povo "mais ruivo do mundo".[3] Os membros da antiga tribo dos budini, que foi especulada como sendo ancestral dos atuais udmurtes, foram descrita pelo historiador grego Heródoto como predominantemente ruivos.

Referências

  1. Ivanov, A.G. "Udmurty - 'Lugovye lyudi'," Linguistica Uralica vol. 27, nº 3 (1991), p. 188-192.
  2. Ver [1], por exemplo.
  3. Fernandez-Armesto, F., ed. (1994), The Times Guide to the Peoples of Europe. Londres: Times Books.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre etnologia ou grupos étnicos é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.