Ukyo Kuonji

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ukyo Kuonji
久遠寺 右京
Criado por Rumiko Takahashi
Vozes Japão Hiromi Tsuru

Estados Unidos Kelly Sheridan

Brasil Sandra Mara

Perfil
Idade 16
Sexo Feminino
Espécie Humana
Vida no animangá
Local de nascimento Osaka-Japão
Ocupação Cozinheira de okonomiyaki
Personagem de Ranma ½
Portal Animangá

Ukyo Kuonji (久遠寺 右京, Kuonji Ukyō) é uma personagem ficcional criada por Rumiko Takahashi e pertencente a série de mangá e anime Ranma ½. Ukyo é especialista em okonomiyaki uma espécie de panqueca japonesa com diversos tipos de recheio. Ela faz sua primeira aparição nos mangás no volume 9. Na série animada Ukyo aparece no primeiro capitulo da terceira temporada (episódio 41).


História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Há cerca de dez anos antes do inicio da série, durante uma jornada de treinamentos pelo Japão, Genma e Ranma conhecem uma família de pequenos comerciantes que vendiam o okonomiyaki em uma barraca. Durante o curto período de relacionamento Ranma e Ukyo (ambos com seis anos de idade) estabelecem uma forte amizade. A menina acaba revelando ao pai o desejo de se casar, em um futuro próximo com o amigo. Tentando satisfazer sua filha, o pai da Ukyo faz um acordo com Genma. E um casamento entre Ranma e Ukyo é acordado. Mas Genma, que já tinha um acordo para casar o seu filho com uma das filhas de seu velho amigo Soun Tendo, foge com Ranma e a barraca de okonomiyaki deixando Ukyo para trás.

Além de passar pela humilhação do abandono, Ukyo fica com péssima fama na região onde vive por ter sido abandonada por seu noivo. Decidida a acertar suas contas com Ranma, ela abdica de sua feminilidade buscando aperfeiçoar-se nas artes marciais e na preparação do okonomiyaki.

Em sua primeira aparição (volume 9 do mangá e episódio 41 da série de anime) Ukyo aparece em Furikan para um acerto de contas com Genma e Ranma. Mas durante a luta, Ranma acaba (do seu jeito) pedindo desculpas e elogia a garota. Ukyo acaba simpatizando e se apaixonando por ele, decidindo retomar o seu título de primeira inazuki. Ukyo se instala definitivamente em Furikan, abrindo um restaurante de Okonomiyaki, o “U'cchan”.

Personagem[editar | editar código-fonte]

Ukyo Kuonji poderia ser descrita como uma garota gentil, fanática por Okonomiyakis e apaixonada por Ranma. Entre as pretendentes de Ranma é a mais equilibrada. Após perdoar Ranma, Ukyo restabelece a antiga amizade. Ambos se tratam pelos apelidos de infância "Utchan" e "Ran-tchan".

Ukyo se torna ainda amiga de Akane, o que não a isenta de tentar “destruir” o noivado de Ranma e Akane. Com alguma freqüência cria estratagemas para conquistar o seu amigo e em boa parte das vezes acaba arrastando Ryoga Hibiki para os seus planos. É inimiga mortal de Shanpoo e Kodachi Kuno e com freqüência luta contra elas para disputar o amor de Ranma.

Ukyo tem ainda um admirador, Tsubasa Kurenai. Um garoto que gosta de se vestir como mulher e que estudara anteriormente em uma escola para garotos com Ukyo.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Ukyo fala um dialeto de Osaka, intraduzivel.
  • O nome Ukyo é formado pelos Kanjis 右 (direita) 京(capital). Kuonji (久遠寺) significa eternidade.
  • No mangá, Ukyo teve apenas um combate real contra Shampoo interrompido indefinidamente.
  • Diferentemente do anime, no mangá Ukyo nunca apareceu de uniforme feminino na escola.

Dubladores[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]