Ultimate Marvel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ultimate Marvel é uma linha editorial da Marvel Comics criada em 2000. Esta linha veio a capitalizar com o êxito que tiveram os filmes dos X-Men (lançado no mesmo ano da criação da linha) e do Homem-Aranha (estreado dois anos depois). Foram desenhados no sentido de capturar os jovens adolescentes e gerações mais velhas que não conheciam o Universo Marvel e estavam intrigados pelos filmes. Presentemente, os títulos desta linha são os mais vendidos da Marvel Comics.

No Brasil, esta linha já foi conhecido por Século 21 (Editora Abril)[1] , sendo presentemente conhecida por Millenium (Panini Comics).[2]

Continuidade[editar | editar código-fonte]

As revistas retratam versões reimaginadas e actualizadas de alguns dos personagens da Marvel, como os Vingadores e o Quarteto Fantástico. No entanto, estes personagens têm novas origens, estando libertos para que os criadores não tenham dos basear nas histórias antigas. Cada personagem foi modificado de modo a reflectir uma abordagem mais moderna do que os anos em que foi originalmente criado, sejam as décadas de 60 ou 70 do século XX. Por exemplo, o Homem-Aranha ganha os seus poderes a partir de uma aranha geneticamente modificada e o seu alter ego Peter Parker tem um emprego em part-time como webmaster do site de um jornal; originalmente, a aranha era radioactiva e Peter trabalhava como fotógrafo de um jornal.

Alguns títulos, como o do Homem-Aranha, foram originalmente concebidos para atrair jovens adolescentes. No entanto, outros títulos Ultimate têm tido como alvo grupos etários mais idosos. Seja como for, o público alvo da linha Ultimate eram os leitores novos, não pretendendo converter os fãs antigos para esta nova continuidade. No entanto, as vendas da linha Ultimate têm superado as da linha principal.

Uma das características notórias da Ultimate Marvel é a de que os seus personagens são mais novos do que na continuidade tradicional. Em alguns casos, tal deve-se a se ter começado a contar as suas aventuras desde as suas origens, como é o caso do Homem-Aranha e dos X-Men, ainda adolescentes na linha Ultimate. Noutras séries, as mudanças são mais marcantes. Por exemplo, no Ultimate Quarteto Fantástico os personagens adquirem os seus poderes muito mais cedo, numa altura em que Reed Richards (Senhor Fantástico), o mais velho, tem vinte e sete anos. O seu papel paternal no grupo da linha tradicional foi, entretanto, transferido para um novo personagem, o Professor Storm, o pai de Sue (Mulher Invisível) e Johnny Storm (Tocha Humana). Em uma historia do quarteto pode se ver sua relação com o zumbiverso([[Localonde se passam as historias de serie(Marvel zombies) ou Zumbis marvel]]).

A continuidade destas personagens não é, portanto, a da Terra-616, pelo que elas não interagem com personagens daquela continuidade, as versões originais.

Têm-se distinguido pelo seu trabalho nesta linha or argumentistas Brian Michael Bendis e Mark Millar, além do antigo presidente Bill Jemas e do director Joe Quesada.

Títulos publicados[editar | editar código-fonte]

Alguns destes títulos foram publicados no Brasil pela Panini e em Portugal pela Devir Livraria.

Revista[editar | editar código-fonte]

Ultimate Marvel é também o título da revista portuguesa da Devir que tem publicado em Portugal as aventuras do Homem-Aranha, X-Men e

Referências

  1. Marvel Século 21 aprovado (em português). Omelete (20 de Setembro de 2001). Página visitada em 02/05/2010.
  2. Novos lançamentos da Panini. Universo HQ. Página visitada em 02/05/2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]