Ultralar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde março de 2014). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Ultralar
Ultralar & Lazer S.A.
Slogan Na Ultralar dá pé.
Tipo Sociedade anônima
Indústria Varejo
Fundação 1956
Fundador(es) Ernesto Igel
Encerramento 2000
Sede Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,  Brasil

A Ultralar foi uma rede de lojas de departamentos fundada em 1956 por Ernesto Igel, uma das pioneiras no setor de grandes magazines.

Surgiu como um braço da Empresa Brasileira de Gás a Domicilio, que em 1938 deixaria de ser uma empresa regional para atuar em todo o país como Ultragaz S/A. Como o numero de fogões a gás era muito pequeno Ernesto Igel também começou a produzir e comercializa-los através de lojas próprias que depois foram reunidas nas Lojas Ultralar. Seu slogan usado era “Na Ultralar dá pé”, a empresa em 1965 também patrocinou na TV Globo o telejornal Ultra Notícias, sucedido posteriormente pelo Jornal Nacional. A Ultralar fez parte do Ibovespa entre Setembro de 1970 e Setembro de 1973 tendo suas ações negociadas na Bolsa de Valores. Em 1974 segue a tendência das grandes lojas da época como Pão de Açúcar (Jumbo) e Eletroradiobraz (Baleia) abre seu primeiro hipermercado o Ultracenter Ultralar localizado na Marginal Pinheiros em São Paulo vendido um ano mais tarde ao Carrefour que chegava ao Brasil atraído pelo grande mercado consumidor potencial e a baixa concorrência entre as empresas nacionais do setor, principalmente nos mercados paulista e carioca. Na inicio década de 90 o Grupo Ultra inicia o processo de desinvestimento de unidades fora do negócio principal, distribuição de gás e petroquímica e inclui nesse processo as Lojas Ultralar com 44 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio grande do Sul são vendidas ao Grupo Susa Vendex (a reunião do conglomerado nacional Victor Malzoni com o holandês Vendex), que também controlava as lojas Sandiz e a Sears. Foi nessa época que começou um programa para a modernização da Ultralar e ela passa a se chamar Ultralar & Lazer incorporando algumas lojas da Sears no estado do no Rio de Janeiro. Ainda na década de 90 foi desfeita a associação entre o Grupo Malzoni e o Grupo Vendex e algumas empresas foram fechadas como Sears e Dillard’s e outras vendidas como a Drogasil e Ultralar & Lazer. Em 2000 com 17 lojas a empresa já sente o reflexo das mudanças do mercado e começa a ter problemas econômicos, para evitar a falência da empresa Paulo dos Santos entra em negociação com o Ponto Frio e Casas Bahia para vendê-la, mas não deu a concretizou. Em maio do mesmo ano é decretada a falência tendo a maioria de seus pontos adquiridos pelas Casas Bahia.

Referências[editar | editar código-fonte]