Um Anjo Caiu do Céu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um Anjo Caiu do Céu
Um Anjo Caiu do Céu
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Duração 60 minutos
Criador(es) Antônio Calmon
Elenco Tarcísio Meira
Renata Sorrah
Patrícia Pillar
Marcello Antony
Caio Blat
Débora Falabella
Christiane Torloni
José Wilker
Deborah Evelyn
Henri Castelli
Tarcísio Filho
Cássio Gabus Mendes
e grande elenco.
País de origem Brasil
Idioma original português
Episódios 185
Produção
Diretor(es) Dennis Carvalho
Tema de abertura "Ando Meio Desligado", Pato Fu
Tema de encerramento "Ando Meio Desligado", Pato Fu
Exibição
Emissora original Brasil Rede Globo
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 22 de janeiro de 2001 - 25 de agosto de 2001
Cronologia
Uga-Uga
As Filhas da Mãe
Programas relacionados Top Model
Começar de Novo
Corpo Dourado
Cara & Coroa
Olho no Olho
Três Irmãs
Vamp
O Beijo do Vampiro

Um Anjo Caiu do Céu foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida às 19 horas, entre 22 de janeiro e 25 de agosto de 2001, em 185 capítulos, substituindo Uga Uga e sendo substituída por As Filhas da Mãe. [1] Foi a 61ª "novela das sete" exibida pela emissora.

Foi escrita por Antônio Calmon, com a colaboração de Eliane Garcia, Lílian Garcia, Márcia Prates, Maria Helena Nascimento e Álvaro Ramos, dirigida por Dennis Carvalho, José Luiz Villamarim e Amora Mautner, direção geral de José Luiz Villamarim e Dennis Carvalho e direção de núcleo de Dennis Carvalho.

Teve Caio Blat, Débora Falabella, Tarcísio Meira, Renata Sorrah, Patrícia Pillar, Henri Castelli, Marcello Antony, Deborah Evelyn, José Wilker e Christiane Torloni nos papéis principais.

Sinopse

Na cidade de Praga, na República Tcheca, para mais uma de suas exposições, João Medeiros, fotógrafo brasileiro de fama internacional por seu trabalho de caráter social, fotografa por acaso o líder nazista Eric Brunner. Isto põe em risco a vida de João, que acaba sofrendo um atentado numa ação neonazista. No último momento, sua vida é salva por Rafael, um anjo enviado pelas altas instâncias celestes para oferecer-lhe uma nova chance. Um amigo de João, contudo, perde a vida nesse atentado.

Em coma, enquanto seu corpo está sendo atendido na emergência de um hospital tcheco, João sabe por Rafael que terá mais seis meses de vida desde que resolva os problemas de sua família, negligenciada desde que ele a trocou por uma existência aventureira. A tarefa de João não será fácil. Dentre as situações que terá que solucionar estão a falência da loja de sua ex-mulher Naná, que vive com o aproveitador Tarso; a infelicidade da filha Virgínia, que culpa o pai por um acidente que sofreu na adolescência e que acabou com seu sonho de ser bailarina; as manias obsessivas de sua outra filha, Duda, causadas pelo desaparecimento de seu neto Kico; e a descoberta de uma filha que teve com a cunhada Laila, a menina Cuca.

Para cumprir sua missão, João conta com a ajuda de Rafael, o anjo-trapalhão que opta por uma experiência como mortal, tornando-se assistente do fotógrafo, e, aos poucos, vai perdendo seus poderes. Assim, conhecerá toda a gama de emoções que os humanos sentem ao apaixonar-se por Cuca, a filha de João. Mas Rafael ainda se envolveria com três jovens modelos e as deixaria grávidas.

Cuca era uma garota introspectiva que cresceu ouvindo os discursos ambiciosos de sua mãe sem nunca relutar, com isso foi se enchendo de toda a extravagância de sua vida e radicaliza ao descobrir que é filha de João Medeiros. Ela decide fugir de casa e cortar suas longas madeixas, principal motivo de orgulho de sua mãe. Assim vai parar nas ruas, onde conhece Breno, um jovem piloto da Aeronáutica que a princípio a confunde com um garoto. Sem perceber ela acaba se apaixonando por ele e sofre por não poder contar a verdade.

Ainda em Praga o famoso estilista Selmo de Windsor sofre um inesperado acidente em casa durante uma confusão com seus assistentes Paulinho e Lulu. Desesperados eles julgam que o costureiro morreu e decidem se livrar do corpo. Para não serem presos, eles decidem usurpar a identidade de Selmo. Paulinho usa suas roupas e exagera no trejeito efeminado. Assim eles chegam ao Brasil para participar de um grande evento de moda, mas aqui ele acaba se apaixonando pela complicada Virgínia. E isso põe em risco a sua identidade.

O romance teve forte presença na novela principalmente entre o núcleo jovem com Dorinha e Kico, que ganharam até casamento fictício no último capítulo com as bênçãos dos arcanjos.

Além dos problemas familiares, João Medeiros tem que cuidar da própria vida pois os neonazistas o querem morto. A perigosa espiã nazista Lenya, neta de Eric, chega ao Brasil para concluir a tarefa que começou ainda em Praga, mas seus objetivos acabam mudando e ela se apaixona por um novo e surpreendente filho de João que aparece na sua vida, Josué.

Já as maldades nacionais ficaram por conta de Laila, a estilista que subordinava a filha Cuca aos seus caprichos e vivia em um universo fútil e extravagante rodeada de capachos e empregados que eram como verdadeiros servos. E não cansou de perseguir a própria filha que se rebelou contra ela e nem o cunhado João Medeiros que ela queria morto.

Elenco

Ator Personagem
Caio Blat Rafael
Tarcísio Meira João Medeiros
Débora Falabella Cuca
Christiane Torloni Laila
Renata Sorrah Naná/Shirley
Patrícia Pillar Duda
Marcello Antony Maurício
José Wilker Tarso
Deborah Evelyn Virgínia
Felipe Camargo Josué
Paulo José Alceu
Daniel Dantas Selmo de Windsor
Cássio Gabus Mendes Paulinho
Caco Ciocler David
Chris Couto Lenya (Eva Lenya Brunner)
Bel Kutner Lulu
Henri Castelli Breno
Angélica Angelina
Mariana Hein Carol
Antônio Petrin Carlão
Ana Rosa Laurinda
Karine Carvalho Michelle
Luís Salem Ávila
Janaína Lince
Débora Lamm Alice
Caio Junqueira Adolfinho
Jonatas Faro Kico
Sthefany Brito Dorinha
Gustavo Mello Nando
Rodrigo Eldestein
Rosane Gofman Expedita
João Camargo Gildo
Maria Gladys Zezé
Miriam Pires Ermelinda
Zé Carlos Machado Emanuel Steinberg
Michel Capeletti Robson
Thiago Oliveira Felipe
João Paulo Biancardini Guga
Larissa Queiroz Luana

Elenco de apoio

Audiência

O primeiro capítulo teve média de 39 pontos, com picos de 46.[2]

O último capítulo também teve média de 39 pontos, com picos de 44. [3]

A trama teve média geral de 33,6 pontos. [4]

Produção

  • Abordou temas como neonazismo e desaparecimento de crianças sem causar polêmicas.
  • O autor homenageou o colega Cassiano Gabus Mendes ao criar o personagem Paulinho, um homem que se passa por um costureiro efeminado, mas que gosta é de mulheres, em uma referência à novela Ti Ti Ti, de 1985. Para completar a homenagem, era interpretado pelo seu filho, Cássio Gabus Mendes.
  • Os primeiros capítulos foram gravados em Praga, na República Tcheca, com uma equipe de 70 pessoas, entre brasileiros e tchecos, contando inclusive com atores locais.
  • A boate LZ-129, um dos cenários fixos da novela, era um armazém da região portuária do Rio de Janeiro. Na época, foi lançada uma trilha sonora complementar, Boate LZ 129, com os hits que tocavam na boate da novela.
  • Angélica fez uma participação de 12 capítulos, interpretando Angelina, uma anja do bem. Todas as cenas dela foram gravadas em apenas um dia. Angélica entrou na trama no capítulo 72, que foi ao ar em 14 de abril de 2001. [5]
  • O cantor Supla também fez uma participação na novela, interpretando Alex de Leon, um ex modelo que virou professor de moda. As primeiras cenas do cantor foram ao ar a partir de 23 de abril de 2001.[6]
  • Caio Blat era alçado a protagonista de novela, com este folhetim, como o anjo Rafael. Bem como Débora Falabella, que conseguiu tanto destaque na trama, que foi logo em seguida cotada para a novela das oito de Glória Perez, O Clone, que estreou meses depois.
  • Primeira vez que uma música da cantora Wanessa Camargo é abordada para as trilhas sonoras das novelas da Globo. A música era tema dos personagens Kiko (Jonatas Faro) e Dorinha (Sthefany Brito), que estreavam na emissora, vindos do sucesso de Chiquititas, no SBT.
  • Depois de uma participação em Vila Madalena, Susana Werner voltava às novelas, como a agente secreta Débora. Esta foi sua última novela.

Trilha sonora

Trilha sonora nacional

Capa: Caio Blat e o anjo da abertura

  1. "Quem de Nós Dois (La Mia Storia Tra Le Dita)" - Ana Carolina
  2. "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás" - Zé Ramalho
  3. "Divano" - Era
  4. "Erva Venenosa (Poison Ivy)" - Rita Lee
  5. "Siboney (Siboney)" - João Bosco
  6. "Dançando Com A Vida" - Sandra de Sá (participação especial Gabriel, o Pensador)
  7. "Me Revelar" - Zélia Duncan
  8. "Desenho De Giz" - Simone
  9. "Colombina" - Ed Motta
  10. "Meu Sangue Ferve Por Você (Melody Lady (Melancolie))" - Patrícia Coelho
  11. "Aonde Quer Que Eu Vá" - Os Paralamas do Sucesso
  12. "Apaixonada Por Você" - Wanessa Camargo
  13. "Só Tinha Que Ser Com Você" - Elis Regina e Tom Jobim
  14. "Ando Meio Desligado" - Pato Fu (tema de abertura)

Trilha sonora internacional

Capa: Débora Falabella

  1. "Again" - Lenny Kravitz
  2. "Thank You" - Dido
  3. "By Your Side" - Sade
  4. "Trouble" - Coldplay
  5. "Soul On Soul" - Rod Stewart
  6. "Ready For Love" - India.Arie
  7. "Better Man" - Robbie Williams
  8. "Don't Let Me Be Lonely Tonight" - Eric Clapton
  9. "I'm Outta Love" - Anastacia
  10. "Imitation of life" - R.E.M.
  11. "Milk And Toast And Honey" - Roxette
  12. "Turning" - Suzanne Ciani featuring Chyi Yu
  13. "Memories" - Mind Trip
  14. "Nothing's Gonna Change My Love For You" - SNZ
  15. "Trancendental" - Urban
  16. "Amor de Reclame" - Lulo

Trilha sonora complementar: Boate LZ 129

Capa: Débora Evelyn

  1. "Night And Day" - Spacey
  2. "AC / DC" - X-Press 2
  3. "Woman Trouble" - Artful Dodger
  4. "Light My Fire" - Black Legend
  5. "Swan Lake Suites" - G-Vô Progect
  6. "Operation Blade" - Public Domain
  7. "Round The Corner" - London Elektricity
  8. "Bass Mekanik" - Bass Mekanik
  9. "Remember Me" - Blue Boy
  10. "Só Tinha De Ser Com Você" - Fernanda Porto
  11. "Lady" - Modjo
  12. "It Wasn't Me" - Shaggy (with Ricardo "Rikrok" Ducent)
  13. "More Time" - D.C. 200
  14. "Pause" - The Bombers
  15. "XX Series" - Beat Boxx

Prêmios

APCA

  • Melhor atriz - Christiane Torloni

Personalidade do Ano - ISTOÉ Gente (2001)

  • Televisão - Christiane Torloni

Prêmio Qualidade Brasil RJ

  • Melhor atriz revelação - Débora Falabella

Prêmio Qualidade Brasil SP

  • Melhor atriz revelação - Débora Falabella

Festival Latino-Americano de Cine, Vídeo e TV de Campo Grande

  • Melhor Efeito Especial

Referências

  1. «SBT reprisa 'Éramos Seis' e Globo estréia nova novela». Diário do Grande ABC. 22 de janeiro de 2001. Consultado em 26 de julho de 2015 
  2. «Um Anjo Caiu do Céu estréia com 39 pontos de audiência». Babado IG. 22 de janeiro de 2001. Consultado em 26 de julho de 2015 
  3. «Um Anjo Caiu do Céu termina com 39 pontos no ibope». Babado IG. 24 de agosto de 2001. Consultado em 26 de julho de 2015 
  4. «Ibope de novelas desaba na Globo; veja a queda». Ooops!. 18 de setembro de 2008. Consultado em 14 de setembro de 2009 
  5. «Angélica começa a flertar com adultos». Estadão. 11 de abril de 2001. Consultado em 26 de julho de 2015 
  6. «Maratona de Um Anjo Caiu do Céu pega Supla de surpresa». Babado Ig. 13 de abril de 2001. Consultado em 26 de julho de 2015 

Ligações Externas