Uma Breve História do Tempo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Março de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Uma Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros (título original, em inglês "A Brief History of Time:From the Big Bang to Black Holes")(Lisboa: Gradiva, ISBN 972-662-010-4 ; 1988; Rio de Janeiro: Rocco, ISBN 85-325-0252-0 ; 1988), é um livro de divulgação científica escrito pelo Professor Stephen Hawking e inicialmente publicado em 1988.

Explica vários temas de Cosmologia, incluindo a Teoria do Big Bang, os buracos negros, os cones de luz e a Teoria das Supercordas ao leitor não especialista no tema. Seu principal objetivo é dar uma visão geral do tema mas, não usual para um livro de divulgação, também tenta explicar algo de matemáticas complexas.

O autor adverte que ante qualquer equação no livro o leitor poderia ver-se em problemas, pelo que incluiu só uma simples equação: E=mc².

Possui uma introdução escrita pelo divulgador científico Carl Sagan.

Vendas[editar | editar código-fonte]

Ele rapidamente veio a se tornar um "best-seller". Em maio de 1995 entrou na lista do The Sunday Times entre os mais vendidos durante 237 semanas, batendo o record de 184 semanas e sendo citado no Livro Guinness dos Records de 1998. Também está registrado o feito de que a edição se publicou em 6 de abril de 1995 e alcançou o primeiro lugar entre os mais vendido em três dias. Até abril de 1993 haviam-se publicado 40 edições de capa dura nos Estados Unidos e 39 no Reino Unido. Teve vendas de 9 milhões de exemplares até 2002.[1]

Brevíssima História do Tempo[editar | editar código-fonte]

Em Setembro de 2005 saiu a venda o livro Brevíssima História do Tempo, em colaboração com Leonard Mlodinow, uma versão condensada do original; foi atualizado para tratar novos temas surgidos por novas investigações científicas no campo.

Cinema[editar | editar código-fonte]

O documentário, A Brief History of Time, dirigido por Errol Morris e realizado em 1992, diferentemente do livro, é primeiramente uma biografia de Stephen Hawking.

No filme "Donnie Darko", passagens do livro são usadas para discutir a possibilidade de viagens no tempo. O filme tambem se passa no ano de 1988.

Música[editar | editar código-fonte]

O livro serviu de inspiração para o músico francês Jean Michel Jarre na criação de seu álbum Chronologie, em 1988, e ao qual é dedicado. Também inspirou a cantora e pianista Vanessa Carlton na composição do disco Rabbits on the Run.

Referências

  1. Hawking, Stephen. A Brief History of Time. [S.l.]: Bantam Books, 1988. ISBN 0-553-38016-8.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.