Umbral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NMP 1780s House interior Door Sill.JPG

Umbral ou soleira é a denominação dada à laje de pedra ou peça de madeira colocada na parte inferior de uma porta sobre o piso ao nível do chão ou ligeiramente acima deste1 2 .

O significado primário do termo umbral, de origem castelhana, é o nome da pedra que se coloca na parte de baixo de uma porta. Nas construções antigas, e ainda hoje, costuma-se colocar uma pedra (de vários tipos, mármore, granito, ardósia, lajota, madeira etc.), com a mesma largura da porta para funcionar no nível do piso como demarcação de separação entre os dois ambientes.

Por extensão de sentido, o termo umbral é usado na Doutrina Espírita para designar obra espírita Nosso Lar, escrita por Chico Xavier e atribuída ao espírito de André Luís, o “estado ou lugar transitório por onde passam as pessoas que não souberam aproveitar a vida na Terra”. É interessante notar que o sentido kardecista guarda os dois sentidos anteriores: primeiro por se tratar de uma dimensão que está "entre" a dimensão material (ou física) e a dimensão espiritual (ou sutil); depois porque no imaginário popular (reforçado pelas obras audiovisuais que abordaram a temática kardecista, como a telenovela da Rede Globo, A Viagem, e a recente adaptação para o cinema do livro "Nosso Lar") esse lugar seria mal iluminado, cheio de "trevas", (que é a primeira imagem que vem à mente quando se fala de umbral no sentido da psicofísica). Após aparecer em “Nosso Lar”, com esse significado, passou a ser usado de forma recorrente em obras mediúnicas, de maneira que foi incorporado ao jargão espírita no Brasil.


Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Umbral