Umineko no Naku Koro ni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Umineko no Naku Koro ni
うみねこのく頃に
(Quando as Gaivotas Grasnam)
Gênero Seinen, Drama, Horror, Mistério, Suspense
Jogo
Desenvolvedor 07th Expansion
Distribuidor 07th Expansion
Gênero Visual Novel
Plataforma PC, Celular, PS3, PlayStation Portable
Lançamento Legend - (17 de agosto de 2007)
Turn - (31 de dezembro de 2007)
Banquet - (16 de agosto de 2008)
Alliance - (29 de dezembro de 2008)
End - (15 de agosto de 2009)
Dawn - (30 de dezembro de 2009)
Requiem - (14 de agosto de 2010)
Twilight - (31 de dezembro de 2010)
Tsubasa - (31 de dezembro de 2010)
Hane - (31 de dezembro de 2011)
Anime
Umineko no Naku Koro ni
Direção Chiaki Kon
Estúdio Studio DEEN
Exibição original 2 de julho de 2009 – 24 de dezembro de 2009
Nº de episódios 26
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Umineko no Naku Koro ni (うみねこのなく頃に, Quando as Gaivotas Grasnam?) é uma série de visual novels de suspense produzidas pelo grupo 07th Expansion. Umineko no Naku Koro ni é parte da série de jogos When They Cry (do qual também faz parte Higurashi no Naku Koro ni) constituindo os dois últimos jogos da série.

O primeiro jogo da série, Legend of the Golden Witch (A Lenda da Bruxa Dourada), foi lançado na Comiket 72 no dia 17 de agosto de 2007 para plataforma de PC, tendo suas cópias esgotadas em cerca de trinta minutos devido ao sucesso de seu antecessor, Higurashi no Naku Koro ni. A história centra-se em um grupo de dezoito pessoas em uma ilha isolada por um período de dois dias, e os misteriosos assassinatos que acontecem à maioria das pessoas. O objetivo do jogo é a descobrir se o assassino é humano ou de alguma outra fonte sobrenatural.

A adaptação da série em mangá começou com três artistas diferentes que trabalham separadamente em arcos diferentes da história e é publicada pela editora Square Enix. Mangás adicionais têm sido publicados pelas editoras Ichijinsha, Kadokawa Shoten, e ASCII Media Works. Uma adaptação em anime de 26 episódios produzidos pelo Studio Deen e dirigido por Chiaki Kon foi exibido no Japão entre julho e dezembro de 2009.

A palavra Umineko é o nome de uma espécie de gaivota conhecido como Gaivota da Cauda Negra. Naku significa "chorar" ou "fazer um som" (鳴く), quando se refere aos sons feitos por animais. De acordo com o criador original, Ryukishi07, o Na vermelho () no logo é uma parte oficial do título.

Gameplay[editar | editar código-fonte]

Umineko no Naku Koro ni é um jogo de mistério e assassinato intitulado "Sound Novel" produzido pela 07th Expansion. Seu funcionamento é similar ao de uma Visual Novel, porém ele não requer interação do jogador na escolha de opções e é lido tal qual um livro. Enquanto que uma Visual Novel é voltada ao aspecto visual, como o nome sugere, uma Sound Novel tem mais cuidado na produção de uma atmosfera através da música, efeitos sonoros, e a história em si. Como tal, os jogos originais de Umineko têm um estilo de arte simples, que permanece ao longo da série. As versões para PS3 e PSP, além de possuirem arte de maior qualidade, também possuem falas dubladas para os personagens.

Utilizando o menu interno do jogo, o jogador pode acessar diversas dicas que o permitem ler várias informações complementares sobre os personagens e a história que podem ou não ser úteis para resolver o mistério. Estas são atualizados de acordo com o progresso da história, por isso é recomendado verificá-las com frequência. Os objetivos finais do jogo envolvem resolver o mistério multi-revestido, determinar onde o ouro está escondido e descobrir quem é o assassino e se suas ações foram feitas usando recursos humanos ou sobrenaturais.

A partir do segundo jogo da série (Turn of the Golden Witch), foi introduzido o texto vermelho. O texto vermelho refere-se a tudo que é escrito em vermelho do diálogo da série e representa a verdade absoluta sem contestações, embora ainda possa sofrer erros de interpretação. A partir do quarto jogo da série (Alliance of the Golden Witch), foi introduzido o texto azul. O texto azul, ao ser usado, deve ser combatido pelo texto vermelho, confirmando-o ou negando-o. Sendo assim, todo texto azul que não é negado pelo vermelho é considerado verdadeiro. Há também o texto dourado introduzido no quinto jogo da série (End of the Golden Witch) que dependendo de como usado, torna-se inferior ou superior ao texto vermelho, podendo ser usado apenas pelo Mestre do Jogo.

Essas três cores de texto determinam o que é verdadeiro ou não, dando aos jogadores uma base sólida para formular suas teorias a respeito do ocorrido. Quando um episódio é completado, um curto epílogo intitulado festa do chá é desbloqueado, oferecendo pontos cruciais para o avanço do progresso global da história. Quando este é completado, um segundo epílogo intitulado ??? é desbloqueado para fazer avançar a história. Finalmente, ao término de ambos os epílogos, a seção de música é desbloqueada, permitindo ao jogador ouvir todas as músicas do jogo.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Umineko no Naku Koro ni se passa entre 4 e 5 de outubro de 1986 em uma ilha isolada que mede cerca de 10 km de extensão chamada Rokkenjima (六轩岛). A propriedade pertencente a Kinzo, chefe e patriarca da família Ushiromiya. Estando Kinzo próximo de sua morte, os quatro filhos decidem aproveitar a reunião anual da família para discutir como a herança será dividida após a morte de Kinzo.

Moram na ilha, além de Kinzo, três membros da família, o médico pessoal de Kinzo e diversos empregados (embora apenas cinco estivessem em serviço na ilha durante o ocorrido). Após todos os membros chegaram à ilha, um tufão os prende no local e estranhos assassinatos começam a ocorrer.

O protagonista da série é Battler Ushiromiya, filho do segundo filho de Kinzo, Rudolf. Battler não esteve presente nas conferências de família nos últimos seis anos ao cortar ligações com sua família por desgosto do pai casar-se imediatamente após a morte da sua mãe, Asumu. Sendo assim, Battler passa a viver com os avós e até mesmo passa a usar o nome de solteira da mãe. Após a morte dos pais, Battler passa a viver com o pai Rudolf, sua segunda esposa Kyrie e sua meia-irmã Ange. Sendo assim, Battler é forçado a comparecer na conferência anual da família após seis anos.

Ao voltar à ilha, Battler é lembrado da lenda da família, que fala sobre a bruxa dourada, Beatrice. Teria sido a bruxa quem supostamente ajudou Kinzo a reerguer a família depois de uma série de dificuldades financeiras geradas como consequência de um terremoto na região de Kanto em 1923 ao lhe entregar dez toneladas de ouro. Um retrato da suposta bruxa encontra-se no salão principal da mansão junto a um misterioso epitáfio que segundo a lenda, aquele que o resolver herdará o ouro e o título de sucessor da família Ushiromiya.

Uma carta misteriosa assinada pela própria bruxa aparece, dizendo que irá matar todos da família para recuperar o ouro para si, mas que irá parar se algum dos membros da família resolver o epitáfio. Acreditando ser um blefe, nenhum dos membros leva a carta a sério. No dia seguinte, seis membros da família são encontrados mortos e começam a ser eliminados um por um, até não sobrar nenhum vivo.

Mesmo após tudo, Battler se recusa a acreditar que as mortes foram causadas pela bruxa Beatrice. Beatrice, cujos poderes não funcionarão ao máximo se caso mesmo uma única pessoa não acreditar nela, decide desafiar Battler em um jogo: eles repetirão os eventos dos dias 4 e 5 de outubro de 1986 onde Battler têm como objetivo provar que os assassinatos que Beatrice afirma ter causado com magia poderiam ser cometidos por humanos. Durante o decorrer da série, diversos argumentos lógicos como salas fechadas, o paradoxo do corvo e o gato de Schrödinger são utilizados.

Arcos da História[editar | editar código-fonte]

Umineko no Naku Koro ni[editar | editar código-fonte]

Umineko no Naku Koro ni (うみねこのなく頃に? Quando as Gaivotas Grasnam), também conhecido como When They Cry 3, refere-se aos quatro primeiros jogos da série, onde se pretende dar ao jogador uma noção do mundo onde a história se desenrola e introduzir as circunstâncias misteriosas de Rokkenjima tal qual a lenda da bruxa dourada. Cada lançamento dessa série contém todos os arcos anteriores.

Episódio 1: Legend of the Golden Witch (A Lenda da Bruxa Dourada)
O primeiro capítulo da série introduz ao leitor o cenário principal da trama, isto é, familiariza o leitor com os 18 residentes da ilha e a lenda da bruxa dourada, Beatrice, que dizem ser a 19ª pessoa da ilha. Esse arco é narrado principalmente por Battler e apresenta o primeiro "final ruim" da série, com todos os personagens mortos ou classificados como desaparecidos.
Episódio 2: Turn of the Golden Witch (A Rodada da Bruxa Dourada)
Sequenciando os eventos do capítulo anterior, o segundo capítulo apresenta o primeiro confronto entre Battler e Beatrice, que supervisionam os eventos atravéz do "meta-mundo". Os eventos da conferência da família ocorrem normalmente, com a exceção de Beatrice realmente existir como a 19ª pessoa da ilha. Esse capítulo introduz diversos elementos mágicos na história e se foca nos relacionamentos entre George e Shannon, Jéssica e Kanon e Rosa e Maria chan. Este capítulo é contado a partir da perspectiva de vários personagens, incluindo um narrador onisciente.
Episódio 3: Banquet of the Golden Witch (O Banquete da Bruxa Dourada)
Ao contrário dos episódios anteriores, este apresenta os membros da família tento resolver o epitáfio da bruxa ao invés de descobrir a identidade do assassino. Eva conseque resolver o epitáfio, mas herda os poderes de Beatrice e passa a continuar com os assassinatos. No meta-mundo, Beatrice é ajudada pelos seus servos demônios enquanto que Battler encontra uma aliada misteriosa. Este capítulo se foca nos passados de Eva e de Beatrice e é o primeiro a mostrar um dos membros da família sobrevivendo a série de mortes.
Episódio 4: Alliance of the Golden Witch (A Aliança da Bruxa Dourada)
Este capítulo apresenta a irmã de Battler, Ange, e sua vida doze anos após a série de assassinatos em Rokkenjima. A história muda de foco constantemente entre 1986 (o período dos assassinatos) e 1998 (o período temporal de Ange). Esse capítulo revela maiores detalhes sobre o passado dos personagens e os métodos por trás dos assassinatos. Ao implicar fortemente a existência de magia, todas as teorias de Battler contra Beatrice são postas à prova.

Umineko no Naku Koro ni Chiru[editar | editar código-fonte]

Umineko no Naku Koro ni Chiru (うみねこのなく頃に散? Quando as Gaivotas Grasnam - Colapso), também conhecido como When They Cry 4, refere-se aos quatro últimos jogos da série, que começa a se aprofundar no núcleo do mistério. Esses episódios não têm como intenção resolver os episódios anteriores, e continuam a história a medida que revelam pistas que ajudam a resolver os episódios anteriores. Cada lançamento dessa série contém os arcos anteriores de Umineko no Naku Koro ni Chiru, mas nenhum arco de Umineko no Naku Koro ni.

Episódio 5: End of the Golden Witch (O Fim da Bruxa Dourada)
Esse episódio revela uma nova perspectiva na lenda da bruxa dourada, com as bruxas Bernkastel e Lambdadelta desempenhando um papel maior na história. Os personagens principais desse arco são Kinzo, Natsuhi e uma nova personagem chamada Erika, que aborda os ocorridos da série em forma de um mistério, enquanto que Battler os aborda em forma "anti-fantasia" (ou seja, Erika pretende apenas descobrir como tudo aconteceu, sem se importar com a natureza do ocorrido, enquanto que Battler tenta provar que não há nada de sobrenatural com os assassinatos). O jogo é suspenso antes do seu término, de modo que o destino de certos personagens é desconhecido.
Episódio 6: Dawn of the Golden Witch (O Amanhecer da Bruxa Dourada)
Sequenciando os eventos do episódio anterior com a introdução de um novo Mestre do Jogo. Esse capítulo não se foca na solução dos eventos mas sim na compreensão do Mestre do Jogo nos eventos que ocorrem, apesar de revelar informações sobre os principais suspeitos. George, Jéssica, Kanon e Shannon apresentam papéis importantes nesse arco, tal qual uma Beatrice ressuscitada e infantil, que se esforça para reconquistar a antiga personalidade pelo bem de Battler. Novamente, o jogo é suspenso antes de sua conclusão.
Episódio 7: Requiem of the Witch Golden (O Réquiem da Bruxa Dourada)
Esse capítulo apresenta uma realidade alternativa onde Battler não vai à Rokkenjima, a bruxa dourada não existe, não há mortes e a criança misteriosa de 19 anos atrás é o herdeiro da família. A história é contada através da perspectiva de dois personagens novos: Willard H. Wright, que revela várias verdades por trás da lenda da bruxa dourada, incluindo a verdadeira identidade de Beatrice; e Lion Ushiromiya, cuja própria existência é a fonte de tudo o que foi apresentado até agora. Embora não hajam mortes nesse episódio, a Tea Party desse arco revela como os assassinatos poderiam ter ocorrido de uma perspectiva não-mágica.
Episódio 8: Twilight of the Golden Witch (O Crepúsculo da Bruxa Dourada)
Em uma tentativa de solucionar a raiz do mistério, esse episódio apresenta Ange como um dos membros da família na conferência de 1986. Ao contrário dos capítulos anteriores, esse arco requer interação direta do jogador, incluindo a solução do mistério da série, perguntas que revelam cenas extras e a escolha em interpretar os eventos da série como magia ou cometidos por humanos, com um final alternativo para cada uma dessas escolhas.

Umineko no Naku Koro ni Tsubasa[editar | editar código-fonte]

Umineko no Naku Koro ni Tsubasa (うみねこのなく頃に翼? ? Lit. Quando as gaivotas Grasnam - voo) é uma compilação de fã disco de dicas adicionais escritas por Ryukishi07 fora dos jogos, lançado em 31 de dezembro de 2010 juntamente com Twilight of the Golden Witch. Várias das histórias são no tom humorístico, mas os mais graves podem ser considerados cânon.

Carta de Bernkastel
Uma carta que Bernkastel escreveu para o jogador que contém suas reflexões e especulações sobre as regras XYZ em Umineko. Ele termina com dois poemas, um escrito por Ronove, e um escrito por Frederica Bernkastel.
O Tanabata das Bruxas não é doce (魔女達の七夕は甘くない, Majo-tachi no Tanabata wa Amakunai?)
Beatrice concede um desejo para Maria, e Bernkastel concede um desejo para Ange. O último evento mostra Bernkastel como uma bruxa cruel, implacável.
Game Master Battler (ゲームマスター戦人, Gēmu Masutā Batora?)
Enquanto ele está fazendo Dawn of the Golden Witch, Battler é abordado por todos os outros personagens, que estão dispostos a fazer qualquer coisa para conseguir um papel maior em seu jogo.
Presente do Dia das Mães de Jessica (朱志香の母の日プレゼント, Jeshika no Haha no Hi Purezento?)
No Dia das Mães, Jessica faz um contrato com Furfur e Zepar, a fim de suportar os fardos de sua mãe. No entanto, as coisas dão errado quando todas as dificuldades de Natsuhi são transferidas para Jessica enquanto Natsuhi desfruta de um dia de sorte causado por Ciel.
Jessica e o encanto do amor (朱志香と恋のおまじない, Jeshika to Koi no Omajinai?)
Jessica novamente pede a ajuda de Furfur e Zepar para ajudar em uma briga com um amigo. O encanto é um sucesso, e Furfur e Zepar oficialmente entregam a ela seu livro de encantos. Com o livro na mão, Jessica decide tentar fazer Kanon sonhar com ela, e as coisas não saem exatamente como planejado.
Memorias de ΛΔ
Fala sobre Lambdadelta e sua história de concessão de desejos, além de abordar sua relação com o mordomo Sebastian, de Kuroshitsuji.
Notas de um Certo Chef (ある料理人の雑記, Aru Ryōrinin no Zakki?)
Fala sobre o passado do Gohda. Esta dica mostra que os círculos vermelhos aparecem antes mesmo dos assassinatos começarem.
Trabalho Presentes de Ação de Graças (勤労感謝の日の贈り物, Kinrōkansha no Hi no Okurimono?)
Battler, George, Jessica, e Maria vão às compras juntos para escolher presentes do dia de ação de graças para os seus pais. Quando eles vão entregar os presentes, eles descobrem que seus presentes foram trocados sem o seu conhecimento, graças à interferência de Beatrice.
O Valentine das Sete Irmãs (七姉妹のバレンタイン, Nana Shimai no Barentain?)
Ronove dá chocolates para as Irmãs do Purgatório e os instrui a dar-lhes para aqueles que estão acima de tudo em seus corações. Asmodeus é a primeira a dar seu chocolate, dando-lhe a Amakusa. Beelzebub escolhe Gohda para que ele possa fazê-la um prato superior para o Dia Branco. Mammon dá seu chocolate para Sakutaro e pretende compartilhá-lo com Ange. Belphegor e Leviathan dão seus chocolates para Rudolf e Kyrie, respectivamente, de admiração devido a seu encontro em Banquet Of The Golden Witch. Satan tenta dar seu chocolate para Kanon, mas é rejeitada e expulsa por Jessica. Lúcifer não encontra ninguém e é desprezada por suas irmãs até que Battler vem e aceita o seu chocolate. Beatrice mais tarde recebe o mesmo chocolate de Ronove e tenta dá-lo para Battler, passando-o como seu, mas Battler, reconhecendo-o como o mesmo chocolate de Lúcifer, acusa Beatrice de roubar de Lúcifer (acreditando que Lúcifer fez o chocolate por si mesma).
O Dia Branco de Beatrice (ベアトリーチェのホワイトデー, Beatorīche no Howaito Dē?)
A continuação do Valentine das Sete Irmãs, em que as Irmãs do Purgatório recebem presentes das pessoas que deram o chocolate seu Dia dos Namorados pelo Dia Branco. Beatrice, no entanto, deve lidar com não receber um presente de Battler desde que ela mentiu sobre fazer o chocolate que, ela tentou dar a ele no Dia dos Namorados. o ciúme de Beatrice é alimentado mais ainda quando ela descobre que cada Irmã do Purgatório recebeu um presente da pessoa para quem deu o seu chocolate, especialmente Lúcifer, que deu chocolate para Battler também. Quando Beatrice exige um presente de Battler, ele revida que ela nem mesmo lhe deu o chocolate há um mês. Acontece que, eventualmente, Beatrice comeu o chocolate que Battler rejeitou no Dia dos Namorados … e ela tenta destruir o Dia Branco das Irmãs. Battler irritado declara em vermelho que ele nunca vai dar a ela um presente para o Dia Branco. Depois de Beatrice tenta fazer as pazes com ele, fazendo seu próprio chocolate, Battler concorda em dar-lhe um presente um mês após o Dia Branco.
Cornelia a nova sacerdotiza (新人司祭コーネリア, Shinjin Shisai Kōneria?)
Que Tea Party? (だれのおちゃかい?, Dare no Ochakai??)
Bernkastel é convidado para uma tea party por Lambdadelta e Featherine. a jornada de Bernkastel para a Tea Party envolve evitar as armadilhas montadas por Lambda e Featherine, a fim de não se tornar motivo de chacota. Enquanto isso, os anfitriões da Tea Party fazer uma aposta sobre se Bern vai chegar ou não. Lambdadelta acredita que Bernkastel vai ser cautelosa o suficiente para não tocar em suas armadilhas e chegará, mesmo afirmando isso como a bruxa de certeza, enquanto Featherine responde que Bernkastel vai certamente cair em sua armadilha.
Para o Monte Purgatório, Sakutaro (さくたろう、煉獄山へ, Sakutarō, Rengoku-zan e?)
Sakutaro escala o Monte Purgatório para se reunir com Maria. No entanto, ele tem de lidar com os sete círculos do pecado, do qual ele já cometeu. É revelado que Virgília lhe ajudou durante este tempo. Quando Sakutaro terminou cada prova, lhe é dada uma segunda chance para voltar à Terra ou ir para o céu.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Umineko no Naku Koro ni é a segunda série de visual novels desenvolvida pelo grupo 07th Expansion, sendo precedida por Higurashi no Naku Koro ni. O escritor do roteiro, além de responsável pelos sprites dos personagens é Ryuikishi07. O irmão mais novo dele, Yatazakura, foi responsável pela direção do jogo. A direção geral da série foi responsabilidade de BT até sua morte em julho de 2009. O processamento de texto e imagem foi feito por Jika, que assumiu a posição de BT após a morte do mesmo. Imagens de fundo e fotografias foram providenciados por Yatazakura, Zakozakura e Mali. Todos os jogos da série foram feitos usando a engine de criação de visual novels NScripter. A música da série foi feita por diversos compositores, tanto profissionais quanto amadores. Dai, compositor de músicas para Higurashi no Naku Koro ni, foi o diretor de música da série.

Histórico de lançamentos[editar | editar código-fonte]

O primeiro jogo da série, Legend of the Golden Witch, foi lançado em 17 de agosto de 2007. O segundo jogo, Turn of the Golden Witch, foi lançado em 31 de dezembro de 2007 e o terceiro, Banquet of the Golden Witch, em 16 de agosto de 2008. O quarto jogo, Alliance of the Golden Witch, foi lançado em 29 de dezembro de 2008. O primeiro jogo da série Umineko no Naku Koro ni Chiru, intitulado End of the Golden Witch, foi lançado em 15 de agosto de 2009. O sexto jogo, Dawn of the Golden Witch, foi lançado em 30 de dezembro de 2009. O sétimo jogo, Requiem of the Golden Witch, foi lançado em 14 de agosto de 2010. O oitavo e último jogo, Twilight of the Golden Witch, foi lançado em 31 de dezembro de 2010, juntamente a um fan disc intitulado Umineko no Naku Koro ni Tsubasa. Um segundo fan disc intitulado Umineko no Naku Koro ni Hane foi lançado em 31 de dezembro de 2011.

A empresa Taito Corporation lançou uma versão de Legend of the Golden Witch para telefone celular em 31 de março de 2009.

Em 26 de dezembro de 2010, a empresa Alchemist lançou um remake dos quatro primeiros jogos para plataforma de PlayStation 3 intitulado Majo to Suiri no Rondo (魔女と推理の輪舞曲? lit. O Rondo da Bruxa e da Dedução). Essa versão possui gráficos melhorados e dublagem completa de todas as falas do jogo sem nenhuma alteração ao enredo ou músicas de fundo originais da versão para PC. De forma similar, Umineko no Naku Koro ni Chiru ganhou uma adaptação em 15 de dezembro de 2011 com todas as melhorias citadas anteriormente intitulada Shinjitsu to Gensu no Nocturne (真実と幻想の夜想曲, lit. O Noturno da Verdade e das Ilusões?). Ambos remakes serão lançados em forma de quatro jogos para PlayStation Portable sob os títulos de Umineko no Naku Koro ni Portable (うみねこのなく頃にPortable?). O primeiro jogo é composto de Legend of the Golden Witch e Turn of the Golden Witch, lançado em 20 de outubro de 2011. O segundo é composto de Banquet of the Golden Witch e Alliance of the Golden Witch, lançado em 21 de novembro de 2011. Os jogos restantes serão compostos dos arcos de Umineko Chiru e não possuem data de lançamento revelada.

Um jogo eletrônico de luta em 2D intitulado Ougon Musou Kyoku(黄金梦想曲, Lit. Fantasia Dourada) foi lançado em 31 de dezembro de 2010. Um disco anexo, intitulado Ogon Musōkyoku CROSS (黄金梦想曲†CROSS, Lit. Fantasia Dourada CROSS), foi lançado no Comiket 81 em dezembro de 2011, Além disso, um jogo para Xbox 360 desenvolvido pela Alchemist foi lançado em 6 de outubro de 2011 sob o título Ogon Musōkyoku X (黄金梦想曲X, Lit. Fantasia Dourada X).