Unbinílio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde dezembro de 2012).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

Unbinílio, também chamada eka-rádio ou elemento 120, é um elemento sistemático de um elemento hipotético. Na tabela periódica seu símbolo temporário é Ubn e seu número atômico 120. Deve ser colocado embaixo dos metais alcalino-terrosos. Possivelmente é parecido com o rádio e bário.

Tentativas de sintetizar o elemento usando reações de fusão em energia de excitação baixa foram um fracasso, mas há relatos de sucesso documentado de fissão de núcleos de ubinílio à excitação muito alta, indicando um efeito concha forte Z=120.

As tentativas de síntese[editar | editar código-fonte]

Evaporação de nêutrons[editar | editar código-fonte]

Entre março e abril de 2007, a síntese de unbinílio foi tentada no Laboratório Flerov de reações nucleares em Dubna, bombardeando um alvo de plutônio-244 com ferro-58 íons. Análise inicial revelou que nenhum átomo do elemento 120 foi produzido, estabelecendo um limite de 400 fb para a seção transversal na energia estudada.