Under the Dome (série de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Under the Dome (série))
Under the Dome
Under the Dome - Prisão Invisível
O Domo
 (BR)
Under the Dome (série de televisão)
Informação geral
Formato série
Gênero Drama
Fantasia
Ficção científica
Mistério
Duração 45 minutos (aproximadamente)
Estado Cancelada
Criador(es) Brian K. Vaughan
Elenco Mike Vogel
Rachelle Lefèvre
Dean Norris
Colin Ford
Mackenzie Lintz
Alexander Koch
Britt Robertson
Natalie Martinez
Nicholas Strong
Aisha Hinds
Jolene Purdy
Eddie Cahill
Karla Crome
Kylie Bunbury
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 3
Episódios 39 (lista de episódios)
Editor(es) Timothy A. Good
Cinematografia Cort Fey
Composto por W. G. Snuffy Walden
A. Patrick Rose
Empresa(s) produtora(s) Amblin Television
Baer Bones
CBS Television Studios
Localização Carolina do Norte
Exibição
Emissora original CBS
Distribuição CBS Television Distribution
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Formato de áudio 5.1 (Dolby Digital)
Transmissão original 24 de junho de 2013 - 10 de setembro de 2015

Under the Dome (Conhecido no Brasil como: O Domo e Under the Dome - Prisão Invisível) é uma série de televisão americana de drama, fantasia, ficção científica e mistério desenvolvida por Brian K. Vaughan.[1][2] A primeira temporada da série, estreou na CBS dia 24 de junho de 2013 às 22 horas.[3] A série têm três temporadas e um total de 39 episódios.

Baseada no romance homônimo de Stephen King,[2] a série no Brasil foi exibida em duas emissoras, e em cada uma, recebeu um título diferente. Na Rede Globo, foi exibida com o título Under the Dome - Prisão Invisível,[4] já na TNT o título da série era O Domo.[5]

Conta com Mike Vogel, Rachelle Lefèvre, Natalie Martinez, Dean Norris, Alexander Koch, Britt Robertson, Colin Ford e Mackenzie Lintz nos papéis centrais.

Vaughan saiu da série antes da estreia da segunda temporada,[6] e Baer seguiu como o responsável. No dia 9 de outubro de 2014, a CBS anunciou que a série havia sido renovada para uma terceira temporada cuja exibição se iniciou no dia 25 de junho de 2015 com a exibição de dois episódios em sequência.

No dia 31 de agosto, a CBS cancelou oficialmente a série, que acabou na terceira temporada, com o episódio final sendo exibido no dia 10 de setembro de 2015.[7]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Personagens principais
Alexander Koch (Junior), Eddie Cahill (Sam), Colin Ford (Joe), Rachelle Lefevre (Julia), Mike Vogel (Barbie), Neal Bear e Dean Norris (Big Jim) na Comic-Con 2014

Baseado no livro de mesmo nome, Under the Dome conta a história dos moradores da pequena cidade americana de Chester's Mill, no Maine, onde uma enorme e transparente cúpula indestrutível de repente os isola do resto do mundo. Sem acesso à internet, telefone e televisão, as pessoas presas dentro da cúpula devem encontrar suas próprias maneiras de sobreviver com a diminuição dos recursos e as crescentes tensões. Enquanto as forças militares, o governo e os meios de comunicação posicionados fora da barreira tentam derruba-lá, um pequeno grupo de pessoas presas lá dentro tenta descobrir o que é, de onde veio, e quando (e se) ela vai embora.

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Originalmente anunciada em novembro de 2009, a produção não foi para frente até que, dois anos depois, Vaughan foi contratado para adaptar o romance como uma série e, em seguida, apresentar para o canal a cabo Showtime. O presidente de entretenimento da Showtime, David Nevins, sentiu que a série não era certo para a rede e sugeriu a Nina Tassler, que ela assumisse o projeto. Imediatamente interessada, Tassler pegou a série e anexou ao produtor de televisão veterano Neal Baer. Foi anunciado em novembro de 2012 que a CBS tinha encomendado um piloto e treze episódios de Under the Dome. "Este é um grande romance que vem para a tela da televisão com os auspícios pendentes e os valores de produção na temporada para criar um evento de programação de verão", comentou Nina Tassler, presidente da CBS.

Um teaser trailer foi criado especialmente para o Super Bowl 2013. Em vez de mostrar imagens, o teaser dirigiu os telespectadores para o site oficial da série, onde eles poderiam colocar seu endereço e código postal para simular fotos de como suas casas e vizinhança ficariam "sob a cúpula".

Filmagens[editar | editar código-fonte]

As filmagens para a série começaram oficialmente em Southport e Wilmington, na Carolina do Norte, em 28 de fevereiro de 2013. Filmagens adicionais ocorreram em Burgaw. Foi confirmado em 9 de outubro de 2014 que mesmo depois de cortes extensos para os créditos tributários estaduais, as filmagens permaneceriam na área de Wilmington. Vaughan deixou a série em 2014 antes da estreia da segunda temporada. No entanto, ele já havia planejado a temporada com Baer antes de sua saída.

Transmissão[editar | editar código-fonte]

A série esteve disponível na Amazon Instant Video quatro dias após a transmissão na CBS. O acordo com a Amazon ajudou a CBS para mitigar o alto custo de produção de cerca de US$ 3 milhões por episódio. No Canadá, a série estreou em 24 de junho de 2013, na Rede Global Television. Na Austrália, a série estreou em 25 de junho de 2013, na Network Ten - apenas algumas horas depois de ser transmitida nos Estados Unidos, e vai ao ar em repetição na TV H!TS desde 4 de janeiro de 2015. A série estreou no Reino Unido em 19 de agosto de 2013, no Canal 5. Em Portugal a série é transmitida pelo TV Séries, tendo estreado no dia 26 de junho de 2013,[8] e no MOV, desde 12 de dezembro de 2013.[9] No Brasil, o primeiro episódio da terceira temporada foi exibido no dia 25 de junho, na TNT. Devido à baixa audiência, a CBS decidiu por não renovar a série, cujo episódio derradeiro foi ao ar no dia 10 de setembro de 2015.[7]

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

  • Dale "Barbie" Barbara (Mike Vogel) – Viajante bonitão e enigmático. Veterano de guerra, estava apenas de passagem pela cidade quando o domo caiu. Aos poucos, ele mostra que isso não foi uma coincidência.  
  • Julia Shumway (Rachelle Lefèvre) – Editora do jornal local, acaba de se mudar para a cidade com o marido, Peter. Depois que o evento acontece, Peter desaparece e ela terá que desvendar o porquê.  
  • Big Jim Rennie (Dean Norris) – Dono da maior concessionária da região e homem respeitado. É o único oficial eleito que fica debaixo do domo. Seu amor por Chester's Mill pode aumentar seu desejo pelo poder.  
  • Norrie Calvert-Hill (Mackenzie Lintz) – Jovem rebelde de 16 anos que estava no lugar errado, na hora errada. Ela passava pela cidade com suas mães quando o domo caiu e agora está bem longe da sua casa, num lugar repleto de estranhos.  
  • Joe McAlister (Colin Ford) – Jovem de espírito aventureiro, foi abduzido pelo domo, quando ele caiu em Cheste's Mill. Seus pais ficaram presos do outro lado. 
  • Angie McAlister (Britt Robertson) – É irmã de Joe e sempre quis se mudar da pequena cidade. A jovem tem vida dupla: trabalha como camareira de dia e striper à noite.  
  • Linda Esquivel (Natalie Martinez) – A policial tem personalidade forte e é afilhada do xerife Duke Perkins. O domo foi o culpado por separá-la de seu namorado, que ficou do lado de fora.  
  • Sam Verdreaux (Eddie Cahill) – Cunhado do Big Jim e tio de Junior Rennie. Vai dar muita dor de cabeça para Barbie.  
  • Rebecca Pine (Karla Crome) – Chega ao povoado agitando as coisas, especialmente o Big Jim. Inteligente e perspicaz, ela será o olhar da ciência para resolver o mistério do domo.
  • Carolyn Hill (Aisha Hinds) – Era uma advogada, mãe de Norrie e casada com Alice. Ela e sua família estavam passando pelo moinho de Chester's quando o domo caiu.
  • Alice Calvert Hill (Samantha Mathis) – Mãe de Norrie e casada com Carolyn, era uma psiquiatra. Diabetica, ela e sua familia passavam pelo moinho de Chester's quando o domo caiu.
  • Junior Rennie (Alexander Koch) – Era um vilão, obcecado por Angie ele só para de persegui-la quando seu pai o ameaça. Não pode ser confiavel.

Frequência dos personagens[editar | editar código-fonte]

Intérprete Personagem Temporada
1 2 3
Elenco Principal
Mike Vogel Dale "Barbie" Barbara Principal
Rachelle Lefèvre Julia Shumway Principal
Natalie Martinez Linda Esquivel Principal Participação Does not appear
Britt Robertson Angie McAlister Principal Participação Does not appear
Alexander Koch James "Junior" Rennie Principal
Nicholas Strong Phil Bushey Principal Does not appear
Colin Ford Joe McAlister Principal
Jolene Purdy Dorothy "Dodee" Weaver Principal Participação Does not appear
Aisha Hinds Carolynn Hill Principal Recorrente
Jeff Fahey Howard "Duke" Perkins Principal Does not appear
Dean Norris James "Big Jim" Rennie Principal
Mackenzie Lintz Eleanor "Norrie" Calvert-Hill Recorrente Principal
Eddie Cahill Sam Verdreaux Does not appear Principal
Karla Crome Rebecca Pine Does not appear Principal Does not appear
Kylie Bunbury Eva Sinclair / Dawn Does not appear Principal
Elenco Secundário
John Elvis Ben Drake Recorrente
Dale Raoul Andrea Grinnell Recorrente Does not appear
R. Keith Harris Peter Shumway Recorrente Does not appear
Megan Ketch Harriet Arnold Recorrente
Samantha Mathis Dr. Alice Calvert Recorrente Does not appear
Beth Broderick Rose Twitchell Recorrente Does not appear
Kevin Sizemore Paul Randolph Recorrente Does not appear
Josh Carter Eric "Rusty" Denton Recorrente Does not appear
Ned Bellamy Rev. Lester Cpggins Recorrente Does not appear
Leon Rippy Ollie Dinsmore Recorrente Does not appear
Joe Knezevich Freddy Denton Recorrente Does not appear
Andrew Vogel Carter Thibodeau Recorrente Does not appear
Crystal Martinez Enfermeira Adams Recorrente Does not appear
Natalie Zea Maxine Seagrave Recorrente Does not appear
Mare Winningham Agatha Seagrave Recorrente Does not appear
Grace Victoria Cox Melanie Cross Does not appear Recorrente
Brett Cullen Don Barbara Does not appear Recorrente
Max Elrich Hunter May Does not appear Recorrente
Mike Whaley Malick Does not appear Recorrente
Sherry Stringfield Pauline Verdreaux Rennie Does not appear Recorrente Does not appear
Dwight Yoakam Lyle Chumley Does not appear Recorrente Does not appear
Estes Tarver Tom Tilden Does not appear Recorrente Does not appear
Marg Helgenberger Christine Price Does not appear Recorrente
Eriq La Salle Hektor Martin Does not appear Recorrente
Bess Rous Abby DeWitt Does not appear Recorrente
Andrew J. West Pete Blackwell Does not appear Recorrente
Frank Whaley Dr. Marston Does not appear Recorrente
Gia Mantegna Lily Walters Does not appear Recorrente
Vince Foster Kyle Lee Does not appear Recorrente

Recepção[editar | editar código-fonte]

Primeira temporada[editar | editar código-fonte]

O episódio piloto recebeu críticas positivas, em grande parte, e os episódios iniciais foram geralmente bem recebidos. A partir de 25 de junho de 2013, o episódio piloto tem uma classificação de 72 em 100 no Metacritic, indicando "revisões geralmente favoráveis". No Rotten Tomatoes foram reportados que 82% de 45 críticos deram a primeira temporada um comentário positivo. Consenso do site é, "Under the Dome é um horror/mistério eficaz e cativante com plotagem hermético e grandes efeitos especiais".

Segunda temporada[editar | editar código-fonte]

Na segunda temporada foi registrada uma queda na qualidade da série, que alcançou uma pontuação de 52 em 100 no Metacritic, indicando "avaliações mistas". Do Chicago Sun-Times, Lori Rackl disse que "O que começou no ano passado como uma série de Verão de ficção científica promissora rapidamente transformou-se em uma confusão boba." Do Washington Post, Hank Stuever achou a história "uma bagunça" e que tem "um conceito mudo".[10]

Terceira temporada[editar | editar código-fonte]

A terceira temporada não conseguiu revisões suficientes para avaliação no Metacritic.[11] No Rotten Tomatoes alcançou um índice 72%. Kevin Yeoman para o Screenrant disse que "existe uma certa alegria que vem de assistir algo tão consistentemente imbecil como Under the Dome. (...) Agora em sua terceira temporada, a série vai para baixo (...) ao contar a história do rescaldo do Domo, por meio de uma realidade alternativa boba cozinhada por Melanie. (...) A estreia extra longa essencialmente se resume em uma maneira desajeitada de introduzir dois novos personagens na mistura. A partir dessa perspectiva, observando os episódios é como assistir os escritores correndo com a ideia de obter todos para fora (do Domo) antes de perceber que eles estão correndo na direção errada. O resultado é um dos mais desajeitados e mais inanes extensões e voltas na história da televisão recente."[12]

Audiências[editar | editar código-fonte]

Audiência por temporada[editar | editar código-fonte]

Temporada Horário Nº de episódios Estreia de temporada Final de temporada Ano Média Média por temporada
(em milhões)
Data Espectadores
(em milhões)
Data Espectadores
(em milhões)
1
Segunda-feira, 22:00hrs
13
24 de junho de 2013
13.53
16 de setembro de 2013
12.10 2013 2,7/8 11.19
2 13 30 de junho de 2014 9.41
22 de setembro de 2014
7.52 2014 1,6/5 7.17
3 Quinta-feira, 21:00hrs (Episódio 1)

Quinta-feira, 22:00hrs (Episódio 2-13)

13
25 de junho de 2015
6.25
10 de setembro de 2015
4.23 2015 1,0/4 4.70

Referências

  1. Reiher, Andrea (6 de maio de 2013). «CBS' Under the Dome acts as a parable, will have different explanation from the King novel» (em inglês). Zap2It. Consultado em 7 de março de 2015. Arquivado do original em 10 de maio de 2013 
  2. a b King, Stephen (27 de junho de 2013). «A Letter From Stephen». StephenKing.com. Consultado em 7 de março de 2015 
  3. Ng, Philiana (12 de janeiro de 2013). «CBS Sets Premiere Dates for Under the Dome, Big Brother and Unforgettable». The Hollywood Reporter. Consultado em 7 de março de 2015 
  4. «Globo exibe a série de suspense Under The Dome a partir do dia 30». Rede Globo (site). 24 de junho de 2014. Consultado em 7 de março de 2015 
  5. «Under The Dome (TNT)». Turner Network Television (site). Consultado em 7 de março de 2015 
  6. Goldberg, Lesley (10 de junho de 2014). «"Under the Dome EP Brian K. Vaughan Exits"». The Hollywood Reporter. Consultado em 7 de março de 2015 
  7. a b «Under the Dome é cancelada». Consultado em 1 de setembro de 2015 
  8. «"Under the Dome" estreia em junho no TVSéries». filmspot. 8 de junho de 2014. Consultado em 4 de julho de 2014 
  9. «'Under the dome' estreia no MOV». Destak. 12 de dezembro de 2013. Consultado em 4 de julho de 2014 
  10. «Under the Dome Season 2». Metacritic (em inglês). Consultado em 1 de dezembro de 2015 
  11. «Under the Dome : Season 2». Metacritic (em inglês). Consultado em 1 de dezembro de 2015 
  12. «Under the Dome: Season 3». Rotten Tomatoes (em inglês). Consultado em 1 de dezembro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]