Underberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Copo de Underberg com garrafa de porção tamanho normal
Uma caixa de metal contendo 12 garrafinhas de Underberg - Edição 2007 (Tema: Grécia)

Underberg é um bitter digestivo produzido na Alemanha pela Underberg AG, feito de ervas aromáticas de 43 países. O número exato e a identidade das ervas continuam a ser um segredo bem guardado.

História[editar | editar código-fonte]

É baseado em uma receita secreta e proprietária, guardado pela família Underberg desde que a empresa foi fundada por Hubert Underberg-Albrecht em 1846.[1] As ervas são destiladas usando um processo secreto denominado Semper idem (ou "sempre o mesmo"). Os extratos são, então, amadurecidos durante muitos meses em barris de carvalho da Eslovenia. A produção cessou em 1939 devido à falta de matérias-primas, apenas para ser reiniciada em dezembro de 1949. A bebida é geralmente associada com a sua famosa porção de garrafa de 20 ml , projetada em 1949 por Emil Underberg, neto do fundador. O mini-frasco é protegido por uma capa de papel de palha e a etiqueta Underberg é colada nela . Todos os seus elementos, incluindo a forma da garrafa, cor, embalagem e nome Underberg são marcas registras e protegidas por direitos autorais. A empresa defendeu com sucesso os seus direitos em mais de 1.200 processos judiciais contra outros fabricantes.

Brasilberg[editar | editar código-fonte]

[2]Em 17 de junho de 1846, Hubert Underberg fundou a empresa H. Underberg-Albrecht em Rheinberg na Alemanha, dando início à fabricação e venda do Underberg, uma especialidade feita com ervas aromáticas. No ano de 1884, Hubert Underberg começou a exportar o seu produto para o Brasil.

Em 1932, o neto do fundador, o Dr. Paul Underberg, mudou-se para o Brasil e começou a fabricar o Underberg do Brasil. Este produto fabricado no país com ervas brasileiras tornou-se, com o passar das décadas, uma especialidade original brasileira e ostenta, doravante, o nome Brasilberg da Casa Underberg do Brasil.

Referências

  1. «Semper idem since 1846». Underberg.de. Consultado em 13 de maio de 2011. Arquivado do original em 24 de março de 2012 
  2. «História». Brasilberg.com 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]