Undernet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Undernet é uma das maiores redes de IRC.

Foi criada em outubro de 1992 como uma rede experimental, rodando uma versão modificada do servidor EFnet irc v2.7, na tentativa de reduzir ao máximo o consumo de banda e falhas como Netsplits e Takeovers, que se tornaram frequentes na EFNet.

A Undernet foi criada na mesma época em que várias redes pequenas de IRC estavam começando e posteriormente começaram a desaparecer. Todavia, se reestruturou e se tornou a maior e mais antiga rede de IRC, a despeito dos obstáculos iniciais. Ela se destacou por ser a primeira rede a utilizar o protocolo de IRC timestamping como forma de inibir abusos.

Por um período em 1994, a Undernet foi vítima de uma série de Flame Wars. Todavia, a Undernet continuou intacta neste período e sua popularidade se mantém até hoje.

A Undernet é uma das maiores redes de bate papo em tempo real do mundo, com aproximadamente 20 servidores recebendo conexões de usuários (clientes).

O número de usuários abrangem todas as idades, nacionalidades e interesses, proporcionando uma enorme varidade de canais com muitos operadores e voluntários que ajudam novos usuários.

A Undernet possuí vários canais de suporte para os novatos no IRC e na Undernet, como por exemplo os canais #Ajuda, #cservice, #help, #helpchan, #mIRC, #beginner. Para ajuda na remoção de vírus, trojans e outros malwares, basta unir-se aos canais #vh, #DmSetup ou #NoHack. O usuário (Cliente) pode se conectar à Undernet via endereço irc.undernet.org ou qualquer outro endereço da lista de Servidores Disponíveis da Undernet.

A Undernet utiliza o GNUWorld para prover o "X", um serviço de canal. O "X" opera sobre uma base de usernames; Um Username é diferente de Nickname, porque não pode ser registrado. Se você se logou pelo "X", você poderá se unir também aos canais que possuem o Channel Mode +r e esconder seu host, configurando você mesmo o usermod em +X. Como o "X" é apenas para canais registrados, a Undernet desenvolveu o Chanfix aka C para proteger canais ainda não registrados que não desejam usar o "X" por serem ainda novos e portanto muito pequenos para isso. O Chanfix conduz o OP do canal e restaura os OPs daqueles que sofrem Takeovers.

A Undernet também mantém um eficiente rastreador de Proxy aberto. O Proxyscanner monitora os usuários conectados na Undernet. Ele rastreia Wingate, Winsocks, versão 4/5, Proxy HTTP e etc. È baseado em uma eficiente biblioteca chamada libpeak. Estas medidas foram tomadas depois do ataque DDoS no ano de 2001, que quase destruiu a rede e deixou a Undernet sem o bot "X" por meses.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]