União Astronómica Internacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:
União Astronômica Internacional

A União Astronômica Internacional (UAI) é uma sociedade científica cujos membros individuais são astrônomos profissionais de diversos países, portadores do título de doutor ou superior, e que atuam na pesquisa e na educação em astronomia.[1]

Com sua sede em Paris, sua autoridade é reconhecidas internacionalmente para atribuições de nomes a corpos celestes e a quaisquer características da superfícies deles, além de ser integrante do Conselho Internacional de Ciência (ICSU). A função principal do UAI é promover e salvaguardar a ciência da astronomia em todos os aspectos através da cooperação internacional. A UAI mantém relacionamento com organizações que incluem astrônomos amadores como seus membros.

Os seus grupos de trabalho incluem o Grupo de Trabalho para Nomenclatura do Sistema Planetário (Working Group for Planetary System Nomenclature - WGPSN), que mantém a convenção de nomes astronômicos e a nomenclatura planetária para corpos planetários. A UAI é responsável pelo sistema de mensagens sobre astronomia que são produzidos e distribuídos em seu nome pelo Escritório Central de Mensagens sobre Astronomia (Central Bureau for Astronomical Telegrams).

História[editar | editar código-fonte]

A UAI foi fundado em 1919, com o aparecimento de vários projetos incluindo a Carte Du Ciel, o Solar Union e o International Time Bureau.

O primeiro presidente indicado foi Benjamin Baillaud. Pieter Johannes van Rhijn foi presidente de 1932 até 1958. No Boletim Informativo do UAI No. 100,[2] doze dos quatorze últimos Secretários gerais desde 1964, cada um em seu cargo por três anos entre as Assembleias Gerais, recordam as histórias da UAI com suas dificuldades, por exemplo, com oficiais do antigo bloco Soviético, com a junta militar grega, e a razão por trás da decisão não muito popular para esperar uma Assembleia Extraordinária Geral na Polônia, por ocasião do aniversário de 500 anos de Nicolau Copérnico, em Fevereiro de 1973, logo após a Assembleia Geral ordinária na Austrália.

Composição[editar | editar código-fonte]

A UAI possui 10.145 [3] membros “individuais”, todos são profissionais astrônomos e a maioria são PhD. Existem também 64 [4] membros “nacionais” que representam países afiliados com a UAI. 87% são homens, enquanto somente 13% são mulheres, entre elas a ex-presidente, astrônoma Catherine J. Cesarsky.

O corpo soberano da UAI é sua “Assembleia Geral”, reunindo todos os membros. A Assembleia determina as políticas da UAI, aprovando estatutos e regulamentos da União (a propostas de alteração) e elege diversas comissões.

O direito a voto nas questões submetidas à Assembleia varia de acordo com o assunto em discussão. Os estatutos consideram cada assunto dividido em duas categorias:

  • Assuntos de ‘’natureza primordialmente cientifica’’ (determinado pelo Comitê Executivo), seu voto é restrito a membros individuais, e
  • Outros assuntos, (como a revisão do estatuto e questões de procedimento), com voto restrito aos representantes dos membros nacionais.

Em matéria orçamental (que são categorizados como “outros assuntos”), os votos são ponderados de acordo com os níveis de subscrição relativa dos membros nacionais. Um voto de segunda categoria exige uma participação de pelo menos dois terços dos membros nacionais, a fim de ser válido. A maioria absoluta é suficiente para aprovação em qualquer votação, exceto para a revisão do Estatuto que exige dois terços da maioria. Uma igualdade de votos é resolvida pelo voto do presidente da União.

Assembleias Gerais[editar | editar código-fonte]

Desde 1922, as Assembleias Gerais da UAI são programadas a cada três anos, com a exceção do período entre 1938 a 1948, devido à 2ª Guerra Mundial.

Depois da solicitação da Polônia em 1967, e por uma controversa decisão do então Presidente da UAI, uma “Assembleia Geral Extraordinária da UAI” foi estabelecida em fevereiro de 1973 em Varsóvia, para comemorar o 500º aniversário de Nicolau Copérnico, pouco depois da Assembleia Geral regular de 1973 ter sido realizada na Austrália.


Reunião Ano Local
I IAU Assembleia Geral 1922 Roma, Itália
II IAU Assembleia Geral 1925 Cambridge, Inglaterra
III IAU Assembleia Geral 1928 Leiden, Países Baixos
IV IAU Assembleia Geral 1932 Cambridge, Massachusetts, EUA
V IAU Assembleia Geral 1935 Paris, França
VI IAU Assembleia Geral 1938 Estocolmo, Suécia
VII IAU Assembleia Geral 1948 Zurique, Suíça
VIII IAU Assembleia Geral 1952 Roma, Itália
IX IAU Assembleia Geral 1955 Dublin, Irlanda
X IAU Assembleia Geral 1958 Moscou, União Soviética
XI IAU Assembleia Geral 1961 Berkeley (Califórnia), EUA
XII IAU Assembleia Geral 1964 Hamburgo, Alemanha ocidental
XIII IAU Assembleia Geral 1967 Praga, Checoslováquia
XIV IAU Assembleia Geral 1970 Brighton, Inglaterra
XV IAU Assembleia Geral 1973 Sydney, Austrália
XVI IAU Assembleia Geral 1976 Grenoble, França
XVII IAU Assembleia Geral 1979 Montreal, Quebec, Canadá
XVIII IAU Assembleia Geral 1982 Patras, Grécia
XIX IAU Assembleia Geral 1985 Nova Deli, Índia
XX IAU Assembleia Geral 1988 Baltimore, Marilândia, EUA
XXI IAU Assembleia Geral 1991 Buenos Aires, Argentina
XXII IAU Assembleia Geral 1994 Haia, Países Baixos
XXIII IAU Assembleia Geral 1997 Kyoto, Japão
XXIV IAU Assembleia Geral 2000 Manchester, Inglaterra
XXV IAU Assembleia Geral 2003 Sydney, Austrália
XXVI IAU Assembleia Geral 2006 Praga, República Checa
XXVII IAU Assembleia Geral 2009 Rio de Janeiro, Brasil
XXVIII IAU Assembleia Geral 2012 Beijing, China
XXIXth IAU Assembleia Geral (29th) 2015 Honolulu, EUA

Referências

  1. About the IAU (em inglês). International Astronomical Union. Página visitada em 19 de abril de 2012.
  2. IAU Information Bulletin No. 100, July 2007
  3. Referencia de 27 de agosto de 2009, http://www.iau.org/administration/membership/individual/
  4. Referência de 27 de agosto de 2009, http://www.iau.org/administration/membership/national/
  • Statutes of the IAU, VII: General Assembly, ss. 13-15

Ligações externas[editar | editar código-fonte]