União Internacional Democrata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
International Democrat Union
Presidente John Howard
Fundação 1983
Sede Londres, Reino Unido
Ideologia centro-direita, liberalismo clássico, conservadorismo
Afiliação internacional Fundação Hanns Seidel

A União Internacional Democrata (em Inglês: International Democrat Union, IDU) é um grupo de partidos políticos, principalmente conservadores e em alguns casos Democratas-Cristãos, fundada em 1983, que tem sede em Londres, Reino Unido. A União Internacional Democrata oferece um fórum onde os partidos com convicções semelhantes podem vir juntos, com a possibilidade de agir cooperativamente, estabelecer contatos e apresentar uma frente unida para promover as suas ideias através do globo. O grupo foi fundada por vários chefes de Estado e de governo, proeminente como o Primeira-Ministro da Grã-Bretanha, Margaret Thatcher, o (então) Vice-presidente dos Estados Unidos (depois Presidente dos Estados Unidos) George H. W. Bush, o chanceler da Alemanha, Helmut Kohl e Presidente da Câmara de Paris, Jacques Chirac. Entre fundadores não-chefes de Estado e não-chefes de Governo (mas membros de governo) estava o Ministro da Cultura do então governo português da Aliança Democrática, Francisco Lucas Pires, do Centro Democrático e Social.

Sendo um total de 46 membros associados, é presidida pelo ex-Primeiro-ministro da Austrália, John Howard.

A União Internacional Democrata também está associada com várias organizações regionais, "a União Democrata da África, a União Democrática das Américas, da União Democrática da Ásia-Pacífico, Caribe e União Democrática da União Europeia Democrata (ou União Democrata Europeia) e da União da Juventude Democrática Internacional e Internacional de Mulheres da União Democrática.

Partidos completamente membros[editar | editar código-fonte]

Seus membros são:

O Partido Integração Nacional da Costa Rica não é um membro da União Internacional Democrata, mas é um membro da secção regional, a União dos Partidos da América Latina.

O mesmo acontece com o Partido Social Democrata português, que só é membro associado através da União Europeia Democrata.

Partidos Associados[editar | editar código-fonte]

Partidos Observadores[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. International Democratic Union (página dos Democratas) (em Inglês). Página visitada em 16 de abril de 2013.