União de Atrecht

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota - não confundir com União de Utrecht
União de Atrecht e União de Utrecht

A União de Atretch (em francês Union d'Arras) foi um acordo assinado a 6 de Janeiro de 1579 na localidade francesa de Arras, em Nord-Pas-de-Calais. Neste acordo, as províncias dos então designados Países Baixos Espanhóis expressaram a sua lealdade para com o Rei Filipe II de Espanha (Filipe I de Portugal).

Decorria então a Guerra dos 80 anos, onde diversos estados dos Países Baixos se debatiam para obter a independência de Espanha.

Como reacção a este tratado, as províncias que se revoltavam assinaram poucos dias depois um tratado designado de União de Utrecht onde reafirmavam a sua independência.

As províncias que assinaram a União de Utrecht foram Lille, Douai, Orchies, Artois e Hainaut. Estas correspondem aproximadamente à região da Valónia na Bélgica, assim como parte do norte da França.

Do acordo celebrado constava:

  • não há lugar para tropas estrangeiras
  • o Conselho de Estado deverá ser organizado como no tempo do imperador Carlos I de Espanha (imperador Carlos V do Sacro Império Romano)
  • dois terços dos membros do conselho deverão ser admitidos pelos estados
  • todos os privilégios em vigor antes da Revolta Holandesa deverão ser repostos
  • o catolicismo é a única religião permitida. Todas as outras (como o calvinismo) deverão ser abolidas

As região de Namur, Luxemburgo e Ducado de Limburgo apoiaram a União, embora não tivessem assinado.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.