Unicelular

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um organismo unicelular é um organismo que consiste em apenas uma célula, ao contrário de um organismo pluricelular que consiste de várias células. Os organismos unicelulares que se movem são às vezes referidos como "mônadas".1 Os principais grupos de organismos unicelulares são as bactérias, a archaea, os protozoários, as algas e os fungos unicelulares. Os organismos unicelulares se dividem em duas categorias gerais: organismos procariotas e organismos eucariótica. Acredita-se que os organismos unicelulares sejam a forma de vida mais antiga, possivelmente existindo há 3,8 bilhões de anos.2

Os procariotas, a maior parte dos protistas e alguns fungos são unicelulares. Apesar de alguns destes organismos viverem em colônias, eles ainda são unicelulares. Estes organismos vivem em conjunto e cada célula na colónias é a mesma. No entanto, cada célula deve realizar todos os processos vitais a fim de que a célula sobreviva. Em contraste, mesmo as mais simples organismos multicelulares têm células que dependem umas das outras para sobreviver.

Alguns organismos são parcialmente uni e multicelulares, como o Dictyostelium discoideum. Outros podem ser unicelulares e multinucleados, como Myxogastria e o Plasmodium.

A maioria dos organismos unicelulares são microscópicos, portanto, são classificados como microorganismos. No entanto, alguns protistas unicelulares e bactérias são macroscópicos, visíveis a olho nu.3 Exemplos incluem:

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Paul C. Baumann; United States. Environmental Protection Agency. Office of Research and Development. Biological investigations of Lake Wingra. For sale by the Supt. of Docs., U.S. Govt. Print. Off.; 1973. p. 27.
  2. ThinkQuest, An Introduction to Cells
  3. Max Planck Society Research News Release Accessed 21 May 2009
  4. Researchers Identify Mysterious Life Forms in the Extreme Deep Sea. Accessed 2011-10-24.
  5. Bauer, Becky. "Gazing Balls in the Sea", October 2008. Página visitada em 27 August 2010.
  6. John Wesley Tunnell, Ernesto A. Chávez, Kim Withers. Coral reefs of the southern Gulf of Mexico. [S.l.]: Texas A&M University Press, 2007. p. 91. ISBN 1-58544-617-3
  7. http://www.wisegeek.com/what-is-the-largest-biological-cell.htm