Unicode Consortium

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Unicode Consortium é uma organização sem fins lucrativos que coordena o desenvolvimento e a promoção do Unicode. Ela tem a meta de substituir os esquemas de codificação de caracteres existentes pelo Unicode e pelos esquemas de transformação Unicode (UTF).

Em 3 de janeiro de 1991 a Unicode Consortium foi fundada e incorporada como Unicode, Inc. na Califórnia, Estados Unidos da América. No dia 25 é realizada a primeira reunião dos membros. Ainda em janeiro é formado o comitê técnico Unicode. No mês seguinte, um dos primeiros artigos sobre o Unicode aparece no New York Times[1] . Atualmente, qualquer empresa ou pessoa disposta a pagar os custos de associação pode tornar-se membra da organização; membros incluem virtualmente todas as principais empresas de software e hardware interessadas em padrões de processamento de texto, tais como Adobe Systems, Apple, Google, HP, IBM, Microsoft e Xerox. Outras instituições incluem a Universidade de Berkeley, o governo da Índia e o governo do Paquistão.[2]

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

  • The Unicode Consortium. The Unicode Standard: Version 5.0. 5 ed. [S.l.]: Addison-Wesley Professional, 2006. 1472 pp. ISBN 0321480910

Notas e Referências

  1. Andrew Pollack (20 de fevereiro de 1991). Universal Computer Code Due (em inglês). The New York Times. Página visitada em 20 de julho de 2007.
  2. The Unicode Consortium Members (em inglês). Página oficial do Unicode (17 de julho de 2007). Página visitada em 20 de julho de 2007.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]