Unidades elétricas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde junho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

As unidades da electricidade definidas pelo Sistema Internacional para as grandezas físicas relacionadas pela lei de Ohm são: o volt para a tensão; o ampere para a intensidade; e o ohm para a resistência.

Volt[editar | editar código-fonte]

O volt é a unidade do SI para o potencial eléctrico, a força eletromotriz e a voltagem. Recebe seu nome em homenagem a Alessandro Volta, quem em 1800 inventou a primeira bateria química. É representado simbolicamente pela letra V. Define-se como a diferença de potencial ao longo dum condutor quando uma corrente com uma intensidade de um ampere consome um watt de potência.

Ampere[editar | editar código-fonte]

O ampere é a unidade do SI para a intensidade de corrente eléctrica. Foi nomeada em homenagem a André-Marie Ampère. Um ampere é a intensidade de corrente que, ao circular por dois condutores paralelos, retilíneos, de comprimento infinito, de secção circular desprezível e separados entre si no vazio ao longo duma distância de um metro, produz uma força entre os condutores de 2·10−7 Newton por cada metro de condutor; também pode-se definir como o passo de um Coulomb (6.28 x 1016 electrões) num segundo a través dum condutor. Representa-se com la letra A.

Ohm[editar | editar código-fonte]

O ohm é a unidade do SI para a resistência eléctrica. Representa-se com a letra grega Ω. Seu nome deriva do sombrenome do físico Georg Simon Ohm, quem definiu a lei do mesmo nome. Um ohm é a resistência eléctrica que presenta una coluna de mercúrio de 106,3 cm de altura e 1 mm2 de secção transversal, a uma temperatura de 0 °C.

Ver também[editar | editar código-fonte]