Unilever

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão. (desde janeiro de 2010)
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Unilever
Unilever N.V.
Unilever PLC
Tipo Privada
Cotação AMS: UNA, LSE: ULVR, NYSEUN and NYSEUL
Indústria Bens de consumo (alimentos, limpeza e higiene)
Fundação Fusão da Lever Brothers com a Margarine Unie em 1929 (85 anos)
Sede Unilever House, Londres,  Reino Unido
Roterdã,  Países Baixos
Áreas servidas Mundo
Pessoas-chave Michael Treschow
(Presidente)
Paul Polman
(CEO)
Empregados 163,000 (2010)[1]
Produtos Veja a lista de produtos
Lucro Aumento 6,433 bilhões (2011)
Faturamento Aumento 46,467 bilhões em (2011)[2]
Página oficial www.unilever.com

Presente há 85 anos na vida dos brasileiros, a Unilever é uma companhia multinacional anglo-holandesa que produz bens de consumo em 190 países, nas categorias de cuidados pessoais, alimentos, limpeza, refreshment (bebidas de soja e sorvetes) e alimentação fora do lar (restaurantes). Hoje, o mercado nacional é atendido por 700 produtos de 25 marcas – entre elas, nomes consagrados como Omo, Comfort, Fofo, Seda, Lux, Dove, AdeS, Close Up e Rexona.[3]

História[editar | editar código-fonte]

Fábrica do Grupo Unilever em Sacavém, em Portugal; ao fundo, a ponte Vasco da Gama.

A história da Unilever começou no século XIX, na Inglaterra. Numa época em que sabão era um produto genérico, vendido por peso, William Hesketh Lever, através de sua empresa Lever Brothers, teve uma ideia simples, porém muito bem aceita: dar nome e embalagens individuais aos sabões que fabricava. Assim nasceu o sabão Sunlight.

Devido ao sucesso da ideia, em 1929 a Lever Brothers expandiu o negócio para outros países e uniu-se ao grupo holandês Margarine Unie, da área de alimentos, já que ambos utilizavam o azeite de palma como matéria-prima para seus produtos. Desta fusão veio a Unilever. Neste mesmo ano, a empresa montou sede na cidade de São Paulo sob o nome de Irmãos Lever e, assim, passou a comercializar o sabão Sunlight no Brasil.

Em 1960, ao adquirir a Cia. Gessy Industrial, a Irmãos Lever passou a adotar o nome Gessy Lever. Em 1970, a companhia decidiu entrar no mercado de alimentos, com o lançamento da margarina Doriana. Em 2000, a Gessy Lever adquiriu a Bestfoods, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, que havia acabado de incorporar as operações da Arisco. Em 2001, a então Gessy Lever decidiu adotar a identidade corporativa internacional, trocando seu nome e razão social para Unilever.

Em 2013, a Unilever foi a marca com o maior numero de anúncios da TV aberta do Brasil, segundo levantamento da consultoria Controle da Concorrência. A Unilever desbancou as Casas Bahia, que fechou os dois últimos anos na liderança do ranking, O volume de comerciais anunciados pelo conglomerado em 2013 aumentou quase 90% em relação o total de inserções realizadas em 2012 (24.800).[4]

Em Portugal a Unilever possui parceria com a empresa Unilever Jerónimo Martins Lda., que atualmente tem 4 unidades produtivas localizadas em Sacavém e Santa Iria da Azóia.

Produtos[editar | editar código-fonte]

Alimentos[editar | editar código-fonte]

Produtos de limpeza[editar | editar código-fonte]

Higiene pessoal[editar | editar código-fonte]

Crítica[editar | editar código-fonte]

Por causa dos procedimentos de um dos maiores fornecedores de óleo de palma, Unilever tem sido criticado por defensores dos direitos humanos e ativistas ambientalistas. O grupo Wilmar International com sede em Singapura voltou novamente a desflorestar áreas de mata virgem e, em Agosto de 2011, ordenou assaltar a aldeia de Sungai Beruang na Indonésia, que fica no meio de uma das plantações, pelo grupo de operações especiais Brimob.[5]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]