Unimed

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Unimed
UNIMED Fortaleza.jpgLogo unimed1.svg
Hospital Unimed em Fortaleza
Slogan "Esse é o plano!"
Tipo Cooperativa
Indústria Saúde
Página oficial http://www.unimed.coop.br

A Unimed é a maior cooperativa de trabalho médico do mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 83% do território nacional e detendo cerca de 40% do mercado doméstico de planos de saúde.

O chamado Sistema Empresarial Cooperativo Unimed abrange todas as 354 cooperativas médicas (Singulares e Federações) e é representado institucionalmente pela Unimed do Brasil – Confederação Nacional das Cooperativas Médicas.

Hoje, o Sistema conta com cerca de 109 mil médicos ativos, 106 hospitais próprios, 11 hospitais dia, 189 pronto-atendimentos, 74 laboratórios e 88 centros de diagnósticos, que atendem os aproximadamente 19 milhões de clientes e realizam 92 milhões de consultas, 2,2 milhões de internações e 197 milhões de exames complementares por ano.

As cooperativas regem-se pelos seguintes princípios: livre adesão, como forma associativa; gestão democrática, como forma política; compromisso doutrinário, como participantes das organizações cooperativas nacionais e internacionais; proporcionalidade às operações, como forma distributiva de resultados; ação integrada e interdependente; educação, treinamento e informação, como compromisso; responsabilidade social.

História[editar | editar código-fonte]

Com o intuito de garantir a liberdade e a dignidade dos profissionais de saúde e melhorias estruturais necessárias no setor no final da década de 1960, um grupo de médicos filiados ao Sindicato dos Médicos de Santos, em São Paulo, buscou no cooperativismo uma alternativa de modelo de gestão pautada pela ética, sem visar ao lucro e com ênfase no papel social da medicina.

Por isso, em 18 de dezembro de 1967, Edmundo Castilho e mais 22 médicos fundaram a União dos Médicos – Unimed, com Castilho como o primeiro presidente.

A diretoria da Unimed Santos passou a visitar cidades interessadas em adotar o modelo do cooperativismo e logo a Unimed se expandiu, primeiro pelo interior do Estado e, em seguida, para o restante do País.

Para organizar institucionalmente todas as Singulares e Federações, que começaram a ser criadas no início da década, a Unimed do Brasil foi fundada em 28 de novembro de 1975, durante assembleia de cooperados.

Cooperativas[editar | editar código-fonte]

Apoios e patrocínios[editar | editar código-fonte]

O Sistema Unimed é um grande apoiador do esporte nacional, sendo patrocinador da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por meio da Unimed do Brasil e da Seguros Unimed.

Também promove o paradesporto há mais de dez anos, em parceria com o Instituto Superar, patrocinando dez atletas de ponta, além de oferecer apoio integral com planos de saúde, investimento nas escolinhas de esportes e patrocínio do Prêmio Superar, o único que celebra os melhores do esporte olímpico e paralímpico, sem distinção.

De acordo com a Unimed Brasil, em 2014, será inaugurado o primeiro centro de treinamento focado em atletas paralímpicos, um projeto que demandará um investimento de R$ 2,5 milhões. O CT estará localizado em Pedra de Guaratiba (RJ) e será o primeiro oferecer acesso integral a atletas com e sem deficiência. Haverá dois ginásios, pista de atletismo na modalidade velocidade, academia, clínica de fisioterapia, restaurante, alojamentos, salas de aula e auditórios.

Por todo o País, o Sistema promove outras ações que impactam regionais as comunidades locais, como doações de alimentos a instituições beneficentes e de cadeiras de rodas no projeto Eu Ajudo na Lata, em que anéis de embalagens de alumínio são trocados pelos equipamentos.

Presidentes da Unimed do Brasil[editar | editar código-fonte]

Edmundo Castilho (1975 – 2001)

Celso Corrêa de Barros (2001 – 2009)

Eudes de Freitas Aquino (2009 – presente)

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]