Unimed Bauru

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Unimed Bauru é uma singular do sistema Unimed, e uma cooperativa de trabalho médico com mais de 600 médicos cooperados, mais de 1000 colaboradores e que atua na cidade de Bauru.

O primeiro presidente da Unimed Bauru foi Dr. Álvaro Paschoal, médico cardiologista e ainda cooperado. Vinte médicos formaram o primeiro núcleo da cooperativa e assinaram a ficha de cooperação no dia 6 de julho de 1971. Além de ser uma das poucas Unimeds a ter duas mulheres presidentes em sua história até hoje, também foi uma das primeiras cooperativas médicas do Brasil.

Operando desde 2002, a Farmácia Unimed Bauru oferece aos beneficiários do Sistema Unimed toda a linha de medicamentos a preços menores que os do mercado em geral. Para o médico cooperado, a Farmácia Unimed garante que sua prescrição será seguida rigorosamente por profissionais altamente capacitados para o atendimento ao público.

O Hospital da Unimed Bauru (HUB) tornou-se referência para outras Unimeds, Atualmente são 197 leitos em operação, cerca 720 colaboradores funcionários e corpo clínico formado por mais de 600 médicos cooperados.

São 15 leitos de UTI adulto, 3 leitos na UTI Pediátrica e 7 na UTI Neonatal, além de um berçário especial para prematuros com 5 leitos e 15 leitos de berçário neonatal normal. A média de atendimento mensal no hospital tem girado em torno de 2.500 internações, sendo realizadas 920 cirurgias/mês em média. O total geral de atendimentos do Hospital Unimed Bauru (HUB), em média, ultrapassa 10.700 mil ao mês.

A Unimed Bauru conta com sua Associação da Mulher Unimed (AMU), fundada em 27 agosto de 2002. A AMU Bauru faz parte de uma iniciativa das Unimeds do Estado de São Paulo que tem como objetivo desenvolver projetos sociais, por meio de trabalho voluntário, com apoio das cooperativas locais.

O foco do trabalho tem sido a deficiência visual, a partir da implantação do programa Vida Iluminada. O objetivo é integrar o deficiente visual à vida cotidiana em sociedade, reduzindo suas dificuldades de acesso. As ações da AMU Bauru são estabelecidas de modo a atender as necessidades da comunidade de deficientes da cidade. Entre os parceiros estão o Lar Escola Santa Luzia para Cegos, o Instituto Lauro de Souza Lima e o setor de Deficiência Visual do Cedalvi (Centro de Atendimento de Distúrbios da Audição, Linguagem e Visão), do Centrinho/USP Bauru.

A AMU Bauru também participa de eventos visando a sensibilização da comunidade para as necessidades dos deficientes visuais e viabiliza cursos na área de motilidade, informática e educação física para formar profissionais que atuam com portadores de necessidades especiais. Em parceria com o Cedalvi, em 2006 criou um coral de crianças com deficiência auditiva e visual, o Bem-Te-Vi.

A Unimed Bauru é também um dos patrocinadores do Bauru Basquete, equipe de sucesso no Basquete nacional.

Links Externos[editar | editar código-fonte]

www.unimedbauru.com.br