Unimog

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Unimog em museu na Alemanha
Unimog U400

Unimog (do alemão "UNIversal-MOtor-Gerät") é a designação de uma série de caminhões off-road produzida pela Mercedes-Benz.

Devido às suas capacidades off-road, pode ser usado em florestas, montanhas e desertos como veículo militar, de bombeiros, expedições, e até mesmo em competições de caminhões como o Rally Dakar. Na Europa são usados ​​como limpa neves, para o transporte de equipamentos municipais, agrícolas, de construção civil e como veículos rodo-ferroviário.

História[editar | editar código-fonte]

A Unimog surgiu pouco depois da Segunda Guerra Mundial, como um veículo para ser utilizado na agricultura, num papel mais polivalente que o tractor tradicional, nomeadamente ao nível da velocidade em estrada, pela Erhard und Soehne.

Uma herança deste passado agrícola, era a largura original entre rodados de 1,20 m, que correspondia à distância entre duas filas de batatas plantadas.

Os trabalhos no novo modelo iniciaram-se em janeiro de 1946, e o primeiro prototipo estava operacional no final desse ano.

Este prototipo estava equipado com um motor a gasolina, pois o desenvolvimento do motor diesel não estava ainda concluído. O aspecto externo deste prototipo era já muito semelhante ao que a Unimog iria ter.

A produção da Unimog iria arrancar em 1947, já equipada com o motor diesel de 25-hp (19 kW) OM636 da Daimler Benz diesel.

Fabricada originalmente pela Boehringer, uma vez que por um lado a Erhard und Soehne não tinha a capacidade de produção, e por outro pela interdição imposta pelos Aliados no pós-guerra à Mercedes Benz de produzir veículos todo o terreno; só em 1951 (quando a limitação foi levantada) a Unimog começou a poder usufruir de uma rede de distribuição e vendas fora da Alemanha.

Dada a sua versatilidade, e capacidade de circulação em todos os tipos de terreno, rapidamente a Unimog foi adoptada pelas forças armadas de vários países.

Comprada em grande quantidades por Portugal, a Unimog viu serviço activo em todas as frentes durante a Guerra Colonial, e ainda hoje equipa várias unidades e serviços.

No Brasil é utilizada, por exemplo, pela Força de Fuzileiros da Esquadra.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Unimog
Ícone de esboço Este artigo sobre Caminhões (português brasileiro) ou Camiões (português europeu) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.