Union (álbum)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Union
Álbum de estúdio de Yes
Lançamento 30 de Abril de 1991
Gravação 1989 - 1991
Gênero(s) Rock progressivo
Duração 65:23
Gravadora(s) Arista
Produção Jonathan Elias, Jon Anderson, Steve Howe, Trevor Rabin, Mark Mancina, Eddie Offord, Billy Sherwood
Opiniões da crítica

O parâmetro das opiniões da crítica não é mais utilizado. Por favor, mova todas as avaliações para uma secção própria no artigo. Veja como corrigir opiniões da crítica na caixa de informação.

Cronologia de Yes
Último
Último
Big Generator
(1987)
Talk
(1994)
Próximo
Próximo

Union é um álbum da banda de rock progressivo Yes. Foi assim chamado porque reuniu a formação dos álbuns anteriores do Yes (Jon Anderson, Chris Squire, Trevor Rabin, Alan White, Tony Kaye) e o grupo dos então ex-membros do Yes Anderson Bruford Wakeman Howe (Anderson, Bill Bruford, Rick Wakeman e Steve Howe).

Todos os ex-membros Anderson Bruford Wakeman Howe (exceto Anderson, que era membro de ambas as bandas) deixou o Yes após o Union Tour, fazendo de Union o último álbum do Yes com seu baterista original Bruford, e o último álbum com o guitarrista Howe e o tecladista Wakeman antes de seus retornos em 1995. É também o único álbum do Yes com o guitarrista Rabin em que ele não tocou qualquer teclado, e o único com o Yes sendo um octeto.

História[editar | editar código-fonte]

Depois de Big Generator em 1987, Jon Anderson juntou-se com ex-membros do Yes Steve Howe, Rick Wakeman e Bill Bruford. O resultado foi Anderson Bruford Wakeman Howe, lançado em 1989 e apoiado por uma turnê de sucesso. Por causa da existência separada do Yes (parte do nome da banda ainda sendo detido por Chris Squire), essas encarnações alternativas eram forçadas a usar seus sobrenomes como nome da banda depois que Squire ameaçou com ação legal. Enquanto isso, o Yes começou a compor e gravar material para a sua formação, enquanto Anderson Bruford Wakeman Howe fez o mesmo, com início de produção em Miraval Studios no Sul da França em abril de 1990.

Curvando-se para registrar a pressão da companhia para ressuscitar o estandarte do Yes, Squire e o Anderson vieram com a ideia de fundir os dois projetos, o que resultou no álbum de 1991 Union. Entretanto, o material de ABWH tinha sido extensamente reformulado sob a supervisão do produtor Jonathan Elias, que envolveu a substituição de muitas partes de guitarra de Howe com novas tocadas pelo músico de sessão Jimmy Haun. Da mesma forma, com Wakeman indisponível por causa de sua agenda de shows lotada como um artista solo, muitas das partes de teclado foram refeitas por uma variedade de tocadores em uma variedade de estúdios em Los Angeles e Nova York.[3] A pós-produção também envolveu Chris Squire adicionando os vocais de apoio para algumas faixas de ABWH, mas esta que continuaria a ser a extensão da "reunião" da formação de 1971-1972 como partes do baixo sobre as faixas foram realizadas por Tony Levin.

Sucesso[editar | editar código-fonte]

Union (Arista 261 558) atingiu #7 no Reino Unido, e #15 nos EUA durante a estada de 19 semanas.

Pessoal[editar | editar código-fonte]

Yes[editar | editar código-fonte]

Músicos adicionais[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • AllMusicGuide.com
  • "Top Albums Pop 1955-2001", Joel Whitburn, c. 2002

(Re)Union[editar | editar código-fonte]

BMG Special Products lançou uma versão do álbum Union reintitulado (Re)Union em 2004. Este estava disponível em lojas de mercado de massa (como K-Mart).

Lista de faixas de (Re)Union:

  1. I Would Have Waited Forever
  2. Shock to the System
  3. Masquerade
  4. Lift Me Up
  5. Without Hope You Cannot Start the Day
  6. Saving My Heart
  7. Miracle of Life
  8. Silent Talking
  9. More We Live/Let Go
  10. Holding On

As músicas "Angkor Wat", "Dangerous", "Evensong" e "Take the Water to the Mountain" foram removidas nesta edição.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Eder, Bruce. Union - Yes (em inglês) no Allmusic. Acessado em 20 June 2012.
  2. Eddy, Chuck (13 de Junho de 1991). Yes: Union. Music Reviews. Rolling Stone. Arquivado do original em 8 de Maio de 2009. Página visitada em 20 de Junho de 2012.
  3. Jimmy Haun Interview a Bondegezou