Unione Calcio Sampdoria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sampdoria
Nome Unione Calcio Sampdoria
Alcunhas I Blucerchiati (O Círculo Azul)
La Samp
Il Doria
Mascote Baciccia (marinheiro)
Principal rival Genoa
Fundação 12 de agosto de 1946 (77 anos)
Estádio Luigi Ferraris
Capacidade 36 599
Localização Gênova, Ligúria, Itália
Proprietário(a) Andrea Radrizzani
Matteo Manfredi
Presidente Marco Lanna
Treinador(a) Andrea Pirlo
Patrocinador(a) Banca Ifis
La Mia Liguria
Material (d)esportivo Macron
Competição Serie B
Copa da Itália
Website www.sampdoria.it
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

A Unione Calcio Sampdoria é um clube de futebol situado em Gênova, Itália. O clube foi fundado em 1946 pela fusão de dois clubes de esportes, Associazione Calcio Sampierdarenese e Società Ginnastica Andrea Doria, ostentando como maior conquista a Taça dos Vencedores de Taças, a segunda competição em hierarquia europeia de sua época.

Ambos tem o nome grafado no novo clube criado e também os uniformes refletem isso, o primeiro sendo uma fusão dos nomes dos dois antigos clubes, o segundo incorporando as cores das antigas equipes (azul-branco e vermelho-preto) em um único uniforme. Suas cores então são azul com branco, com listras vermelhas e pretas, daí o apelido Blucerchiati.

A Sampdoria manda seus jogos no Estádio Luigi Ferraris, o qual compartilha com outro clube de Gênova, o Genoa Cricket and Football Club. O clássico entre os dois times é comumente conhecido como Derby della Lanterna.

Campeã da Serie A na temporada 1990–91,[1] o clube também já venceu a Copa da Itália em quatro ocasiões: 1984–85, 1987–88, 1988–89 e 1993–94. O seu maior sucesso europeu veio quando a Samp venceu a Copa dos Vencedores de Copas da UEFA, em 1989–90.[2] também alcançou a final da Liga dos Campeões da UEFA em 1991–92, perdendo para o Barcelona por 1 a 0.[3]

A Sampdoria voltou a competir na Serie A em 2012, depois de ter sido rebaixada para a Serie B em 2011. No playoff final para a subida, ultrapassou o Sassuolo e o Varese, tendo alcançado assim a sua promoção na última vaga restante.[4]

História[editar | editar código-fonte]

Após a Segunda Guerra Mundial, os clubes Sampierdarenese e Andrea Doria estavam competindo no Campeonato Italiano. No entanto, em 12 de agosto de 1946, por meio de uma fusão, formaram juntos a Unione Calcio Sampdoria. O primeiro presidente do novo clube foi Piero Sanguineti, mas o empresário ambicioso Amedeo Rissotto logo o substituiu, enquanto o primeiro treinador da equipe durante este período foi um homem de Florença chamado Giuseppe Galluzzi.

No mesmo mês da fusão, o novo clube exigiu a partilha do Estádio Luigi Ferraris, com o Gênoa. O acordo foi levado sem problemas. Consequentemente, o estádio foi preparado para acomodar os jogos das duas equipas.

Como se mostrava que a fusão era em partes iguais de ambos os clubes anteriores, um novo kit de futebol foi projetado, que implementou as camisas azuis de Andrea Doria com o meião branco, vermelho e preto de Sampierdarenese.

Façanhas europeias e nacionais[editar | editar código-fonte]

Em 1979, foi adquirida pelo empresário Paolo Mantovani, que investiu na equipe, a fim de trazer a Samp ao topo do futebol europeu.

Em 1985 ganhou a sua primeira Copa da Itália.

No ano de 1988, sob o comando de Vujadin Boškov, o clube faturou sua segunda Coppa Italia.

Um segundo triunfo consecutivo na Copa da Itália rendeu à Sampdoria uma vaga na extinta Taça dos Clubes Vencedores de Taças, onde derrotou o Anderlecht, da Bélgica, após a prorrogação.

Isto foi seguido, um ano depois, pelo seu primeiro Scudetto como campeão da Serie A, com uma vantagem de cinco pontos para o segundo colocado, o Milan.[5] A equipe vencedora contou com vários jogadores notáveis, como Gianluca Pagliuca, Gianluca Vialli, Roberto Mancini, Toninho Cerezo, Pietro Vierchowod e Attilio Lombardo.[6]

Na temporada seguinte, a Sampdoria chegou à final da Taça dos Clubes Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões da UEFA), mas acabou sendo derrotada por 1 a 0 pelo Barcelona, em jogo realizado no Estádio de Wembley.[1]

Em sua participação na Copa da UEFA de 1997–98, a equipe foi derrotada, nas oitavas de final, pelo Athletic Bilbao da Espanha.

Declínio e reerguimento[editar | editar código-fonte]

Em 14 de outubro de 1993, Paolo Mantovani morreu repentinamente, sendo substituído por seu filho Enrico.[7] Durante a primeira temporada de Enrico Mantovani (1993–94), a Sampdoria venceu mais uma Copa da Itália e terminou em 3º na Serie A.

Durante as quatro temporadas seguintes, muitos jogadores da equipe de seu pai deixaram o clube , mas outras importantes aquisições foram feitas, as quais mantiveram a Sampdoria na parte superior da Serie A.

Os argentinos Juan Sebastián Verón e Ariel Ortega, o empréstimo de Vincenzo Montella e dos meias Clarence Seedorf[8] e Christian Karembeu, trouxeram sobrevida a equipe. Apesar disso, em maio de 1999, a Sampdoria foi rebaixada para a Serie B, e não retornou à primeira divisão até 2002.

Em torno deste tempo, o clube foi adquirido por Riccardo Garrone, um homem de negócios de petróleo italiano. Dois dos mais importantes movimentos iniciais de Garrone foram injetar dinheiro novo no clube e nomear Walter Novellino como novo treinador.

A Sampdoria retornou à Serie A em 2003, liderada pelo talismã Francesco Flachi, e terminou sua primeira temporada em oitavo lugar.[9]

Na Serie A de 2004–05, por pouco a Sampdoria não se classificou para a Liga dos Campeões da UEFA. A equipe perdeu a vaga para a Udinese,nas rodadas finais da temporada, e terminou em quinto lugar. Já na temporada seguinte, 2005–06, o clube foi eliminado na fase de grupos da Copa da UEFA. Mesmo assim, Novellino foi confirmado para mais uma temporada, e a Sampdoria terminou a Serie A 2006–07 com uma campanha de nono lugar.

O clube participou ativamente no mercado de transferências para a temporada 2007–08, persuadindo Vincenzo Montella a fazer um retorno à Samp e assinando com o atacante Antonio Cassano, do Real Madrid, que chegou por empréstimo. Tendo experimentado um tal período de empréstimos bem sucedidos, a Sampdoria realizou uma mudança radical durante a janela de transferências de inverno: o atacante Giampaolo Pazzini foi contratado e formou uma das parcerias mais eficazes do Campeonato Italiano. O time terminou a temporada em sexto lugar na Serie A e se classificou para a Copa da UEFA de 2008–09.

Na temporada 2009-10, a Sampdoria ficou em 4° no Campeonato Italiano, o que fez se classificar para o Play-off da Liga dos Campeões 2010-11, porém acabou perdendo pro Werder Bremen da Alemanha por 5-4 no agregado perdendo de 3-1 na Alemanha e ganhando de 3-2 em Gênova.[10][11]

Com a saída do diretor de esporte Giuseppe Marotta, do treinador Luigi Delneri e dos jogadores Cassano e Pazzini – responsáveis pelos sucessos recentes da Samp – o clube embarcou em uma jornada infeliz de resultados e acabou sendo rebaixado para a Serie B em maio de 2011, após uma derrota por 2 a 1 em casa contra o Palermo.[12]

Na temporada seguinte, a Sampdoria venceu os playoffs, batendo a Associazione Sportiva Varese 1910 por 1 a 0 no retorno final do playoff, após o 3 a 2 da primeira partida, confirmando seu retorno à primeira divisão. O clube foi o primeiro time fora do terceiro lugar a ganhar o playoff, bem como o primeiro sexto colocado a fazê-lo.

Em junho de 2014, o clube foi comprado por Massimo Ferrero, cinematográfico romano.[13]

No Campeonato italiano 2014-15 a Sampdoria conseguiu um sétimo colocado,que lhe deu o direito de jogar a 3 pré-eliminatória da Liga Europa 2015-16 contra o Vojvodina da Sérvia.[14] No primeiro jogo em Turim na Itália acabou 4x0 para o Vojvodina,[15]o jogo da volta na Sérvia acabou 2x0 para a Sampdoria que foi eliminada no placar agregado.[16]

Em 2023, após uma campanha infeliz no campeonato e problemas financeiros,a Sampdoria foi rebaixada para a Serie B após ficar 11 anos na elite italiana.[17]

No mesmo ano no dia 30 de maio, foi oficializada a compra do clube por parte dos empresários Andrea Radrizzani e Matteo Manfredi, Andrea também sendo dono do clube inglês Leeds United. Com o propósito de salvar o clube, a dupla conseguiu evitar a falência e punições como o risco de jogar a Série D na próxima temporada.[18]

Estádio[editar | editar código-fonte]

A Sampdoria manda seu jogos no Estádio Luigi Ferraris que têm capacidade para 33.599 torcedores. Já foi utilizado para jogos da Copa do Mundo no ano de 1934.

O estádio foi demolido em 1987 e foi reconstruído por completo em 1989 para os jogos da Copa do Mundo de 1990.[19]

Cores e apelidos[editar | editar código-fonte]

O escudo do clube dispõe de um marinheiro em perfil, conhecido pelo nome genovês de Baciccia, que é traduzido para "Giovanni Battista" em italiano, ou "João Batista", em português.

A imagem de um marinheiro é apropriada devido a Sampdoria ter sua sede na cidade portuária de Gênova.

As cores branco, azul, vermelho e preto dentro do escudo representam a fusão dos clubes que deram origem ao novo clube.

Títulos[editar | editar código-fonte]

CONTINENTAIS
Competição Títulos Temporadas
Recopa Europeia da UEFA 1 1989–90
NACIONAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Italiano 1 1990–91
Copa da Itália 4 1984–85, 1987–88, 1988–89 e 1993–94
Supercopa da Itália 1 1991
Campeonato Italiano - Serie B 1 1966–67

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Recordes individuais[editar | editar código-fonte]

Mais partidas[editar | editar código-fonte]

# País Nome Período Jogos
1 Itália Roberto Mancini 1982–1997 567
2 Itália Pietro Vierchowod 1983–1995 493
3 Itália Angelo Palombo 2002–2011
2012–2017
459
4 Itália Moreno Mannini 1984–1999 417
5 Itália Gaudenzio Bernasconi 1954–1965 362
6 Itália Luca Pellegrini 1980–1991 362
7 Itália Guido Vincenzi 1958–1969 360
8 Itália Giancarlo Salvi 1963–1964
1965–1976
327
9 Itália Gianluca Vialli 1984–1992 321
10 Itália Attilio Lombardo 1989–1995
2001–2002
306

Maiores artilheiros[editar | editar código-fonte]

# País Nome Período Gols
1 Itália Roberto Mancini 1982–1997 173
2 Itália Gianluca Vialli 1984–1992 141
3 Itália Francesco Flachi 1999–2007 110
4 Itália Fabio Quagliarella 2006–2007
2015–2023
106
5 Itália Adriano Bassetto 1946–1953 93
6 Itália Giuseppe Baldini 1946–1950 73
7 Itália Vincenzo Montella 1996–1999
2007–2008
66
8 Itália Attilio Lombardo 1989–1995
2001–2002
60
9 Itália Manolo Gabbiadini 2013–2015
2018–
52
10 Itália Sergio Brighenti 1960–1963 50
11 BrasilItália Eder 2012–2016 49

Histórico de treinadores[editar | editar código-fonte]

 
Nome Anos
Itália Giuseppe Galluzzi 1946–1947
Itália Adolfo Baloncieri 1947–1950
Itália Giuseppe Galluzzi 1950
Itália Matteo Poggi
Itália Alfredo Foni
1950–1951
Itália Alfredo Foni 1951–1952
Itália Matteo Poggi 1952
Itália Ivo Fiorentini 1952–1953
Itália Paolo Tabanelli 1953–1955
Hungria Lajos Czeizler 1955–1956
Itália Pietro Rava 1956–1957
Itália Ugo Amoretti 1957
Inglaterra William Dodgin 1957–1958
Itália Adolfo Baloncieri 1958
Itália Eraldo Monzeglio 1958–1961
Itália Roberto Lerici 1961–1963
Áustria Ernst Ocwirk 1963–1965
Itália Giuseppe Baldini 1965–1966
Itália Fulvio Bernardini 1966–1971
Paraguai Heriberto Herrera 1971–1973
Itália Guido Vincenzi 1973–1974
Itália Giulio Corsini 1974–1975
Itália Eugenio Bersellini 1975–1977
Itália Giorgio Canali 1977–1978
Itália Lamberto Giorgis 1978–1979
Itália Lauro Toneatto 1979–1980
Itália Enzo Riccomini 1980–1981
Itália Renzo Ulivieri 1981–1984
Itália Eugenio Bersellini 1984–1986
Jugoslávia Vujadin Boškov 1986–1992
Suécia Sven-Göran Eriksson 1992–1997
Argentina César Luis Menotti 1997
Sérvia e Montenegro Vujadin Boškov 1997–1998
Itália Luciano Spalletti 1998
Inglaterra David Platt
Itália Giorgio Veneri
1998–1999
Itália Luciano Spalletti 1999
Itália Giampiero Ventura 1999–2000
 
Nome Anos
Itália Luigi Cagni 2000–2001
Itália Gianfranco Bellotto 2001–2002
Itália Walter Novellino 2002–2007
Itália Walter Mazzarri 2007–2009
Itália Luigi Del Neri 2009–2010
Itália Domenico Di Carlo 2010–2011
Itália Alberto Cavasin 2011
Itália Gianluca Atzori 2011
Itália Giuseppe Iachini 2011–2012
Itália Ciro Ferrara 2012
Itália Delio Rossi 2013
Sérvia Siniša Mihajlović 2013–2015
Itália Walter Zenga 2015
Itália Vincenzo Montella 2015–2016
Itália Marco Giampaolo 2016–2019
Itália Eusebio Di Francesco 2019
Itália Claudio Ranieri 2019–2021
Itália Roberto D'Aversa 2021–2022
Itália Marco Giampaolo 2022
Sérvia Dejan Stanković 2022–2023
Itália Andrea Pirlo 2023–

Referências

  1. a b Leandro Stein (19 de maio de 2021). «Em 1991 a Sampdoria conquistou a Serie A em sua era de ouro – e depois quase faturou também a Champions». Trivela. Consultado em 1 de novembro de 2022 
  2. «Conheça o lendário time que desbancou gigantes e hoje inspira Itália a 'mudar de cara' e tentar título após 15 anos». ESPN.com. 11 de julho de 2021. Consultado em 1 de novembro de 2022 
  3. Crisan Ramos. «Wembley, 1992: o drama da Sampdoria contra o Barcelona». Calciopédia. Consultado em 29 de outubro de 2022 
  4. «Sampdoria vence o Varese por 1 a 0 e está de volta à Série A do Italiano». GloboEsporte.com. 10 de junho de 2012. Consultado em 29 de outubro de 2022 
  5. «Times de que Gostamos: Sampdoria 1990-1991». O Futebólogo. 30 de outubro de 2013. Consultado em 29 de outubro de 2022 
  6. Guilherme Diniz. «Times históricos: Sampdoria 1986-1992». Calciopédia. Consultado em 29 de outubro de 2022 
  7. Thiéres Rabelo. «Paolo Mantovani, o presidente que fez a Sampdoria subir de patamar». Calciopédia. Consultado em 29 de outubro de 2022 
  8. «Seedorf: histórico de títulos pelos clubes que passou». Extra. 30 de junho de 2012. Consultado em 29 de outubro de 2022 
  9. Nelson Oliveira. «Ídolo da Sampdoria, Francesco Flachi desperdiçou parte de seu talento com vício em cocaína». Calciopédia. Consultado em 29 de outubro de 2022 
  10. «Samp, serata neraPazzini la tiene in vita». la Repubblica (em italiano). 18 de agosto de 2010. Consultado em 23 de abril de 2023 
  11. UEFA.com. «Sampdoria-Bremen | UEFA Champions League 2010/11». UEFA.com. Consultado em 23 de abril de 2023 
  12. «Udinese vence e volta ao quarto lugar; Sampdoria é rebaixada». Trivela. 15 de maio de 2011. Consultado em 29 de outubro de 2022 
  13. «Sampdoria, Garrone vende la società a Massimo Ferrero». la Repubblica (em italiano). Consultado em 8 de maio de 2023 
  14. fedefala (18 de junho de 2015). «UEFA: la Sampdoria parteciperà all'Europa League 2015/16». U.C. Sampdoria (em italiano). Consultado em 23 de abril de 2023 
  15. UEFA.com. «Sampdoria-Vojvodina | UEFA Europa League 2015/16». UEFA.com (em espanhol). Consultado em 23 de abril de 2023 
  16. UEFA.com. «Vojvodina-Sampdoria | UEFA Europa League 2015/16». UEFA.com (em italiano). Consultado em 23 de abril de 2023 
  17. «Sampdoria é derrotada pela Udinese e é a primeira rebaixada do Campeonato Italiano - 08/05/2023 - UOL Esporte». www.uol.com.br. Consultado em 8 de maio de 2023 
  18. «Dono do Leeds United vence 'guerra' contra proprietário do Lille e acerta compra da Sampdoria após rebaixamento». ESPN.com. 31 de maio de 2023. Consultado em 31 de maio de 2023 
  19. dNext. «Structures». U.C. Sampdoria (em inglês). Consultado em 23 de abril de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]