Unione Sportiva Triestina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Triestina
Nome Unione Sportiva Triestina
Unione Triestina 2012
Alcunhas Unione (A União)
Giuliani (Julianos)
Alabardati (Alabardeiros)
Muli, Greghi
Fundação 1918 (96 anos) (refundado em 1994 e 2012)
Estádio Nereo Rocco
Capacidade 32.454
Localização Trieste,  Itália
Presidente Itália Davide Zotti
Treinador Itália Fabio Sambaldi
Patrocinador Fantinel, Testa & Molinaro
Material esportivo Legea
Competição Eccellenza Friuli-Venezia Giulia
Divisão 2011 Lega Pro Prima Divisione, 15º lugar (rebaixado)
Website [1]
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Unione Sportiva Triestina (rebatizado como Unione Triestina 2012) é um clube de futebol italiano da cidade de Trieste, na província de Friul-Veneza Júlia, que atualmente disputa a Eccellenza regional.

História[editar | editar código-fonte]

A Triestina foi fundada em 1918 como resultado da fusão entre dois times locais (Ponziana e Foot-Ball Club Trieste). Seis anos depois, faria sua estreia na Seconda Divisione (atual Série B), onde permaneceria até 1929, quando obteve o acesso para a Série A.

Manteve-se no principal escalão do futebol italiano até 1956 (não houve disputa entre 1943 e 1946 por conta da Segunda Guerra Mundial), quando foi rebaixada, mas regressou à Série A em 1958. Um ano depois, voltou a cair de divisão, não retornando mais à elite do futebol italiano.

De 1959 a 2011, foram idas e vindas nas divisões inferiores do Campeonato Italiano, permanecendo nove anos na Série B (2002-2011), quando caiu para a Lega Pro Prima Divisione (terceira divisão), onde havia frequentado anos antes, na época em que a competição se chamava Série C/D.

A Triestina, cujas cores são vermelho e branco, vivia situação financeira bastante delicada durante a disputa da Lega Pro, tendo sua falência decretada pela Corte de Trieste em janeiro de 2012. Ao final da temporada, com o time já rebaixado, a declaração oficial de falência foi oficializada em junho, e vários de seus atletas deixaram a agremiação, refundada em julho com o nome de Unione Triestina 2012, mantendo as cores e o mando de jogo no Stadio Nereo Rocco, com capacidade para 32.454 lugares, e recomeçando sua trajetória na Eccellenza de Friul-Veneza Júlia.

Jogadores de destaque[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de ItáliaSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol italianos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.