Universidade do Planalto Catarinense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Uniplac)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
UNIPLAC
Universidade do Planalto Catarinense
Fundação 1959
Tipo de instituição Comunitária
Mantenedora Fundação das Escolas Unidas do Planalto Catarinense
Reitor(a) Luiz Carlos Pfleger
Estado Santa Catarina
Afiliações ABRUEM
Página oficial http://www.uniplac.net
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil


A Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC é uma Instituição Pública de Direito Privado (conforme art. 242 da Constituição Federal) localizada em Lages. Sua história iniciou-se em 1959 com a criação da Associacão Catarinense de Cultura - ACC. Tornou-se reconhecida como Universidade em 1999, embora oferecesse cursos superiores há mais de três décadas.

A UNIPLAC, através do ensino, da pesquisa e da extensão, deve propiciar a formação humana e técnico-científica do cidadão, intervindo na região com propostas e respostas para o desenvolvimento regional sustentável nos aspectos econômicos, políticos, sociais, educacionais, culturais e ambientais.[1]

Dispõe de 30 cursos de graduação, como medicina, engenharia civil, fisioterapia, engenharia elétrica, administração, direito, biomedicina, terapia ocupacional, odontologia entre outros. Além de cursos de pós-graduação latu-sensu e stricto-sensu. A universidade está implantando o método PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) em seu ensino. O curso de medicina, desde o início, adota 100% do método. Outros cursos também estão em fase de implantação do PBL.

Seu processo seletivo é feito pela ACAFE e/ou análise de histórico escolar.

Princípio[editar | editar código-fonte]

A Universidade consagra os princípios que asseguram a dignidade da pessoa e seus direitos fundamentais, vedadas quaisquer discriminações filosóficas, políticas, religiosas, raciais, de gênero ou de classe.

Objetivos[editar | editar código-fonte]

  • Atender, com agilidade e eficiência, às demandas que lhe sejam feitas no ensino, através da formação de recursos humanos necessários ao processo de desenvolvimento da sociedade; na pesquisa diretamente comprometida com os projetos e programas regionais em operação e, ainda, na intervenção programada da extensão junto às comunidades da região;
  • Manter a sua vocação institucional e colocar-se como mecanismo privilegiado de mediação e articulação entre o poder público e outras instituições públicas e privadas, de pesquisa, ciência, tecnologia e formação de recursos.;
  • Promover o intercâmbio científico e/ou cultural com instituições nacionais e internacionais.

Histórico[editar | editar código-fonte]

1959 É criada a Associação Catarinense de Cultura – ACC, com o objetivo de manter estabelecimentos de Ensino Superior e Ensino Médio - Escolas Técnicas do Comércio.

1965 A partir de novembro, pela Lei Municipal n.º 255, é criada a Fundação Educacional de Lages - FEL.

1966 Ocorre a implantação dos Cursos de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis, Administrativas, Jurídicas e Sociais de Lages - FACEC.

1970 Os caminhos da expansão são marcados pela criação da Faculdade de Ciências e Pedagogia de Lages – FACIP, com os cursos de Pedagogia, Letras e Ciências Sociais.

1974 No contexto da organização do Sistema Fundacional Catarinense (ACAFE), cria-se a Fundação das Escolas Unidas do Planalto Catarinense.

1990 Surge a necessidade de transformações na estrutura do ensino superior.

1994 É tomada a decisão de acionar o processo de transformação da UNIPLAC em Universidade.

1995 A Carta Consulta é protocolada no Conselho Estadual de Educação.

1996 A UNIPLAC lança o Projeto da Universidade. Em 12/12/96 instala-se a Comissão Especial de Acompanhamento.

1998 Na Lei Complementar Municipal nº 092/98, é consolidada a legislação municipal que instituiu a Fundação UNIPLAC. Também são elaborados os novos Estatutos e o Regimento Geral.

1999

13.04 - São Protocolados no Conselho Estadual de Educação os Relatórios Parciais e o Relatório Final da Comissão Especial de Acompanhamento do Processo Transformação das Faculdades Unidas do Planalto Catarinense em Universidade.

15.06 - Através da Resolução 31/99, o Conselho Estadual de Educação reconhece a Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC. 23.06 - O Governo do Estado também reconhece a UNIPLAC como Universidade, através do Decreto 312/99.

27.07 - A Universidade do Planalto Catarinense é oficialmente instalada, passando assim a usar de todas as prerrogativas inerentes ao status universitário.

2004 27/07 - 5 anos como Universidade e muitas conquistas para o desenvolvimento regional serrano.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. NIU - Núcleo de Informática da Uniplac. FINALIDADE, OBJETIVOS E PRINCÍPIOS NIU - Núcleo de Informática da Uniplac.