Universidade do Planalto Catarinense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Uniplac)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
UNIPLAC
Universidade do Planalto Catarinense
Fundação 1959
Tipo de instituição Comunitária
Mantenedora Fundação das Escolas Unidas do Planalto Catarinense
Reitor(a) Elson Rogério Bastos Pereira
Estado Santa Catarina
Afiliações ABRUEM
Página oficial http://www.uniplac.net
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil


A Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) é uma Instituição Pública de Direito Privado (conforme art. 242 da Constituição Federal) localizada em Lages

A entidade está sob Intervenção Judicial, sendo Walter Manfrói, secretário de Finanças do município de Lages, o interventor responsável pelo ano de 2010. A instituição passa por grave crise financeira e vive dias incertos, devendo milhões a bancos e atransando corriqueiramente salários de funcionários. A liquidação, venda e municipalização são possibilidades analisadas pelo grupo Interventor. Contudo, a entrada de cerca de 1000 novos alunos no início de 2010 garantiu um aumento de receita à Uniplac e uma sensível melhora em sua condição financeira.

Através do ensino, da pesquisa e da extensão, propicia a formação humana e técnico-científica do cidadão, intervindo na região com propostas e respostas para o desenvolvimento regional sustentável nos aspectos econômicos, políticos, sociais, educacionais, culturais e ambientais.

Dispõe de 30 cursos de graduação, como medicina, engenharia civil, fisioterapia, engenharia elétrica, administração, direito, biomedicina, terapia ocupacional, odontologia entre outros. Além de cursos de pós-graduação latu-sensu e stricto-sensu. A universidade está implantando o método PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) em seu ensino. O curso de medicina, desde o início, adota 100% do método. Outros cursos também estão em fase de implantação do PBL.

Sua história iniciou-se em 1959 com a criação da Associacão Catarinense de Cultura - ACC. Tornou-se reconhecida como Universidade em 1999, embora oferecesse cursos superiores há mais de três décadas.

Seu processo seletivo é feito pela ACAFE e/ou análise de histórico escolar.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]