Centro Universitário Augusto Motta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Unisuam)
Ir para: navegação, pesquisa

O Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) é uma tradicional instituição de Ensino Superior situada no Rio de Janeiro com sede no bairro de Bonsucesso. Além de sua sede a UNISUAM conta com mais três unidades - Campo Grande, Bangu e Jacarepaguá. A instituição tem como objetivo principal contribuir com o desenvolvimento das comunidades que a cercam. A UNISUAM tem uma história de tradição e sucesso e tem buscado ampliar seu alcance para outras regiões, sempre com foco no desenvolvimento social.

História[editar | editar código-fonte]

Sua história tem início muito antes do ingresso na Educação Superior, na década de 1930, com a fundação do Colégio Luso Carioca pelo professor Augusto Medeiros da Motta. Inicialmente um curso preparatório para a Escola Naval, o colégio ampliou-se com a criação de outros níveis, como Primário, Técnico em Contabilidade e Admissão ao Propedêutico.

Após o falecimento do professor Augusto Medeiros da Motta, sua esposa, a professora Amarina Motta, e seus filhos, Augusta e Arapuan deram continuidade ao seu trabalho e fundaram, em 1968, a Escola Normal Luso Carioca. No ano seguinte, ampliaram a atuação para a Educação Superior, com a fundação da Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta (SUAM), fundada oficialmente em 4 de dezembro de 1969, em Bonsucesso', daria origem à Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas. Ainda hoje, a família Motta se mantém na administração da Instituição, dando continuidade ao trabalho de enriquecimento da formação cultural da Zona da Leopoldina e ampliando essa ação para novas regiões da cidade. Em 1970, a SUAM teve sua primeira faculdade autorizada a funcionar. Mais tarde, com a diversificação dos cursos oferecidos, a Instituição alcançou o estágio de Faculdades Integradas e, em 1997, conseguiu atingir as metas necessárias para tornar-se o primeiro Centro Universitário do Brasil.

Missão, visão e valores[editar | editar código-fonte]

Missão: Promover o desenvolvimento do homem e do meio em que vive numa relação recíproca com a sociedade, permitindo o acesso a um ensino de qualidade, participando ativamente da melhoria dos processos educacionais do país.


Visão: Ser reconhecida como a Instituição de Ensino de excelência, com o melhor modelo de transformação social do país.


Valores: Competência, credibilidade, comprometimento, inovação e responsabilidade social.

Faculdades[editar | editar código-fonte]

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Principal instituição de ensino superior da região da Leopoldina, a UNISUAM oferece 250 salas de aula, modernos laboratórios e biblioteca com mais de 150.000 obras. O corpo docente é formado por professores especialistas, mestres e doutores, garantindo o reconhecimento de seus cursos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). São oferecidos cursos de extensão, pós-graduação e mestradado.

O projeto UNATI[editar | editar código-fonte]

Visando trazer atividades salutares para a população da terceira idade, a UNISUAM criou, em abril de 2009, a Universidade Aberta à Terceira Idade - UNATI.

O projeto visa desenvolver o potencial do idoso, bem como promover uma maior integração do mesmo com a sociedade. Sessões de fisioterapia, aulas de informática, concursos de dança, dinâmicas de grupo e cursos básicos de nutrição estão entre as atividades desenvolvidas.

O projeto CCULT[editar | editar código-fonte]

Inaugurado no dia 3 de agosto de 2009, o Centro Cultural UNISUAM - CCULT - é um espaço democrático que leva arte, cultura e muita música para a família UNISUAM e para toda a Zona da Leopoldina. A Coordenadora do Centro é a Jornalista e Professora Universitária Cíntia Neves.

O Centro Cultural UNISUAM pretende funcionar como elo entre a Instituição, os alunos, professores, funcionários e comunidade. O ponto central do Centro será a inclusão social e a contribuição para que o aluno se torne uma pessoa mais realizada. Isto é, ele terá foco na realização dos potenciais dos seres humanos utilizando a Cultura como ferramenta