United Artists

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde junho de 2012).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
United Artists
Indústria filmes e músicas
Fundação 1919
Sede MGM Tower, Century City, Los Angeles, EUA
Proprietário(s) MGM
Pessoas-chave Paula Wagner, Tom Cruise
Produtos filmes
Página oficial unitedartists.com

A United Artists (também conhecida como United Artists Pictures, United Artists Corporation e United Artists Films) é uma companhia de cinema fundada em 5 de fevereiro de 1919, por Charlie Chaplin, Douglas Fairbanks, Mary Pickford e D. W. Griffith, famosas personalidades em Hollywood. Seu intuito era fazer frente às grandes corporações cinematograficas da época. A ideia veio do então Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, William Gibbs McAdoo. Teve Hiram Abrams como seu primeiro diretor. Foi comprada por Arthur Krim em 1952 e posteriormente vendida à MGM em 1986, a qual continua como dona.

Os primeiros anos[editar | editar código-fonte]

A UA notabilizou-se como a primeira maior companhia independente na distribuição de filmes e consagrou diversos diretores do cinema mudo, que iniciaram suas carreiras através da empresa.

Os lançamentos/produções da UA na Era Dourada de Hollywood incluíam A Marca de Zorro (1920), Stagecoach (1939) e filmes de produtores independentes da época como Walt Disney, Alexander Korda e David Selznick.

Principais Filmes[editar | editar código-fonte]

Alguns dos filmes de sucesso produzidos e distribuídos pela UA ao longo de sua existência: