Universal Channel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Universal Channel
Tipo Canal de televisão por assinatura
País  Brasil
Fundação 1 de setembro de 2004 (10 anos)
Pertence a Globosat
Proprietário NBC Universal (50%)
Organizações Globo (50%)
Slogan 100% Personagens
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Cobertura Nacional
Emissoras afiliadas Syfy
Studio Universal
Nome(s) anteriore(s) USA Network
Página oficial uc.tv.br
Disponibilidade por satélite
Vivo TV
Canal 659
Canal 890 (HD)
Claro TV
Canal 43
GVT TV
Canal 43 (HD)
SKY Brasil
Canal 43
Canal 43-1/243 (HD)
Oi TV
Canal 43
Canal 543 (HD)
Canal 43 (HD) (Satélite SES-6)
CTBC TV
Canal 343
Canal 943 (HD)
DTHi
Canal 75
Disponibilidade por cabo
NET
Canal 130 [1]
Canal 630 (HD) [2]
Astro
Canal 43
TV Alphaville
Canal 48
ViaCabo
Canal 43
Sim TV
Canal 43
ORM Cabo
Canal 43
Canal 543 (HD)

Universal Channel é um canal de televisão por assinatura internacional, disponível em diversos países do mundo, dentre eles, o Brasil. O canal é especializado em filmes e em séries de televisão de diversos gêneros, dentre os quais, principalmente, thrillers, dramas, horror e crime. Os principais filmes da Universal Studios e de outros estúdios de cinema de renome também estão presentes no canal na sessão Cine Universal. O Canal Universal, de propriedade da Universal Networks International (NBCUniversal), se encontra disponível nas principais operadoras de televisão por assinatura do Brasil.

Estreou no Brasil em 10 de maio de 1996 sob o nome USA Network, posteriormente modificado para Universal Channel em setembro de 2004. Neste mesmo ano, o canal ganhou transmissão internacional, estando presente na Grécia, Polônia, Turquia, Rússia, Romênia, dentre outros países. Na América Latina, com exceção do Brasil, o canal é distribuído e controlado pela FOX Latin America. No Brasil, o canal é controlado pela programadora Globosat.

A versão em alta definição do canal foi anunciada em 18 de dezembro de 2012 e as transmissões em território brasileiro tiveram início em 1º de julho de 2013.[3]

História[editar | editar código-fonte]

Antigo logotipo do Universal Channel usado entre 2007 e 2011.

No Brasil, o canal teve sua identidade visual renovada em dia 2 de maio de 2011 e, posteriormente, em 1º de julho de 2013 (coincidindo com o lançamento da versão em alta definição do canal).

Remarcado em países selecionados[editar | editar código-fonte]

Antigo logotipo do Universal Channel usado entre 2011 e 2013.

Na África do Sul, o Hallmark Channel foi remarcado com o nome Universal Channel em 24 de março de 2010. No Japão, o Sci Fi Channel foi remarcado em 1º de abril de 2010. Na Austrália, o Hallmark Channel foi remarcado em 1º de julho de 2010. Na Hungria, na República Checa e em alguns países da ex-Jugoslávia, o Hallmark Channel foi remarcado como Universal Channel em 3 de setembro de 2010. E nas Filipinas, o canal foi lançado em 26 de julho de 2010 e substituiu o Sci Fi Channel, que, desta maneira, foi rebatizado como Universal Channel. Já em 18 de outubro de 2010, o Hallmark Channel no Reino Unido e na Irlanda foi remarcado, adotando o nome Universal Channel.

Programas[editar | editar código-fonte]

What's On é um programa de televisão exibido nos intervalos do Universal Channel, geralmente ao término dos programas, quando sobram alguns minutos até o início da próxima atração. Ele também pode ser exibido para preencher alguns minutos na programação. O What's On exibidas diversas matérias, todas relacionadas a séries e/ou cinema. Dentre os quadros estão Erros de Continuidade, Atores na Direção e Xpress. Sua duração varia de dois a seis minutos.

  • Cine Universal

O Cine Universal (antes conhecido como "Universal Movie") é a sessão de filmes do canal, exibida diariamente e em diversos horários.

O Cinelab é um programa de televisão que traz a premissa de mostrar ao telespectador como produzir efeitos especiais em filmagens sem gastar muito dinheiro e com muita criatividade.

Séries[editar | editar código-fonte]

Nota: Algumas séries que foram exibidas originalmente no Brasil pelo Universal Channel migraram para o seu canal-irmão Studio Universal: Monk pertencia a grade do Universal Channel até o final de sua 8ª temporada (última temporada), mas em julho de 2010 a série deixou de ser exibida no canal e passou a ser exibida no Studio Universal. O mesmo ocorreu com a série Smash, migrando para o canal-irmão a partir de junho de 2013 (o canal anunciou a mudança dias antes do anúncio oficial do cancelamento da série). [4] A série Psych, por sua vez, permanece em andamento; no entanto, também foi transferida para o Studio Universal.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.