Universal Channel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Universal Channel
Tipo Canal de televisão por assinatura
País  Brasil
Fundação 1 de setembro de 2004 (10 anos)
Pertence a Globosat
Proprietário NBC Universal (50%)
Organizações Globo (50%)
Slogan 100% Personagens
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Cobertura Nacional
Emissoras afiliadas Syfy
Studio Universal
Nome(s) anteriore(s) USA Network
Página oficial uc.tv.br
Disponibilidade por satélite
Claro TV
Canal 43
GVT TV
Canal 43 (HD)
SKY Brasil
Canal 43
Canal 243 (HD)
Oi TV
Canal 43
Canal 543 (HD)
Canal 43 (HD) (Satélite SES-6)
CTBC TV
Canal 343
Canal 943 (HD)
DTHi
Canal 75
Disponibilidade por cabo
NET
Canal 130 [1]
Canal 630 (HD) [2]
Astro
Canal 43
TV Alphaville
Canal 48
ViaCabo
Canal 43
Sim TV
Canal 43
ORM Cabo
Canal 43
Canal 543 (HD)

Universal Channel é um canal de televisão por assinatura internacional, disponível em vários países do mundo, entre eles o Brasil. O canal é especializado em filmes e séries de televisão em thrillers, dramas, comédias, horror, crime e de gêneros de investigação, de propriedade da Universal Networks International, uma divisão de plataformas da NBCUniversal, disponível no satélite e cabo. Os principais filmes da Universal Studios estão presentes no Universal Movie, sessão de filmes do canal.

Estreou no Brasil em 10 de maio de 1996 sob o nome USA Network, posteriormente modificado para Universal Channel em setembro de 2004. Neste mesmo ano o canal ganhou transmissão internacional, presente na Grécia, Polônia, Turquia, Rússia, Romênia, Ásia, dentre outros. Na América Latina o canal é distribuído e controlado pela FOX Latin America. No Brasil, o canal é controlado pela programadora Globosat.

No Brasil o canal em alta definição foi anunciado em 18 de dezembro de 2012 com início das transmissões em HD em 2013.[3]

História[editar | editar código-fonte]

Antigo logotipo do Universal Channel usado de 2007 à 2011.

No Brasil o canal teve sua identidade renovada em dia 2 de maio de 2011. A logomarca anterior ainda é usada na Grécia.[4]

Lançamento original[editar | editar código-fonte]

O Universal Channel foi lançado oficialmente em 01 de dezembro de 2007 na Polônia e na Romênia; em 30 de maio de 2008. Na Rússia e Cazaquistão ocorreu a estreia em 1º de julho de 2008 no Sudeste Asiático. Na América Latina o canal é de propriedade da NBC Universal, mas é controlado e transmitido pela Fox Latin American Channels. No Brasil o canal é distribuído pela Globosat. Em 7 de maio de 2009, este canal foi lançado na Grécia.

Re-marcado em países selecionados[editar | editar código-fonte]

Antigo logotipo do Universal Channel usado de 2011 à 2013.

Na África do Sul o canal Hallmark Channel foi re-marcado com esse nome em 24 de março de 2010, para assinantes da DStv. No Japão, o Sci Fi Channel re-marcado para esse nome em 1 de abril de 2010. Na Austrália o Hallmark Channel foi re-marcado para esse nome em 1 de julho de 2010. Na Hungria, República Checa, e alguns países da ex-Jugoslávia, o Hallmark Channel re-marcado para esse nome em 3 de setembro de 2010. E nas Filipinas, este canal foi lançado em 26 de julho de 2010 e substituiu o Sci Fi Channel, que foi rebatizado como Universal Channel. Em 18 de outubro de 2010, o Hallmark Channel no Reino Unido e Irlanda foi remarcado, adotando o nome do Universal Channel.

Programas no Brasil[editar | editar código-fonte]

What's On é um programa de televisão exibido nos intervalos do Universal Channel, geralmente ao fim dos programas, quando sobram alguns minutos até o início da próxima atração. Ele também pode ser exibido para preencher alguns minutos na programação. Nele são exibidas diversas matérias, todas relacionadas a séries e/ou cinema. Dentre os quadros estão Erros de Continuidade, Atores na Direção e Xpress. Sua duração varia de dois a seis minutos.

Cine Universal (antes chamado "Universal Movie") é um programa do Universal Channel onde são exibidos filmes da Universal Studios e de outras empresas como a Warner Bros. e a DreamWorks.

  • Cinelab

Cinelab é um novo programa da Universal Channel Brasil que trata de como fazer efeitos especiais sem gastar muito e com muita criatividade.

Séries[editar | editar código-fonte]

Nota: Algumas séries que foram exibidas originalmente no Brasil pelo Universal Channel migraram para o seu canal-irmão Studio Universal: Monk pertencia a grade do Universal Channel até o final de sua 8ª temporada (última temporada), mas em julho de 2010 a série deixou de ser exibida no canal e passou a ser exibida no Studio Universal. O mesmo ocorreu com a série Smash, migrando para o canal-irmão a partir de junho de 2013 (o canal anunciou a mudança dias antes do anúncio oficial do cancelamento da série). [5] A série Psych, por sua vez, permanece em andamento; no entanto, também foi transferida para o Studio Universal.

Referências

  1. Grade de canais "Juntinho"
  2. Grade de canais "Juntinho"
  3. Castro, Daniel (18 de dezembro de 2012). Sportv, Canal Brasil e Globo News terão versão em alta definição R7. Blog Daniel Castro. Página visitada em 29 de dezembro de 2012.
  4. Jimenez, Keila (20 de abril de 2011). Trama das 19h faz cair ibope da faixa Agência Estado. Folha.com. Página visitada em 29 de dezembro de 2012.
  5. Smash muda para o Studio Universal

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.