Universidade Estadual Vale do Acaraú

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
UEVA
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Lema Agere Sequitur Esse
Fundação 23 de outubro de 1968
Tipo de instituição Pública, estadual
Docentes 342
Total de estudantes 6.106
Reitor(a) Antônio Colaço Martins
Vice-reitor(a) Maria Palmira Soares de Mesquita
Estado Bandeira do Ceará.svgCeará
Afiliações ABRUEM, RENEX
Página oficial www.uvanet.br
Entrada uva.jpg
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA) é uma universidade pública estadual sediada na cidade de Sobral, interior do Ceará. Tendo como objetivo promover o desenvolvimento do ensino superior na região norte do estado, onde age como centro para difusão de conhecimentos, ocupando assim a colocação de segunda maior universidade estadual do Ceará. Atende alunos de todo o norte cearense, sendo que mais de 40 municípios fornecem ônibus para os universitários diariamente.

Um convênio estabelecido com a UNAVIDA (Universidade Aberta Vida) permite a esta representar a UEVA no estado da Paraíba com 7 de seus cursos.

Brasão[editar | editar código-fonte]

Escudo de prata, três carnaúbas de sinople (cor verde na rubrica heráldica francesa), contornadas de negro; boi em ouro; contornado de negro; serra em sinople, contornada de negro; ramos de algodão de sinople, frutados de prata, contornados de negro; terço superior do escudo de blau (azul), contendo o livro em prata, contornado de negro, entre a data escrita de "1968" e o nome abreviado da universidade; em contrachefe, campanha diminuta ondada de blau e prata de quatro tiras. Tochas de prata em número de três. Listel branco, com a legenda a negro: "AGERE SEQUITUR ESSE".

História[editar | editar código-fonte]

Monumento em Homenagem a Albert Einstein no Campus Cidao - UEVA.
Universidade Estadual Vale do Acaraú

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA) foi criada através da Lei Municipal nº 214 de 23 de outubro de 1968 pela prefeitura de Sobral. Seu nome deve-se ao rio que corta a cidade, o Rio Acaraú.

O Poder Executivo Estadual através da Lei nº 10.933 de 10 de outubro de 1984 criou sob a forma Autárquica, a Universidade Estadual Vale do Acaraú, dotada de personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa, financeira, patrimonial, didática e disciplinar, com sede no Município de Sobral e jurisdição em todo o Estado do Ceará. Foram encampadas pela UEVA a Faculdade de Ciências Contábeis, a Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia, a Faculdade de Educação e a Faculdade de Tecnologia, todos integrantes da Fundação Vale do Acaraú, e a Faculdade de Filosofia da Diocese de Sobral.

A Universidade Estadual Vale do Acaraú foi transformada de autarquia especial em Fundação, através da Lei Nr 12.077-A de 1 de março de 1993.

A UEVA foi reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará através do Parecer Nr 318, homologado pelo Governador Ciro Ferreira Gomes e pela Portaria Ministerial de 31 de maio de 1994, publicada no Diário Oficial da União de 1 de junho de 1994.

Museu Madi[editar | editar código-fonte]

O museu foi inaugurado em 5 de julho de 2005, a administração do museu está a cargo de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Sobral e a Universidade Estadual Vale do Acaraú. Os artistas plásticos José Guedes, que já foi curador de exposições do movimento Madi e Roberto Galvão, curador do Salão Sobral de Arte Contemporânea, compõem o núcleo gestor do museu.

O Movimento MADI, criado pelo artista plástico uruguaio Arden Quin em meados de 1940, pode ser entendido pelo significado das letras M (Movimento) A (Abstração) D (Dimensão) I (Imaginação) e tem no seu conceito a ruptura dos ângulos tradicionais de um quadro. "O Madi desconstruiu a forma tradicional da arte geométrica, fazendo-a sair dos ângulos retos".

O movimento, que nasceu na Argentina, contava, no início, com 10 participantes. Atualmente, pelo menos 100 artistas participam do movimento Madi, que está difundido em vários países. França, Itália e Hungria têm fortes organizações do movimento com uma boa leva de artistas militantes. Também há artistas Madi na Argentina, Japão, Espanha e Estados Unidos. Em Sobral o Museu Madi Internacional terá como curador o artista plástico José Guedes.

Cursos de graduação - bacharelado[editar | editar código-fonte]

Campus Betânia
Campus do Derby
Campus Cidao
Campus do Junco

Cursos de graduação - licenciatura[editar | editar código-fonte]

Campus Betânia
Campus do Derby
Campus Cidao
Campus do Junco

[editar | editar código-fonte]

Campus Cidao

Cursos Sequenciais - Formação Específica[editar | editar código-fonte]

Cursos de pós-graduação[editar | editar código-fonte]

Campus Betânia
Campus do Derby
Campus Cidao
Campus do Junco

Cursos de idiomas - instrumental e avançado[editar | editar código-fonte]

Campus Betânia

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Universidade Estadual Vale do Acaraú