Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
UNCISAL
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
Fundação 1975
Tipo de instituição Pública, estadual
Orçamento anual R$ 132.994.426,00 (2007)
Reitor(a) Rozangela Maria de Almeida Fernandes Wyszomirska Lattes
Vice-reitor(a) Almira Alves dos Santos Lattes
Estado Alagoas
Afiliações RENEX
Página oficial http://www.uncisal.edu.br
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) é uma instituição de ensino superior localizada no Estado de Alagoas.

Breve Histórico da UNCISAL[editar | editar código-fonte]

A história tem início em 1968 com a criação da Escola de Ciências Médicas (ECMAL). Em 1975, a criação da Fundação Governador Lamenha Filho (FUNGLAF) surge para ser entidade mantenedora da Escola de Ciências Médicas e incorpora à sua estrutura o Hospital Dr. José Carneiro, a Unidade de Emergência Dr. Armando Lages e o Centro de Hemoterapia e Hematologia de Alagoas.

A FUNGLAF e sua estrutura de assistência, somada à estrutura de educação superior, passariam a congregar o complexo docente assistencial para a educação médica.

A partir de 1977, Funglaf e ECMAL consolidam-se como instituição universitária, pluridisciplinar, criando cursos de graduação e pós-graduação (especialização), implementando a pesquisa, a extensão e se vinculando às necessidades regionais.

Com a reestruturação do sistema de educação superior de Alagoas, criou-se a Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas. A Uncisal passa a ser composta pelas faculdades de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Terapia Ocupacional, e agrega à sua estrutura as unidades assistenciais e hospitais-escola José Carneiro, Portugal Ramalho, Dr. Hélvio Auto, a Maternidade Santa Mônica e ainda a Escola Técnica de Saúde professora Valéria Hora.

Em 2005 foi credenciada como Universidade.

Algumas Datas[editar | editar código-fonte]

1963 - Criação do Hospital Dr. José Carneiro mantido pala FASA (Fundação Alagoana de Saúde e Assistência). O Dr. José Carneiro era médico e intendente da prefeitura.

1968 – Criação da Escola de Ciências Médicas de Alagoas (ECMAL) por uma comissão composta pelos Professores Ib Gatto Falcão, Nabuco Lopes e José Damasceno Lima.

1970 - Primeiro vestibular para a Escola de Ciências Médicas de Alagoas (ECMAL). Foi a terceira turma, as duas primeiras (1968 e 1969) foram formados por excedentes do vestibular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

1973 - Formatura da primeira turma de medicina. Turma Senador Tarso Dutra. Paraninfo: Prof. Ib Gatto Falcão. Patrono: Ex-Governador Lamenha Filho. Placa_de_formatura_(1973)

1974 – O Decreto 73.754 do D.O.U. reconhece o Curso de Medicina, no dia 2 de maio.

1975 - Surge a FUNGLAF (Fundação Governador Lamenha Filho) como mantenedora da ECMAL e incorpora outras unidades de saúde (Hospital Dr. José Carneiro, Hemocentro de Alagoas (HEMOAL) e a Unidade de Emergência Dr. Armando Lages).

1977 - FUNGLAF e ECMAL consolidam-se como instituição universitária.

2000 - O governador Ronaldo Lessa cria a Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas.

2002 – A Portaria N° 116/2002 publicada no D.O.U. reconhece o curso de Fonoaudiologia.

2003 – O D.O.U. publica a portaria N°21/2003 que reconhece o curso de Fisioterapia. - O Curso de Terapia Ocupacional é reconhecido pela portaria N°20 publicada no D.O.U.

2005 – Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional - Criação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Estrutura Acadêmica

Estrutura Administrativa

Ensino