Universidade Federal do Ceará

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
UFC
Universidade Federal do Ceará
Brasao4 vertical cor 72dpi.png
Lema Virtvs Vnita Fortior ("Quanto mais unidas as virtudes, tanto mais fortes".)
Fundação 16 de dezembro, 1954
Tipo de instituição Autarquia Federal de Regime Especial
Orçamento anual R$ 866,211,104.96 (2012) 1
Docentes 2.052 (1.883 efetivos) (2012)
Total de estudantes 34.597 (2012)
Graduação 26.956 (2012)
Pós-graduação 7.641 (2012)
Reitor(a) Prof. Dr. Jesualdo Pereira Farias
Vice-reitor(a) Prof. Dr. Henry de Holanda Campos
Campi 7
Estado Bandeira do Ceará.svg Ceará
Afiliações CRUB, RENEX
Página oficial [1]
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

A Universidade Federal do Ceará (UFC) é uma instituição de ensino superior pública e gratuita do governo federal brasileiro localizada no Estado do Ceará. A UFC é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação.

É considerada uma das mais bem avaliadas instituições do país pelo Ranking IGC (Índice Geral de Cursos) de 2012 do MEC, onde obteve o conceito 4 (BOM). Alguns de seus cursos figuraram na lista dos mais bem avaliados do país, como Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica e Química, sendo a segunda melhor instituição de ensino superior do Nordeste. Classificada como uma das vinte melhores instituições de ensino da América Latina e a décima-sexta colocada no ranking das melhores do país de acordo com o Ranking Web of Universities 2013 (Webometrics) divulgado pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) da Espanha. Também neste ano, ocupou o 48° lugar do Ranking Scimago de Instituições Ibero-Americanas (SIR), destacando-se na 23ª posição entre as instituições de ensino superior latino-americanas. O ranking foi considerado com base na produção científica, colaboração internacional, qualidade científica média e porcentagem em revistas do primeiro quartil.

Em 2014, a universidade ocupou o quarto lugar no ranking das universidades com a maior concorrência entre os estudantes no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), oferecendo 6.378 vagas para cursos de graduação.2

História[editar | editar código-fonte]

Antiga Foto da Reitoria

A universidade nasceu como resultado de um amplo movimento de opinião pública que teve início no ano de 1944. O principal interlocutor deste movimento foi Antônio Martins Filho, intelectual que veio a se tornar o primeiro reitor da então recém criada Universidade do Ceará. Foi criada pela Lei 2.373, de dezembro de 1954 e instalada numa sessão no dia 25 de junho de 1955. Sua implantação deveu-se da união de várias instituições de ensino superior então existentes na cidade de Fortaleza: Escola de Agronomia do Ceará, Faculdade de Direito do Ceará, Faculdade de Medicina do Ceará e Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará.

Em 2008, foi criado o curso de Oceanografia, sediado no Instituto de Ciências do Mar - Labomar, no ano seguinte foi criado o curso de Ciências Ambientais, também sediado no Labomar. Em 2009, ainda dentro do Programa de Expansão da UFC - REUNI, foram criados novos cursos na capital e no interior, além de aumentar vagas em alguns já existentes, completando-se 100 cursos, com oferta a partir de 2010.3

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Campi[editar | editar código-fonte]

A UFC em Fortaleza está dividida em três campi, ocupa uma área urbana de 233 hectares:

  • Campus do Benfica - (13ha) – Reitoria; Pró-Reitorias de Planejamento, Administração e Assuntos Estudantis, Centro de Humanidades (CH), Faculdade de Direito, Faculdade de Educação (FACED) e Faculdade Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC).
  • Campus do Pici - (212 ha) – Centros de Ciências (CC), Centro de Ciências Agrárias (CCA) e Centro de Tecnologia (CT); Instituto de Cultura e Arte (ICA); Instituto de Educação Física e Esportes; Pró-Reitorias de Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação; Biblioteca Universitária, núcleos e laboratórios diversos, além de área para a prática de esportes.
Maternidade-Escola Assis Chateaubriand

A UFC também possui três campi no interior do estado:

Campus UFC em Sobral

Equipamentos Culturais[editar | editar código-fonte]

Parque de esportes[editar | editar código-fonte]

No campus do Pici estão a maioria dos equipamentos esportivos da instituição, tais como uma pista de atletismo, piscinas olímpica e semi-olímpica, campo oficial de futebol e um ginásio. Há também um ambiente propício para a prática de lutas como o Jiu-Jitsu, Muay Thai [i]etc.[/i]

Ingresso[editar | editar código-fonte]

Prédio da Reitoria

O ingresso na instituição se dava, até o ano de 2009, através do exame vestibular organizado pela CCV (Coordenadoria de Concursos), órgão ligado à universidade. Desde então, esta tem se mostrado favorável ao uso do ENEM, abolindo completamente seu vestibular tradicional já no ano de 2010 e ofertando todas as suas vagas pelo Sistema de Seleção Unificada. No SiSU 2013.1, a UFC foi a instituição mais procurada pelos estudantes, com 133.923 inscritos em um de seus cursos, ficando à frente da UFRJ, com 115.794 estudantes disputando suas vagas; no mesmo ano, pode-se citar também o fato de que o curso de Medicina da instituição cearense foi o mais concorrido do sistema, com 21.848 inscritos disputando 320 vagas, a maior oferta entre todos os estados. Já neste ano de 2014, a Universidade Federal do Ceará, por meio de seu portal na internet, divulgou as informações acerca do processo seletivo deste mesmo ano que contará com 5.658 vagas, sendo 3.996 no primeiro e 1.662 no segundo semestres e distribuídas entre 7 campi lotados nas cidades de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. A estes dados, soma-se a informação de que a UFC disponibilizará antecipadamente no SiSU 2014.1, 50% das vagas a alunos oriundos de escolas públicas de acordo com a Lei 12.711/2012 do Governo Federal que, porém, estabelecia o ano de 2015 como prazo final para o cumprimento da ordem.

Pesquisa[editar | editar código-fonte]

A Universidade Federal do Ceará é considerada um pólo de excelência em desenvolvimento e pesquisa sendo, assim, referência no Norte-Nordeste. Em 2002, dois trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores do Laboratório de Farmacologia da Inflamação e do Câncer, com participação do Instituto do Câncer do Ceará e do Hospital das Clínicas Walter Cantídio sobre câncer e novas abordagens terapêuticas nos processos de quimioterapia foram destaque internacional tendo sido premiados como os melhores do III International Congress of Oncology and Immune-Biomodulation (ICOI-2002), realizado na cidade de São Paulo. Já neste mesmo ano de 2013, o Centro de Tecnologia da mesma teve dois artigos publicados em importantes publicações científicas internacionais: um, desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo acerca de uma técnica que permite a identificação de falhas em microestruturas internas de aço e concreto nas plataformas de petróleo por exemplo e o outro, assinado pelo Prof. Iran Eduardo Lima (Departamento de Engenharia Hidráulica), apresenta propostas de modelos matemáticos em uma técnica nomeada "plumas de bolhas" que procura injetar oxigênio em lagos, açudes e outros reservatórios poluídos por micro-organismos e algas e que foi escolhido pelo Journal of Hydraulic Engineering como o melhor de 2012.

UFC e Petrobrás[editar | editar código-fonte]

Laboratório de Corrosão do Departamento de Engenharia Metalúrgica

A Petrobrás fechou um acordo de parceria com a UFC visando o desenvolvimento de novas tecnologias que propiciem formas mais eficientes de uso dos recursos naturais na exploração do petróleo e pesquisas no campo da síntese de novos combustíveis a partir de recursos renováveis. Entre o período de 2006 a 2011, a Petrobrás investiu 36 milhões na universidade com a criação de novos laboratórios e compra de equipamentos de ponta fomentando as pesquisas de alto grau de excelência no Ceará. Entre os investimentos destacam-se a criação do primeiro Laboratório de Corrosão no Nordeste que dedica-se aos estudos de oxidação em equipamentos e estruturas metálicas, o Núcleo de Pesquisas e Lubrificantes Ícaro de Souza Moreira que trabalha, principalmente, com o desenvolvimento de biolubrificantes a partir do óleo de mamona e, já inaugurado neste ano, o Laboratório de Pesquisa em Adsorção e Captura de Dióxido de Carbono, onde pesquisadores analisam técnicas e formas de contribuição à redução da concentração de gás carbônico na atmosfera.

Faculdade de Direito[editar | editar código-fonte]

Faculdade de Direito da UFC

O curso de Graduação em Direito da UFC, sediado na Faculdade de Direito do Ceará, obteve em 2013, a 5ª melhor posição nacional no ranking de aprovados do IX Exame de Ordem Unificado da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) com 63,79% de aprovação dos alunos inscritos. Resultado semelhante a mesma obteve no ano anterior na Edição V do mesmo exame em que fechou com uma taxa de aprovação de 77,05% dos alunos que se inscreveram, angariando o 4º lugar no ranking brasileiro, tendo ficado à frente de outros cursos tradicionais de Direito tais como os da USP, UFRGS, UFRJ e UFMG, destacando-se como uma das mais excelentes instituições de ensino jurídico do país. Destacou-se também por ter recebido 5 estrelas (CONCEITO MUITO BOM) do Guia do Estudante no ano de 2012 juntamente com outros cursos da UFC como Ciências da Computação, Engenharia de Pesca, Economia Doméstica, Física e Matemática. Em 1º de Maio de 2013, deram-se início às comemorações dos 110 anos da Faculdade de Direito do Ceará, a primeira instituição de ensino superior do estado, fundada em 21 de Fevereiro de 1903. Os Correios apoiaram a homenagem com o lançamento de um selo comemorativo. Além disso, houve a assinatura da ata de fundação do Memorial da Faculdade, além de uma cerimônia de obliteração. No mesmo ano, a professora da mesma instituição, Uinie Caminha, foi indicada pelo Senado da República para integrar a Comissão de Juristas que irão desenvolver o Anteprojeto do Novo Código Comercial Brasileiro. Além disto, vale destacar que a Faculdade de Direito da UFC conquistou nos Estados Unidos o título de melhor delegação extensa, recebendo o Best Large Delegation award da HNMUNLA, um dos mais destacados modelos de organizações educacionais promovidos pelo Harvard Internacional Relations Council.

Hospital Universitário Walter Cantídio[editar | editar código-fonte]

Hospital Universitário Walter Cantídio

Inaugurado em 1959 sob a gestão do então presidente da república, Juscelino Kubitschek, inicialmente com o nome de Hospital das Clínicas, faz parte, atualmente, da Faculdade de Medicina da UFC. É considerado uma referência nas regiões Norte e Nordeste, servindo de base para a formação de novos profissionais ligados às áreas de Medicina, Farmácia e Enfermagem e a um atendimento humanitário para a população. O Hospital já passou por sucessivas reformas que visaram melhorar suas estruturas internas, aumentando o número de leitos e serviços oferecidos e prestando assistência de alta complexidade, desde de implantes hepáticos e renais até pesquisas notórias ligados a programas de pós-graduação não só regionais como também nacionais. Atualmente conta com cerca de 1.000 alunos, mais de 1.500 profissionais além de 213 residentes sendo a maior estrutura hospitalar do estado do Ceará. No primeiro trimestre de 2013, o HUWC foi líder nacional em transplantes de fígado com 31 procedimentos, ultrapassando o Hospital Albert Einstein (SP), com 28, sendo a primeira vez que um hospital do Norte-Nordeste se torna um líder nacional, ultrapassando até mesmo instituições privadas. Já neste ano receberá do Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Reestruturação de Hospitais Universitários (REHUF) um investimento de cerca de R$ 5,8 milhões, sendo o segundo maior valor destinado a um hospital como este no Brasil.

Organização[editar | editar código-fonte]

Unidades[editar | editar código-fonte]

A unidade básica de organização da UFC é o departamento sendo a ele vinculado os professores e pessoal responsável pelo funcionamento dos cursos da universidade. Os departamentos são coordenados por centros, faculdades, ou institutos. Equiparando ao sistema da Plataforma Lattes onde o centro ou faculdade seria uma grande área do conhecimento e o departamento uma área. Atualmente são 5 faculdades, 4 centros e 4 institutos.

Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Campus do Benfica

Cursos de Graduação[editar | editar código-fonte]

Campus Benfica (Fortaleza)[editar | editar código-fonte]

  • Centro de Humanidades
    • Biblioteconomia
    • Ciências Sociais
    • História
    • Letras
      • Língua Portuguesa
      • Português / Alemão
      • Português / Espanhol
      • Português / Francês
      • Português / Inglês
      • Português / Italiano
      • Inglês
      • Espanhol
      • LIBRAS
    • Psicologia
  • Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará
    • Arquitetura e Urbanismo
    • Design

Campus do Pici (Fortaleza)[editar | editar código-fonte]

  • Centro de Ciências
    • Ciências Biológicas
    • Computação [2]
    • Estatística
    • Física
    • Geografia
    • Geologia
    • Matemática
    • Matemática Industrial
    • Química
    • Biotecnologia
  • Centro de Ciências Agrárias
    • Agronomia
    • Economia Doméstica
    • Engenharia de Alimentos
    • Engenharia de Pesca
    • Zootecnia
Açude Santo Anastácio, Campus do Pici
  • Centro de Tecnologia
    • Arquitetura e Urbanismo
    • Design
    • Engenharia Civil
    • Engenharia Ambiental
    • Engenharia de Energia Renováveis
    • Engenharia de Petróleo
    • Engenharia de Produção Mecânica
    • Engenharia de Teleinformática
    • Engenharia Elétrica
    • Engenharia Mecânica
    • Engenharia Metalúrgica
    • Engenharia Química
Centro de Tecnologia, Campus do Pici
  • Instituto de Educação Física e Esportes
    • Educação Física
  • Instituto UFC Virtual
    • Presencial:
    • Sistemas e Mídias Digitais
    • A Distância:
    • Administração
    • Física (licenciatura)
    • Letras Espanhol (licenciatura)
    • Letras Inglês (licenciatura)
    • Letras Português (licenciatura)
    • Matemática (licenciatura)
    • Química (licenciatura)

Campus Porangabussu (Fortaleza)[editar | editar código-fonte]

  • Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem
    • Farmácia
    • Odontologia
    • Enfermagem
  • Faculdade de Medicina
    • Medicina
    • Fisioterapia

Instituto de Ciências do Mar (Fortaleza)[editar | editar código-fonte]

  • Ciências Ambientais
  • Oceanografia

Instituto de Cultura e Arte (Fortaleza)[editar | editar código-fonte]

  • Cinema e Audiovisual
  • Dança
  • Design de Moda
  • Filosofia
  • Gastronomia
  • Música
  • Comunicação Social - Jornalismo
  • Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
  • Teatro

Campus Sobral[editar | editar código-fonte]

Campus Quixadá[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Portal da Transparência
  2. UFC está em 4º lugar na concorrência de alunos por vagas no Sisu
  3. Consuni cria 100º curso de graduação da UFC

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Universidade Federal do Ceará