Universidade Johns Hopkins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade Johns Hopkins
Johns Hopkins University
Lema Veritas vos liberabit
Fundação 1876
Tipo de instituição Privada
Localização Baltimore, Maryland,  Estados Unidos
Reitor(a) Robert C. Lieberman
Presidente Ronald J. Daniels
Campus
Página oficial www.jhu.edu
Gilman Hall, Universidade Johns Hopkins

A Universidade Johns Hopkins (The Johns Hopkins University ou JHU) é uma instituição de ensino superior privada sem fins lucrativos[1] situada em Baltimore, Maryland, Estados Unidos. Foi fundada em 22 de fevereiro de 1875[2] baseada no modelo exemplar da Universidade Humboldt de Berlim que dava grande ênfase à pesquisa acadêmica; foi a primeira a seguir tal modelo nos Estados Unidos.

Johns Hopkins oferece cursos de graduação e pós-graduação no campus de Homewood em Baltimore. O campus principal está em Maryland, Washington DC, mas a universidade mantém centros de pesquisa no exterior como Bologna (Itália) e Cingapura. Johns Hopkins é considerada uma das instituições acadêmicas de pesquisa mais importantes do mundo e se alinha entre as universidades de maior prestígio dos Estados Unidos.

Atualmente está posicionada no ranking das Universidades, segundo a revista U.S Weekly (2007), entre as 03 melhores Universidades dos Estados Unidos.

As faculdades mais importantes são as de economia, engenharia, medicina, música, saúde pública , relações internacionais e educação .

A Universidade Johns Hopkins, com sede nos Estados Unidos, coordenou uma pesquisa em 35 países, incluindo o Brasil, e constatou que as organizações sociais sem fins lucrativos empregam 39,5 milhões de pessoas, equivalente a 6,8% da população economicamente ativa. Estas organizações administram recursos privados para fins públicos, formando o terceiro setor. No Brasil, onde a pesquisa foi coordenada pelo Instituto de Estudos da Religião (ISER), o setor já conta com 1,2 milhão de trabalhadores, 1,5 milhão de voluntários, movimenta R$ 12 bilhões por ano através das mais de 250 mil organizações.

Referências

  1. Frequently Asked Questions | Giving to Johns Hopkins (em inglês) Giving.jhu.edu. Visitado em 11 de outubro de 2013.
  2. Inaugural Address of Daniel Coit Gilman (em inglês) Johns Hopkins University.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Universidade Johns Hopkins
Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.