Universidade Marquette

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade Marquette
Lema Numen Flumenque (latim) - Ad majorem Dei gloriam ("Deus e o rio" - "Para a maior glória de Deus".
Fundação 1881
Tipo de instituição Privada
Localização Milwaukee, Wisconsin, Estados Unidos
Diretor(a) Rev. Scott Pilarz, S. J.
Total de Estudantes 11.510
Graduação 7.923
Pós-Graduação 3.587
Cores da Escola Azul e amarelo
Mascote águia
Afiliações AJCU e NCA
Página oficial http://www.marquette.edu
Igreja (Gesu Church, na Universidade Marquette.

Universidade Marquette (em inglês Marquette University) é uma universidade privada, de confissão católica filiada à Companhia de Jesus, localizada em Milwaukee, Wisconsin, Estados Unidos. Faz parte da Associação de Universidades Jesuítas (AJCU), que integra as 28 universidades da Companhia de Jesus no país, e é uma das maiores e mais prestigiadas da associação. Também é a maior universidade privada do estado de Wisconsin [1] .

História[editar | editar código-fonte]

Padre Jacques Marquette explorando (1869). Pintura de Wilhelm Lamprecht (1838-1906).

A universidade foi fundada em 1881 pelo primeiro bispo católico de Milwaukke, Martin J. Henni, com o nome de Jacques Marquette, S. J., jesuíta francês do Século XVII. O Padre Marquette está representado no brasão da universidade, a bordo de uma canoa indígena.

Vida estudantil[editar | editar código-fonte]

Os aproximadamente 11.500 estudantes vem de todos dos 50 estados do país e de 80 países estrangeiros. Existem mais de 230 associações estudantis de todos os tipos. Há na universidade o jornal estudantil, The Marquette Tribune, nascido em 1916. Desde 2005, outro grupo de estudantes publica o The Warrior, outro jornal, de caráter conservador. A universidade também conta com uma estação de rádio, a Marquette Radio, e um canal de televisão, a MUTV.

Campus[editar | editar código-fonte]

O campus da universidade ocupa 80 hectares no bairro de University Hill, na cidade de Milwaukee, dos quais 13 são dedicados a instalações esportivas, no que é conhecido como Valley Fields. Dentro do campus se encontra a capela de Santa Joana d'Arc da França, do Século XIV, um dos edifícios mais antigos dos Estados Unidos, trazida pedra por pedra da Europa, e o Museu de Arte Haggerty. A universidade tem a única escola de odontologia do estado de Wisconsin.

Esportes[editar | editar código-fonte]

A universidade compete na Divisão I da NCAA, na Big East Conference. O Marquette Golden Eagles, equipe da universidade, já venceu o campeonato nacional de basquete masculino em 1977, e disputou a final de 1974.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Marquette University announces upcoming $84 million bond offering. Marquette University Office of Marketing & Communication. 30 de novembro de 2009. "As Wisconsin’s largest private university, Marquette has more than 11,500 students..." - Acessado em 19 de outubro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]