Universidade Marquette

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade Marquette
Lema Numen Flumenque (Latim) - Ad Majorem Dei Gloriam ("Deus e o rio" - "Para a maior glória de Deus".
Fundação 1881
Tipo de instituição Privada
Localização Milwaukee, Wisconsin, Estados Unidos
Diretor(a) Rev. Scott Pilarz, S. J.
Total de Estudantes 11.510
Graduação 7.923
Pós-Graduação 3.587
Cores da Escola Azul e Amarelo
Mascote Águia
Afiliações AJCU e NCA
Página oficial http://www.marquette.edu
Igreja (Gesu Church, na Universidade Marquette.

Universidade Marquette (Marquette University, em inglês e oficialmente) é uma universidade privada, católica, da Companhia de Jesus, localizada em Milwaukee, Wisconsin, Estados Unidos. Faz parte da Associação de Universidades Jesuítas (AJCU), que integra as 28 universidades da Companhia de Jesus no país, e é uma das maiores e mais prestigiadas da associação. Também é a maior universidade privada do estado de Wisconsin 1 .

História[editar | editar código-fonte]

Padre Jacques Marquette explorando (1869). Pintura de Wilhelm Lamprecht (1838-1906).

A universidade foi fundada em 1881 pelo primeiro bispo católico de Milwaukke, Martin J. Henni, com o nome de Jacques Marquette, S. J., jesuíta francês do Século XVII. O Padre Marquette está representado no brasão da universidade, a bordo de uma canoa indígena.

Vida estudantil[editar | editar código-fonte]

Os aproximadamente 11.500 estudantes vem de todos dos 50 estados do país e de 80 países estrangeiros. Existem mais de 230 associações estudantis de todos os tipos. Há na universidade o jornal estudantil, The Marquette Tribune, nascido em 1916. Desde 2005, outro grupo de estudantes publica o The Warrior, outro jornal, de caráter conservador. A universidade também conta com uma estação de rádio, a Marquette Radio, e um canal de televisão, a MUTV.

Campus[editar | editar código-fonte]

O campus da universidade ocupa 80 hectares no bairro de University Hill, na cidade de Milwaukee, dos quais 13 são dedicados a instalações esportivas, no que é conhecido como Valley Fields. Dentro do campus se encontra a capela de Santa Joana d'Arc da França, do Século XIV, um dos edifícios mais antigos dos Estados Unidos, trazida pedra por pedra da Europa, e o Museu de Arte Haggerty. A universidade tem a única escola de odontologia do estado de Wisconsin.

Esportes[editar | editar código-fonte]

A universidade compete na Divisão I da NCAA, na Big East Conference. O Marquette Golden Eagles, equipe da universidade, já venceu o campeonato nacional de basquete masculino em 1977, e disputou a final de 1974.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Marquette University announces upcoming $84 million bond offering. Marquette University Office of Marketing & Communication. 30 de novembro de 2009. "As Wisconsin’s largest private university, Marquette has more than 11,500 students..." - Acessado em 19 de outubro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]