Universidade Técnica Federico Santa María

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Universidade Técnica Federico Santa María
Universidade Técnica Federico Santa María
Lema Ex umbra in solem (Da sombra à luz)
Fundação 20 de dezembro de 1931
Tipo de instituição Tradicional (Privada)
Localização Valparaíso,, Chile
Reitor(a) José Rodríguez Pérez (2011 - 2014)
Total de estudantes 17.483 (2010)

A Universidade Técnica Federico Santa María (UTFSM ou USM). (Em espanhol: Universidad Técnica Federico Santa María) é uma universidade privada chilena, pertencente ao Conselho de Reitores das Universidades Chilenas, à Agrupação de Universidades Regionais de Chile,e da Rede Universitária Cruz del Sur.

Entre suas sedes, estão a Casa Central (Valparaíso), o Campus Santiago Vitacura, Campus Santiago San Joaquín, o Campus Guayaquil (Equador), a Academia de Ciências Aeronâuticas]] e as sedes de Técnicos Universitários "José Miguel Carrera", Sede Viña del Mar e Rey Balduino de Bélgica Sede Concepción (no município de Hualpén) e o Câmpus Rancagua.

A universidade é geralmente reconhecida como uma das mais prestigiosas do país, e consegue particular reconhecimento nas áreas da ciência e tecnologia. Figura como a quarta universidade chilena segundo a classificação webométrica do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) ao julho de 2011,[1] e no sexto lugar segundo o rânking de El Mercurio.[2] No rânking 2011 do QS World University Ranking[3] localizou-se no posto 44 a lível latino-americano e sétima a lível nacional.

Referências

  1. Webometrics. «Ranking de Universidades de Chile». Consultado em 28 de agosto de 2012. Arquivado do original em 31 de dezembro de 2011 
  2. El Mercurio. «Ranking de las mejores universidades del país». Consultado em 18 de setembro de 2011 
  3. http://www.topuniversities.com/university-rankings/latin-american-university-rankings/2011