Universidade Técnica Federico Santa María

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade Técnica Federico Santa María
Lema Ex umbra in solem (Da sombra à luz)
Fundação 1931 de Dezembro de 20
Tipo de instituição Tradicional (Privada)
Localização Valparaíso,, Chile
Reitor(a) José Rodríguez Pérez (2011 - 2014)
Total de Estudantes 17.483 (2010)
Panorâmica da Casa central da universidade.

A Universidade Técnica Federico Santa María (UTFSM ou USM). (Em espanhol: Universidad Técnica Federico Santa María) é uma universidade privada chilena, pertencente ao Conselho de Reitores das Universidades Chilenas, à Agrupação de Universidades Regionais de Chile,e da Rede Universitária Cruz del Sur.

Entre suas sedes, estão a Casa Central (Valparaíso), o Campus Santiago Vitacura, Campus Santiago San Joaquín, o Campus Guayaquil (Equador), a Academia de Ciências Aeronâuticas]] e as sedes de Técnicos Universitários "José Miguel Carrera", Sede Viña del Mar e Rey Balduino de Bélgica Sede Concepción (no município de Hualpén) e o Câmpus Rancagua.

A universidade é geralmente reconhecida como uma das mais prestigiosas do país, e consegue particular reconhecimento nas áreas da ciência e tecnologia. Figura como a quarta universidade chilena segundo a classificação webométrica do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) ao julho de 2011,[1] e no sexto lugar segundo o rânking de El Mercurio.[2] No rânking 2011 do QS World University Ranking[3] localizou-se no posto 44 a lível latino-americano e sétima a lível nacional.

Referências