Universidade da Gronelândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Universidade da Gronelândia
Kalaallit Nunaata Universitetia
Universidade da Gronelândia
Fundação 1987
Instituição mãe Universidade da Gronelândia
Tipo de instituição Pública
Localização Nuuk,
Gronelândia
Reitor(a) Ole Marquardt
Docentes 14
Total de estudantes 150 estudantes (2007)
Orçamento anual 14,8 milhões DKK
Página oficial www.ilisimatusarfik.gl

A Universidade da Gronelândia (em gronelanês Kalaallit Nunaata Universitetia ou Ilisimatusarfik) é uma universidade pública localizada em Nuuk, na Gronelândia. É a única instituição de ensino universitário na Gronelândia. A maioria dos cursos são ministrados em dinamarquês e alguns em gronelandês.

Em 2007 a universidade tinha aproximadamente 150 alunos, sendo quase todos habitantes locais, 14 docentes e 5 funcionários técnico-administrativos[1]. O modesto número de estudantes deve-se, em parte, à política governamental que permite a qualquer gronelandês um ensino universitário gratuito em qualquer parte da Europa ou América do Norte[2].

A sua biblioteca conta com aproximadamente 18.000 livros.

Departamentos[editar | editar código-fonte]

A universidade tem quatro departamentos:[3]

  • Departamento de Gestão e Economia (4 docentes, 55 estudantes)
  • Departamento de Língua, Literatura e Estudo dos Media (4 docentes, 35 estudantes)
  • Departamento de História Social e Cultural (4 docentes, 45 estudantes)
  • Departamento de Teologia (2 docentes, 15 estudantes)

A universidade concede licenciaturas em todos os departamentos, e mestrados em todas as áreas excepto Teologia. Também oferecem programas de doutoramento, que na actualidade são frequentados por 5 alunos.

Referências

  1. About the University Arquivado em 28 de setembro de 2007, no Wayback Machine.. "ca. 150 studenter; 14 lærere foruden rektor samt 5 teknisk-administrativt ansatte."
  2. Kim A. McDonald. «Modest University Aims to Serve Greenland's Particular Needs». chronicle.com. Consultado em 3 de dezembro de 2007. Arquivado do original em 2 de dezembro de 2008 
  3. «Member survey report for: Ilisimatusarfik/University of Greenland». uarctic. Consultado em 3 de dezembro de 2007. Arquivado do original em 14 de agosto de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.