Universidade de Belas Artes Mimar Sinan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade de Belas Artes Mimar Sinan
Fundação 1º de janeiro de 1882 (132 anos)
Tipo de instituição Pública
Localização  Turquia, Istambul
Docentes c. 500
Reitor(a) Rahmi Aksungur
Total de Estudantes 5 522
Campus Fındıklı (Kabataş), Beyoğlu
Página oficial www.msu.edu.tr

A Universidade de Belas Artes Mimar Sinan (em turco: Mimar Sinan Güzel Sanatlar Üniversitesi) é uma universidade pública sediada em Istambul, Turquia, dedicada à educação superior em Belas Artes. Foi fundada em 1882 e está situada à beira do Bósforo no bairro de Fındıklı (Kabataş), distrito de Beyoğlu.

História[editar | editar código-fonte]

A instituição foi fundada em 1º de janeiro de 1882 com o nome de "Escola de Belas Artes" (Mekteb-i Sanayi-i Nefise-i Şâhâne ou mais simplesmente Sanayi-i Nefise Mektebi e posteriormente Sanayi-i Nefise Mekteb-i Âlisi) pelo famoso pintor otomano Osman Hamdi Bey, que também era historiador de arte, arqueólogo e curador de museu. Foi a primeira escola do seu tipo no que é hoje a Turquia. As aulas foram iniciadas em 2 de março de 1883 com oito instrutores e vinte estudantes.

Em 1914 a escola passou a ser mista, isto é passou a admitir alunas Em 1928 foi convertida numa academia, a primeira da Turquia e o seu nome foi mudado para "Academia de Belas Artes (Güzel Sanatlar Akademisi). Em 1969 volotou a mudar de nome para "Academia de Belas Artes de Istambul" (İstanbul Devlet Güzel Sanatlar Akademisi). A 20 de julho de 1982 passou a ter o estatuto de universidade, a que foi dada o nome do grande arquiteto otomano do século XVI Mimar Sinan (Universidade Mimar Sinan). O nome atual foi adotado em dezembro de 2003.

Desde 1959 que a instituição ministra cursos superiores de quatro anos de duração.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Turquia é um esboço relacionado ao Projeto Europa e ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.