Universidade de Florença

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
University of Florence
Università degli Studi di Firenze
Latim: Florentina Studiorum Universitas
Fundação 1321
Tipo de instituição Financiada pelo Estado
Localização Florença, Itália
Funcionários 2,288
Reitor(a) Prof. Alberto Tesi
Total de Estudantes 59.627
Equipes esportivas CUS Firenze (http://www.cus.firenze.it/)
Afiliações AUE
Página oficial www.unifi.it
Via dello Studio, sede do primeiro Studio Fiorentino, que posteriormente daria origem à Universidade de Florença.

A Universidade de Florença (em italiano: Università degli Studi di Firenze, UNIFI) é uma instituição pública de ensino superior situada em Florença, na região central da Itália. Uma das universidades mais antigas daquele país, consiste de doze faculdades e tinha, em 2006, 59.627 estudantes registrados.1

História[editar | editar código-fonte]

A Universidade de Florença evoluiu a partir do Studium Generale, fundado pela República Florentina em 1321.2 O Studium foi reconhecido pelo papa Clemente VI em 1349, e autorizado a conceder diplomas regularmente, ocasião em que o papa também decretou que a primeira faculdade italiana de Teologia seria criada em Florença. O Studium se tornou uma universidade imperial em 1364, porém foi transferido para Pisa em 1473 quando Lourenço, o Magnífico assumiu o controle de Florença. Carlos VIII o trouxe de volta para Florença entre 1497 e 1515, porém foi transferido novamente para Pisa quando a família Médici retornou ao poder.

Em 1859 tornou-se o Istituto di Studi Pratici e di Perfezionamento, e um ano mais tarde foi reconhecida como universidade pelo governo na Itália unificada. Em 1923 o Istituto passou a ser denominado oficialmente uma 'Universidade' pelo parlamento italiano.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.